percebi que nos livros que li, as explicações sobre a finalidade dos escopos são um pouco superficiais.
(page, session, Request, application)
gostaria de uma explicação um pouco mais direta e simples sobre a utilidade de cada um desses escopos…
em que eu utilizaria cada um dles…
fico grato pela contribuição…
[/quote]
Uma aplicação (application) web é por natureza uma aplicação que oferece as mesmas funcionalidades a um conjunto muito grande de clientes.
Ele é construída sobre o protocolo HTTP que por sua vez é construído sob o paradigma de pergunta/resposta (request/response).
Cada cliente causa a abertura de uma sessão. A sessão é um mecanismo definido pelo servidor web para identificar um conjunto de request/response como vindo de um mesmo cliente.
Então application é o contexto para variáveis que são comuns a todos os session. Session é o contexto para variáveis que são comuns a todos os request/response de um determinado cliente.
Request é o contexto das variáveis que existiem apenas num determinado request.
Page é o contexto para variáveis partilhadas em uma página. Com tecnologias que constroem páginas por partes, este contexto serve para partilhar variáveis entre as várias partes.
A hierarquia é : application (geral) -> Session (usuário) -> Request -> Page
Exemplo: onde vc coloca um contador de acesso por página ? O contador tem que contar todos os acesso a uma página. Se são todos, não depende de qual usuário acessou, nem do acesso especifico. Então é de nivel application.
O carrinho de compras ? cada usuário tem o seu, então é nivel session.