Olá pessoal, gostaria de saber qual é melhor…
Quero tentar no final do ano…
E outra pergunta, a mackenzie é paga ou não…
Valeu Galera
Olá pessoal, gostaria de saber qual é melhor…
Valeu Galera
Cara, não querendo te tirar, mas é que ate o momento voce só criou topicos relacionados a relação entre faculdades apenas isso,voce não tem nada de duvidas pelo jeito de java e etcs neh…
Mackenzie é paga.
Compare as grades curriculares para uma visão melhor sobre as diferenças das duas.
Lembrando que na universidade pública você tem acesso a muitos mais recursos e estudos, iniciações científicas, projetos de pesquisa, etc…
Só não sei como isso funciona na fatec, mas aposto que existem pessoas aqui que cursaram la e poderiam opinar a respeito.
Bem nao estudei em nenhuma das duas, mas tenho amigos que estudaram e pelo que já ouvi deles.
Bem o mackenzie tem uma infraestrutura mt boa afinal 1.500 de mensalidade tem que ser justificado de alguma maneira e fatec…bem nao vai esperando uma maravilha já que ela é pública.
Agora quanto ao ensino, ao vc precisa comparar as grades curriculares, mas devem ser mt parecidas já que ambas são conceituadas.Mas sinceramente, faculdade não vai t fazer um melhor ou pior profissional, isso parte da sua dedicação e esforço.
[quote=six_machine]Bem nao estudei em nenhuma das duas, mas tenho amigos que estudaram e pelo que já ouvi deles.
Bem o mackenzie tem uma infraestrutura mt boa afinal 1.500 de mensalidade tem que ser justificado de alguma maneira e fatec…bem nao vai esperando uma maravilha já que ela é pública.
Agora quanto ao ensino, ao vc precisa comparar as grades curriculares, mas devem ser mt parecidas já que ambas são conceituadas.Mas sinceramente, faculdade não vai t fazer um melhor ou pior profissional, isso parte da sua dedicação e esforço.[/quote]
Ainda reitero os fatores que citei acima.
Há coisas que só na universidade pública você tem contatos.
Participei de muitos eventos e oportunidades muito boas por conta disso, o que é bem mais raro na universidade paga.
Porém, ao mesmo passo, existiam pessoas na minha turma mesmo que nunca sequer foram a um congresso ou realizaram algo que estivesse minimamente fora da grade (muitas vezes nem no que estava na grade…).
Mas se formos discutir isso a conversa entrará num grau de subjetividade tal que não chegaremos a conclusão alguma, daqui pra frente é com você.
Cara de qualquer jeito estude, porque mesmo que vc não passe na FATEC , vc ainda pode conseguir bolsa
na MACKENZIE. Em curso de verão da USP conheci uma garota que presto ciência da computação na USP e não passou como tantos outros, mas coneseguiu bolsa de 100% no MACKENZIE.
Ou seja estudando de um jeito ou de outro vc é recompensado.
As vezes a pessoa acha que se não passar em uma pública seu futuro esta comprometido, nem sempre, nesse caso dessa garota
o esforço dela foi recompensado com uma boa universidade.
Bom eu estudei na faculdade mackenzie e achei mtu boa, apesar que no mercado exige muito de você e da sua autodidatica.
Eu aprendi bastante coisa lá e não me arrependo do ensino. Valeu a pena fazer, pois tem matérias muito legais e difíceis.
A respeito da Fatec, eu não sei muito, mas meu amigo que faz lá achou um pouco fraco (sem querer falar mal da faculdade) . . . mas é o que ele me falou.
Sendo que ele estudou comigo no mackenzie e pediu transferencia para a fatec, porque como todos sabem a mackenzie não é barata.
Dá para pedir transferência de uma faculdade privado para uma pública?
me explica isso melhor?
[quote=Rocklee6544]Dá para pedir transferência de uma faculdade privado para uma pública?
me explica isso melhor?[/quote]
E por que fatec e não unicamp, usp, ufscar ou unesp?
Rocklee6544,
O que meu amigo fez foi prestar fatec e solicitar transferencia, eliminando as matérias que seriam correspondentes ou equivalentes ao curso.
[quote=Rocklee6544]Dá para pedir transferência de uma faculdade privado para uma pública?
me explica isso melhor?[/quote]
Acho que isso é prática comum. Procure por “nomeDoCurso nomeDaInstituição transferência externa” que deve te retornar algo.
Um exemplo:
http://each.uspnet.usp.br/graduacao/edital-transferencia-externa-2012.pdf
Bom dia,
Eu sou estudante de tecnologia da FATEC e não tenho do que reclamar dos métodos de ensino empregados pela mesma.
Lá eu conheci ótimos programadores, mestres e professores que tinham prazer no que faziam. Não sei como são as outras faculdades, mas em uma universidade pública, ao menos na minha, desde o começo os alunos são condicionados a se tornarem mais cientistas do que homens de negócios, no Mackenzie também deve ser assim.
Eu acho que em qualquer uma dessas duas instituições, você estará bem boas mãos, o problema são as “unis”. Quanto ao ensino da FATEC, alguma disciplinas que eu lembro de cabeça:
… um semestre sim, um não nós tinhamos um projeto articulador.
Como o Tchello disse, se você pretende seguir uma carreira acadêmica, uma instituição pública eh vista com bons olhos.
[]'s
[quote]Tchello,
E por que fatec e não unicamp, usp, ufscar ou unesp?[/quote]
Cara eu não estudo em nenhuma dessas , só citei elas por serem as que estão no post.
(Apenas isso).
Eu já fiz na FIAP e infelizmente não consegui pagar até o final do curso (Fiz até ir para 7 ª semestre)
Tive que pedir transferência para FIT(Faculdade Impacta).
A FIAP é anual e a FIT semestral ,então vc já viu no que deu.
Infelizmente se vc tem condições de pagar ou não é determinante aqui no Brasil.(Normalmente quem mais se
favorece aqui são os mais pobre pq tem bolsa pra tudo e os ricos pq tem dinheiro, então pouco importa).
Ou seja os dois extremos.
A saída é vc trabalhar para estudar , o que eu fiz, ou se matar de estudar.
Na minha opinião o mais certo seria vc se matar de estudar pq de um jeito ou de outro vc é recompensado.
Sem entrar em mérito de faculdade isso pouco importa , o que mais vejo é gente como eu que teve
que trancar por cursar uma universidade badalada e gente que fez o que dava pra fazer e agora faz pos no que dá para fazer, porém esta empregado e bem empregado por sinal.
Então as coisas não se resumem a apenas faculdades publicas(difíceis de entrar) e privadas (caras), mas também em sorte,boa comunicação,network e atender aquilo que é pedido no mercado.(Eles falam graduado ,não falam aonde. Eles falam com pós e não falam aonde).
E atualmente vejo uma tendência muito grande a desvalorização do bacharel porque está havendo um bum de bacharéis muito mal preparados e a valorização da pós.
Isso porque no mercado mais vale um formado nos cafundos do que um cursando em qualquer universidade badalada prestes a terminar.
No final quem estuda nas melhores faculdades e concluiu vai ter mais destaque , mas isso não vai garantir o emprego de ninguém ,no máximo a convocação para vaga e dai para frente o que vc sabe ou não irá garantir seu emprego.
Eu mesmo já perdi muita oportunidade não por falta de conhecimento ,mas sim por não saber me expressar, por ser extremamente tímido.(Então ha vários fatores:comportamental,nível escolar e em qual instituição)
Quanto a Mackenzie quando eu tinha meus 17 anos eu trabalhava lá perto
tinha um paralela a consolação que virava uma neblina na sexta as 18:00 horário de faculdade,
cheio de aluno(a)s fumando e jogando truco no bar.
E de manhã a coisa não era diferente.(tava lotado de aluno), as sextas mais parecia uma balada
naquela rua.
[quote]DiiH ,
O que meu amigo fez foi prestar fatec e solicitar transferencia, eliminando as matérias que seriam correspondentes ou equivalentes
ao curso.[/quote]
Obrigado a todos pelas resposta .
Faculdade privada ou pública é muito relativo.(Não é pq vc não passou em uma pública que vc é necessariamente menos inteligente)
Geralmente os melhores alunos (seja na pública ou na particular) são aquele que tem as melhores oportunidades e tendem a se tornar professores nas universidades que cursam.
[quote=julinhocosta] Olá pessoal, gostaria de saber qual é melhor…
Valeu Galera[/quote]
1º - Vc quer fazer um bacharel ou pode ser tecnólogo?
Os cursos da FATEC são muito bem reconhecidos, mesmo sendo tecnólogos, mas isso dentro do Brasil. Caso vc tenha interesse em construir uma carreira internacional, é melhor optar pelo bacharelado. Pouquissimas são as FATEC’s com cursos de bacharelado. Na minha tinha, mas já cancelaram o curso, a ultima turma se forma esse ano e ficará no passado o bacharel de Análise de Sistemas.
2º - Qual curso vc quer fazer?
Se for na linha Engenharia ou Ciencia da Computação, na FATEC vc não encontrará nada parecido com esses cursos. As variações de cursos de informática na FATEC são ± as grades dos cursos de Sistemas de Informação ou Análise de Sistemas de todas as outras faculdades.
3º - Qual a qualidade do ensino?
Quanto a qualidade de ensino das duas faculdades, são indiscutíveis. Ambas são ótimas e arrancam o couro de qualquer aluno. OU aprende OU aprende.
4º - Quanto a infra-estrutura?
Na infra-estrutura a FATEC sempre vai perder, não tem recurso, não recebe verbas, os professores vez por outra entram em greve. Existe desvio de verbas e todos aqueles problemas políticos que conhecemos. A FATEC é boa por ter funcionários que vestem a camisa, ótimos professores que consequentemente formam também bons alunos e cidadãos, porque por trás é tudo politicagem e marketing para campanhas eleitorais. A minha faculdade aparece em todas as campanhas eleitorais como obra do Serra e Geraldo Alckmin. No entanto, as salas são lotadas, nao tem computador para todos os alunos nos laboratorios, nem sempre temos projetor disponivel, etc…
5º - Outros pontos a se levar em conta…
Apesar dos contras citados até aqui da FATEC (que dá pra relevar), eu nunca vi um espírito colaborativo como lá. Os professores fazem milagres e dão excelentes aulas mesmo sem bons recursos e se utilizam dos “problemas” para criar novas oportunidades. Todo semestre tinhamos projetos voltados para a comunidade local. Já fizemos site para a Defesa Civil, informatizamos bibliotecas públicas, participamos constantemente de congressos de tecnologia apresentando nossos trabalhos. O grande UP da FATEC é que te dão asas para voar, te incentivam a criar, a ir atrás, aprender e te dão o suporte. Se quiser, vc acaba indo longe.
[b][i]
Já estudei em faculdade pública e privada. Apanhei muito mais na FATEC (como nos disseram na aula inaugural “é mais fácil sair do entrar” kkkk), mas tudo o que vivenciei na FATEC (projetos, contatos, etc) nunca cheguei nem perto na faculdade particular. Então, ao meu ver, a não ser que os itens 1 e 2 atrapalhem, se conseguir passar no vestibular da FATEC (que nem é tãooo concorrido quanto o da USP, UNESP, etc…) VAI NA FÉ, SEM MEDO! … rs
Acho que mais do que definir qual é a melhor, vc tem que ver qual se encaixa melhor para o que vc quer, o que vc pode pagar e a quantas andam seus conhecimentos para encarar o vestibular… [/i][/b]