Digamos que estamos desenvolvendo uma aplicação. Temos o componente Web (.WAR) e o componente Business (.EAR) e queremos fazer o deploy disso. O que nós fazemos? Juntamos os dois componentes/módulos em um projeto só, e fazemos o deploy em um Application Server, como o JBoss.
A questão aqui é, como chama esse processo de juntar um *.WAR e um *.EAR em um arquivo só para fazer o deploy?
É importante termos em mente algumas definições de empacotamento no java e jee.
Primeiro, definições:
JAR - Java ARchive: pacote com arquivos .java, pode ser de uma biblioteca que você criou ou mesmo um ejb-jar, etc;
WAR - Web ARchive: pacote com um projeto web configurado. Neste teremos desde classes java que, geralmente, compõem o Controler da sua aplicação (indiferente do modo como você chame isso), jars de dependência, arquivos html, jsp, xhmtl, imagens, css, js (recursos em geral);
EAR - Enterprise ARchive: esse é o mais importante nessa questão. Esse pacote é feito para agregar todos os pacotes anteriores e eventualmente algum outro (um SAR por exemplo, do jboss).Ele será composto com JARs de dependência (libs), JARs de ejb e também de arquivos WARs. OU seja, todos os pacotes que componham um projeto. Vale notar que esses arquivos devem estar, preferencialmente, configurados no application.xml do seu EAR .
Outro ponto relevante a respeito do EAR é que os arquivos que o compõe podem não necessariamente estar empacotados, mas em sub-pastas. A isso se da o nome de um “pacote explodido”. O que da na mesma.
Espero ter sido claro na explicação, qualquer dúvida poste aqui de novo.