Qual é a utilização de "static {}"

Bom dia a Todos.

Estou com uma duvida de um livro que estou lendo, tem um exercícios que é o abaixo que era apenas para arrumar e rodar ele, tudo bem arrumei ele e rodei, mas quero saber o que significa o “static {}”, tudo bem entendi que ele é imprido antes de instanciar o objeto.
Mas que quero sabe o que ele é, de onde ele veio, como eles agem? (saiba tudo isso no globo reporter, brincadeira)
ele é um método? alguém tem algum artigo sobre ele para eu conseguir enteder melhor? porque não consegui entender como ele funciona. apenas quando rodei o programa percebi que ele e a classe que extends são imprimidos antes do objeto ser criado.

valeu a ajuda ae galera.

public class StaticSuper {

static {
        System.out.println("super static block");
    }

StaticSuper(){
        System.out.println("Super construct");
    }
}

public class StaticTestDrive extends StaticSuper{

static int rand;

static {
            rand = (int) (Math.random() * 6);
            System.out.println("static block " + rand);
        }

StaticTestDrive(){
            System.out.println("constructor");
        }

public static void main(String[] args) {
        System.out.println("main");
        StaticTestDrive t = new StaticTestDrive();
    }
}

É um bloco de código estático que vai executar apenas uma vez.

Se você fizer {} seria um bloco de código não estático, toda vez que fosse feito o new ele seria executado.

Imagine que você quer configurar algo, apenas uma vez em sua classe, mas não existe a necessidade de um método para isso, basta criar esse bloco código.

É um bloco de código que não será chamado por nenhum método.

Algumas vezes eu já precisei utilizar esse código aí. [=

Um exemplo, você tem um mapa estático e quer deixar seus valores inicializados. Você até pode fazer new no map sem o bloco, mas não consegue chamar o método “put” lá. Então vc usa um bloco estático.

[code]public class Router {
private static final Map<String, String> routes = new HashMap<String, String>();

static {
    //Inicialização dos valores padrão
    routes.put("guj", "www.guj.com.br");
    routes.put("forum", "http://www.guj.com.br/forums/list.java");
 }

//Demais métodos

}[/code]

Acho que entendi, a teoria seria sobre Blocos Estáticos então.

E quando for rodar uma classe main, tudo que tiver em blocos estáticos de classes e subclasses ira ser executado primeiro, mesmo se não houver nenhum objeto e será exercutado antes da criação de qualquer objeto.

séria isso?

Isso. Ele é usado no momento em que a classe for usada no código pela primeira vez, mesmo que de maneira estática.