Qual é o melhor ambiente para tornar um programador melhor

[quote=Rodrigo.Rocha]
Ser individualista não quer dizer que a pessoa é incapaz de colaborar com um determinado grupo para alcançar algum objetivo comum. Mas acredito que o autor do tópico não está se referindo a isso. Posso estar enganado mas ele se referiu a um ambiente onde o profissional tem autonomia sobre o seu próprio trabalho, e não um ambiente individualista.
?[/quote]
Sim ,foi isso mesmo,existe muitos projetos que um programador só dá conta do recado,até quem está começando,por exemplo,pra que uma equipe para desenvolver um web site em que o usuario apenas faz encomendas de produtos e o administrador do site(no caso o dono da loja)tem uma interface que controla esses pedidos atraves de status,pra que uma equipe? um só programador desenvolve um sistema desse tranquilamente…

[quote=Rodrigo.Rocha][quote=A H Gusukuma]
2. Foco da empresa que adota o método. E em consequência da equipe que trabalhe assim.

[/quote]

Entendi. Então quando a estratégia da empresa é reduzir custos e o programador a uma peça substituível a qualidade aumenta?[/quote]
Entenda: o foco da empresa é ter um produto funcionando com qualidade, no menor tempo possível e gastando o mínimo possível. Sempre, sem exceções (acho…).
Encontrar uma forma de trabalho que corresponda aos requisitos acima é bastante empírico. Tem dado resultados bons, a forma que falei: trabalhando em equipes auto-geridas, com grande autonomia.
É claro, que para funcionar tem que mudar conceitos: a empresa precisa saber reconhecer os resultados alcançados e os funcionários precisam se comprometer com o projeto.

[quote=Slow17]
Sim ,foi isso mesmo,existe muitos projetos que um programador só dá conta do recado,até quem está começando,por exemplo,pra que uma equipe para desenvolver um web site em que o usuario apenas faz encomendas de produtos e o administrador do site(no caso o dono da loja)tem uma interface que controla esses pedidos atraves de status,pra que uma equipe? um só programador desenvolve um sistema desse tranquilamente…[/quote]

Não é tanto uma questão de ser possível, mas da estratégia adotada pela empresa. Os projetos mais importantes da Apple e do Google são tocados por equipes reduzidas, as vezes até de um programador, como no caso do gmail por exemplo.

[quote=Rodrigo.Rocha][quote=Slow17]
Sim ,foi isso mesmo,existe muitos projetos que um programador só dá conta do recado,até quem está começando,por exemplo,pra que uma equipe para desenvolver um web site em que o usuario apenas faz encomendas de produtos e o administrador do site(no caso o dono da loja)tem uma interface que controla esses pedidos atraves de status,pra que uma equipe? um só programador desenvolve um sistema desse tranquilamente…[/quote]

Não é tanto uma questão de ser possível, mas da estratégia adotada pela empresa. Os projetos mais importantes da Apple e do Google são tocados por equipes reduzidas, as vezes até de um programador, como no caso do gmail por exemplo.
[/quote]
Muitas vezes, esses projetos tocados por um programador, acontece que não existia o projeto na empresa, o programador patrocinou a ideia, e depois do lançamento e do sucesso passa a ser um produto.
Essas empresas tem como dar espaço (e incentivam) esse tipo de procedimento. É o chamado empreendedorismo interno.

[quote=A H Gusukuma]
Entenda: o foco da empresa é ter um produto funcionando com qualidade, no menor tempo possível e gastando o mínimo possível. Sempre, sem exceções (acho…).
Encontrar uma forma de trabalho que corresponda aos requisitos acima é bastante empírico. Tem dado resultados bons, a forma que falei: trabalhando em equipes auto-geridas, com grande autonomia.[/quote]

Cara, estamos saindo do assunto do tópico mas acho que vou ter que discordar quanto a esse ponto por que pelo que ando lendo recentemente a maioria dos projetos de TI falha ao tentar alcançar esses mesmo objetivos.

[quote=Rodrigo.Rocha][quote=A H Gusukuma]
Entenda: o foco da empresa é ter um produto funcionando com qualidade, no menor tempo possível e gastando o mínimo possível. Sempre, sem exceções (acho…).
Encontrar uma forma de trabalho que corresponda aos requisitos acima é bastante empírico. Tem dado resultados bons, a forma que falei: trabalhando em equipes auto-geridas, com grande autonomia.[/quote]

Cara, estamos saindo do assunto do tópico mas acho que vou ter que discordar quanto a esse ponto por que pelo que ando lendo recentemente a maioria dos projetos de TI falha ao tentar alcançar esses mesmo objetivos.
[/quote]
Pode parecer que estamos saindo do assunto, mas como você trabalha influencia no seu aprendizado.
As pesquisas sobre falhas dos projetos de TI justamente tem levado a esses novos métodos.

[quote=A H Gusukuma]
Muitas vezes, esses projetos tocados por um programador, acontece que não existia o projeto na empresa, o programador patrocinou a ideia, e depois do lançamento e do sucesso passa a ser um produto.
Essas empresas tem como dar espaço (e incentivam) esse tipo de procedimento. É o chamado empreendedorismo interno.[/quote]

Não sei se entendi o seu ponto, mas o meu é que algumas empresas oferecem um ambiente com mais autonomia profissional do que outras e essas são as melhores.

A idéia que alguém deve te “dar” autonomia confesso achei curioso, achei que autonomia fosse algo que vc manifestava por meio de suas ações, como por exemplo, escolhendo empresas oferecem esse tipo de ambiente.

Concordo, plenamente.

[quote=Rodrigo.Rocha]
A idéia que alguém deve te “dar” autonomia confesso achei curioso, achei que autonomia fosse algo que vc manifestava por meio de suas ações, como por exemplo, escolhendo empresas oferecem esse tipo de ambiente.[/quote]
Quantas empresas oferecem esse tipo de ambiente no Brasil? Se você não encontrar esse tipo de empresa você não vai trabalhar?

Muitas. Mas como eu falei, autonomia não se oferece, se conquista.

Está dizendo que quem sabe desenvolver sistemas completos corre o risco de ficar desempregado?!?!

E como vc acha que trabalhar com pedaços de código influencia no aprendizado?

[quote=A H Gusukuma]
As pesquisas sobre falhas dos projetos de TI justamente tem levado a esses novos métodos.[/quote]

E o que isso tem a ver com o meu aprendizado?

[quote=Rodrigo.Rocha][quote=A H Gusukuma]
Se você não encontrar esse tipo de empresa você não vai trabalhar?
[/quote]

Está dizendo que quem sabe desenvolver sistemas completos corre o risco de ficar desempregado?!?![/quote]

Eu não disse isso, minha indagação foi devido à parte final desse seu comentário:

Mas como você disse que tem muitas empresas com esse perfil, minha pergunta fica prejudicada.

Depende da capacidade de aprender.

[quote=Rodrigo.Rocha]

[quote=A H Gusukuma]
As pesquisas sobre falhas dos projetos de TI justamente tem levado a esses novos métodos.[/quote]
E o que isso tem a ver com o meu aprendizado?[/quote]
Quem trouxe o assunto pesquisas foi você.

[quote=A H Gusukuma][quote=Rodrigo.Rocha]
E como vc acha que trabalhar com pedaços de código influencia no aprendizado?
[/quote]
Depende da capacidade de aprender.

[quote=Rodrigo.Rocha]

[quote=A H Gusukuma]
As pesquisas sobre falhas dos projetos de TI justamente tem levado a esses novos métodos.[/quote]
E o que isso tem a ver com o meu aprendizado?[/quote]
Quem trouxe o assunto pesquisas foi você.[/quote]

Estou falando dos novos métodos. Nada contra a idéia em si de ponto de função, metodologias ágeis, código compartilhado, essas coisas, nem das empresas quererem reduzir seus custos, mas pq vc acha que devo agir que nem a empresa e adotar métodos quando eles servem para desvalorizar a profissão?

[quote=Rodrigo.Rocha]
Estou falando dos novos métodos. Nada contra a idéia em si de ponto de função, metodologias ágeis, código compartilhado, essas coisas, nem das empresas quererem reduzir seus custos, mas pq vc acha que devo agir que nem a empresa e adotar métodos quando eles servem para desvalorizar a profissão?[/quote]
Quem disse que esses métodos desvalorizam a profissão? Você conhece o manifesto ágil? Um dos tópicos fala justamente em valorizar o indivíduo

[quote=A H Gusukuma]
Quem disse que esses métodos desvalorizam a profissão?[/quote]

As empresas que usam esses métodos para reduzir custos?

[quote=Rodrigo.Rocha][quote=A H Gusukuma]
Quem disse que esses métodos desvalorizam a profissão?[/quote]

As empresas que usam esses métodos para reduzir custos?[/quote]
Acho que você está simplificando demais o conceito de custos.

Já sei… o objetivo é a melhoria da qualidade, satisfação do cliente e talz…

[quote=Rodrigo.Rocha][quote=A H Gusukuma]
Acho que você está simplificando demais o conceito de custos.

[/quote]

Já sei… o objetivo é a melhoria da qualidade, satisfação do cliente e talz…

[/quote]
Acho que está começando a entender…

[quote=A H Gusukuma]
Acho que está começando a entender…[/quote]

Mas ter fé é uma questão de acreditar, e não de entender.

Eu não acredito que redução dos custos aumenta a qualidade do software e vc não explicou como isso aconteceria.

[quote=Rodrigo.Rocha][quote=A H Gusukuma]
Acho que está começando a entender…[/quote]

Mas ter fé é uma questão de acreditar, e não de entender.

Eu não acredito que redução dos custos aumenta a qualidade do software e vc não explicou como isso aconteceria.[/quote]
Bom vamos tentar: você reduz custos se melhorar a qualidade do software produzido, por qualidade estou me referindo a atender as necessidades do cliente, no prazo, minimizando os erros e retrabalho.
Se você, através de um método de desenvolvimento, consegue produzir mais, melhor, no prazo, gerando um produto que atende às expectativas do cliente, conseguindo com isso uma equipe de desenvolvedores motivada, produtiva, participativa e homogênea, qual o problema de bonificar essa equipe?
Estamos falando de um processo ganha-ganha-ganha, ganha o cliente com um produto que atende suas expectativas, ganha a empresa por atender o cliente e ganha os desenvolvedores pela valorização alcançada.