tô procurando por dicas sobre como particionar melhor um disco, cujo so é o linux. uso linux há bastante tempo, sei particionar, conheço o propósito de cada partição usada pelo linux, mas confesso não ter encontrado ainda ‘um bom esquema’ de particionamento, para uma máquina de programador, que usa linux como so… até então, tenho definido apenas 3 partições, sendo uma root, uma de swap e uma para o diretório home. funciona, mas queria saber se existe algum esquema de particionamento mais ‘profissional’ para máquina de desenvolvedor, existe?
Me parece que sua dúvida está relacionada a que sistema de arquivos utilizar.
Utilize o EXT 4.
Sempre procuro colocar o diretório /opt em uma particão separada e lá eu crio algumas pastas para meu repositório svn e maven, além de diretórios para as ide’s, workspace’s, sdks e o script que configura isso tudo :lol:.
Depois disso fica fácil levar meu ambiente para qualquer computador com linux.
eu até já uso ext4. minha dúvida diz respeito aos pontos de montagem, se para máquina de desenvolvedor faz mesmo diferença ter x partições, digamos ‘fixas’, definidas etc, ou se a configuração que já tenho (/, /swap e /home) já tá de bom tamanho…
tenho a impressão de que existe uma maneira mais ‘profiça’ de particionar, repito, micro de desenvolvedor, porém não sei ‘embasar’ isso…
mais alguém aqui particiona de modo diferente, tem melhor performance, ou melhor organização das coisas etc?
Seu esquema de partição está legal, não precisa mais que isso pra uma máquina de desenvolvedor. No máximo uma partição pro /opt, onde ficariam os softwares instalados com instaladores próprios, isolados de repositórios ou bibliotecas do java.
É interessante ter também uma partição para /boot, segue um link legal sobre a estrutura de diretórios de um sistema linux.
http://www.pathname.com/fhs/pub/fhs-2.3.html
Acredito que o particionamento abaixo seja ideal:
/boot ---- ext4 (Partição primária para boot)
/ ---- ext4 (Raiz)
/home ---- ext4 (Usuários)
/opt ---- ext4 (Softwares)
/var ---- ext4 (Logs)
swap ---- swap (Swap)
Minha opinião é que você não deve deixar suas ferramentas de trabalho nas mãos da sua distribuição. Instale o seu Java, a sua IDE, os seus servidores de aplicação e tudo mais você mesmo. E assim atualize apenas quando você estiver ciente do que está fazendo, e não quando sua distro achar que é um bom momento para bagunçar toda a config que você fez. E para isso nada melhor do que uma vasta partição /opt.
Opa…
sempre tive vontade de saber isso, mas mais mesmo por causa de atualizações que gosto de fazer no Ubuntu…
Havia parado de atualizar para as versões .04 do Ubuntu por ter que reinstalar todo o SO de novo e reconfigurar tudo de novo. Com isso deixava pra atualizar só nas .10.
Fazendo essa partição no /opt sempre que eu atualizar minha versão e reinstalar o SIstema na raiz, essa /opt não é removida ??? Ou o partiocinador reconhece que alí tem uma partição e não ferra com o que está configurado ???
Coisas como demais configs necessárias para o bom uso dos Softwares podem todas ficar no /opt ???
Gostei da discussão… não sei porque nunca fiz essa pergunta aqui…
Abs []
[quote=adriano_si]Opa…
sempre tive vontade de saber isso, mas mais mesmo por causa de atualizações que gosto de fazer no Ubuntu…
Havia parado de atualizar para as versões .04 do Ubuntu por ter que reinstalar todo o SO de novo e reconfigurar tudo de novo. Com isso deixava pra atualizar só nas .10.
Fazendo essa partição no /opt sempre que eu atualizar minha versão e reinstalar o SIstema na raiz, essa /opt não é removida ??? Ou o partiocinador reconhece que alí tem uma partição e não ferra com o que está configurado ???
Coisas como demais configs necessárias para o bom uso dos Softwares podem todas ficar no /opt ???
Gostei da discussão… não sei porque nunca fiz essa pergunta aqui…
Abs [][/quote]
Na instalação do Ubuntu você pode selecionar as partições que deseja criar/remover/redimensionar/formatar. No caso basta você criar um ponto de montagem nela, mas não formatá-la!
É bem intuitivo, na hora de instalar selecione que quer configurar as partições manualmente ao invés de deixar ele usar o disco inteiro.
Abraço.
hum…
Sabe cara… acho que foi na afobação mesmo… afinal eu sempre formatei… nunca pensei que ao selecionar a raiz e não mandar formatar, o particionador não sobrescreveria as configurações já existentes…
Bom… Valew… em Outubro vou atualizar sem dor na consciência, pois atualizei o 11.04 já (desde a versão 8 que não fazia isso)…
Abs []
Vice Cassiano,
Ja falei que voce perde muito tempo nerdiando… vai tomar cerveja e pegar umas minas.
Eu falei para ele que por ser um desk é next, next ou para perder tempo fazer o que o joaosouza postou.
Dificil acreditar nisso
[quote=jjose]Vice Cassiano,
Ja falei que voce perde muito tempo nerdiando… vai tomar cerveja e pegar umas minas.
Eu falei para ele que por ser um desk é next, next ou para perder tempo fazer o que o joaosouza postou.
Dificil acreditar nisso[/quote]
Oi,
Confesso que também achei estranho essa pergunta, mas como só vi linux no curso, pensei que poderia estar desatualizada rs…
[quote=joaosouza]Acredito que o particionamento abaixo seja ideal:
/boot ---- ext4 (Partição primária para boot)
/ ---- ext4 (Raiz)
/home ---- ext4 (Usuários)
/opt ---- ext4 (Softwares)
/var ---- ext4 (Logs)
swap ---- swap (Swap)[/quote]
qual o percentual de espaço vc custuma deixar para cada partição? ou, pra facilitar: em um disco de 500 GB, quanto vc separaria para cada partição?
boa! :thumbup:
Existe um sistema de arquivos novo chamado btrfs. Foi criado em 2009 e já é estável. Nunca tive coragem de formatar minha máquina para usar ele, mas dizem que é melhor que o ext4
Sei q este post é antigo, mas me ajudou muito e ainda algo que deve-se levar em conta é que atualmente (isto ñ ocorria c/ frequência em 2011) existe o sistema UEFI, como na minha MB LGA1150 e tive uns probleminhas, mas o próprio instalador do ubuntu server alertou que meu sistema é EFI e que precisaria de uma partição de 35MB destinada à este fim.
Segue print do particionamento que efetuei, juntando aos deste fórum mais a ajuda do instalador UBS. Com o CentOS ainda estou quebrando a cabeça e ñ consegui ao menos instalar, mas com esta msg do UBS agora ficou mais esclarecido e vou tentar reinstalar um dia destes (pois fiquei 3 dias sofrendo e sem resultados) e posto aqui.
Boa Sorte!