Qual é o processo de vocês para entender e superar conceitos mto complexos, porém fundamentais?

Saudações caros colegas programadores!

Como vocês estão? Espero que estejam bem!!!

Não sei se já existem tópicos sobre esse tema já publicados aqui na GUJ, mas a pergunta é simples.

Como vocês superam e lidam quando encaram conceitos mto complexos em programação?

Gostaria de ouvir a experiência de vocês quanto quais são os seus processos de aprendizado.

Quanto tempo vocês normalmente gastam pra aprender algo novo?
O que vocês fazem quando percebem que estão tendo mais dificuldade do que deveriam?
Quais são as táticas de vocês quando vocês se percebem frustrados?
E quando o tempo está em falta, como vocês medem a hora de pular fora do barco?

Essas questões surgiram na minha cabeça enquanto eu tento aprender a desenvolver em mobile nativo, onde eu me deparei gastando quase 4 dias pra entender como funcionavam recycleviews, e ainda nem terminei de entender tudo. Tipo, eu estou entendendo, mas estou entendendo da forma mais eficiente possivel?

Eu durante a programação na verdade, me deparei algumas dezenas vezes com esse dilema, e me soou interessante saber a experiência de outros programadores com o aprendizado, talvez tirar desse topico estratégias e ideias pra sair ou encarar esse processo de aprender uma nova linguagem, um novo framework em algo mais orgânico.

Eu estudo só o que for necessário pro momento e nao me prendo a conceitos. Tente ser mais prático e orientado a resultados. Claro, sem ainda ter boa lógica de programação não adianta tentar avançar.

Depende do que vc chama de conceitos muito complexos em programação. Aprender framework e detalhes de alguma tecnologia eu, sinceramente acho, na maioria das vezes, absolutamente trivial e como o @javaflex disse, manda bala e não fica sofrendo, vai fazendo e aprendendo.

As coisas difíceis estão na base teórica e não em frameworks e tecnologias do momento. Uma boa base em algoritmos e estruturas de dados é um bom começo para dominar coisas realmente mais difíceis como algoritmos gulosos, programação dinâmica, programação linear, algoritmos em grafos, analisadores sintáticos (parsers) etc.

1 curtida