Qual é a do escopo!

2 respostas
Zakim

ola pessoal

percebi que nos livros que li, as explicações sobre a finalidade dos escopos são um pouco superficiais.
(page, session, Request, application)

gostaria de uma explicação um pouco mais direta e simples sobre a utilidade de cada um desses escopos…
em que eu utilizaria cada um dles…

fico grato pela contribuição…
:stuck_out_tongue:

2 Respostas

sergiotaborda

Zakim:
ola pessoal

percebi que nos livros que li, as explicações sobre a finalidade dos escopos são um pouco superficiais.
(page, session, Request, application)

gostaria de uma explicação um pouco mais direta e simples sobre a utilidade de cada um desses escopos…
em que eu utilizaria cada um dles…

fico grato pela contribuição…
:stuck_out_tongue:

Uma aplicação (application) web é por natureza uma aplicação que oferece as mesmas funcionalidades a um conjunto muito grande de clientes.
Ele é construída sobre o protocolo HTTP que por sua vez é construído sob o paradigma de pergunta/resposta (request/response).
Cada cliente causa a abertura de uma sessão. A sessão é um mecanismo definido pelo servidor web para identificar um conjunto de request/response como vindo de um mesmo cliente.

Então application é o contexto para variáveis que são comuns a todos os session. Session é o contexto para variáveis que são comuns a todos os request/response de um determinado cliente.
Request é o contexto das variáveis que existiem apenas num determinado request.
Page é o contexto para variáveis partilhadas em uma página. Com tecnologias que constroem páginas por partes, este contexto serve para partilhar variáveis entre as várias partes.

A hierarquia é : application (geral) -> Session (usuário) -> Request -> Page

Exemplo: onde vc coloca um contador de acesso por página ? O contador tem que contar todos os acesso a uma página. Se são todos, não depende de qual usuário acessou, nem do acesso especifico. Então é de nivel application.
O carrinho de compras ? cada usuário tem o seu, então é nivel session.

Quando vc começar a usar vai entender melhor

Zakim

puts…

valeu ai kra!

ja deu pra clarear um pouco as coisas!

Criado 22 de julho de 2007
Ultima resposta 22 de jul. de 2007
Respostas 2
Participantes 2