Qual ferramenta usar para armazenar dados localmente? {RESOLVIDO}

Estou desenvolvendo uma aplicação local, desktop, que armazena algumas informacoes de clientes, funcionarios, e administracao, não seria lógico usar um banco de dados pois a aplicação é local. Procurei executar minha plataforma usando como banco de dados um arquivo XML, porém ao contrário do PHP, em Java isto é muito difícil pois inserir informacoes no arquivo xml não tem sido coisa fácil para mim, embora também vi que alguns mais experientes não aconselham usar um xml como banco . Final das contas, quais alternativas eu teria para armazenar informacoes localmente?

Desde já agradeco

use banco de dados embargado como o Derby ou o SQLLite

Bom dia Cavibr.

[quote=cavibr]Estou desenvolvendo uma aplicação local, desktop, que armazena algumas informacoes de clientes, funcionarios, e administracao, não seria lógico usar um banco de dados pois a aplicação é local. Procurei executar minha plataforma usando como banco de dados um arquivo XML, porém ao contrário do PHP, em Java isto é muito difícil pois inserir informacoes no arquivo xml não tem sido coisa fácil para mim, embora também vi que alguns mais experientes não aconselham usar um xml como banco . Final das contas, quais alternativas eu teria para armazenar informacoes localmente?

Desde já agradeco[/quote]

Quem foi que te disse que não seria lógico utilizar um [color=darkblue] Banco de Dados[/color] para este seu fim :?: :roll: :?:

Gostaria de saber como voce iria armazenar mais de 50.000 mil registros todos eles em XML :?: :shock: :?: Isto é, se a armazenagem chegar a esse tamanho todo.

Contudo, mesmo que só chegue a 500 registros ou até menos, qual seria a finalidade de armazenagem fora de um SGDB (Banco de Dados) :?: :?: :?:

Mesmo que seja um armazenamento em arquivos textos, olha quanta codificação voce teria que implementar na hora de fazer um consulta, neste caso, como fica a dinamização de consulta, inserção, edição de dados, fora do SGDB, acho que a performance de sua aplicação ficaria comprometida, se voce optar por fazer a modelagem de sua aplicção desta forma.

Enfim, como em informática tudo é possível, onde já se houve falar em Banco de Dados Orientado a Objetos, o qual estou pesquisando e estudando-o, onde já encontrei algumas vantagens, porém encontrei também as suas desvantagens.

Se alguém concordar com o nosso amigo e tiver a solução para ele, é só postar aqui.

pela simplicidade da aplicação, isso implica também na simplicidade de guardar seus dados, não poderei exigir do sistema nada além de clicar no meu software… Gostei da ideia do SQLlite

"SQLite tem sido utilizado com grande sucesso como o formato de arquivo em disco para aplicações desktop, tais como ferramentas de análise financeira, pacotes de CAD, gravar programas de manutenção, e assim por diante. " (http://www.sqlite.org/whentouse.html)

Olá Cavibr.

pela simplicidade da aplicação, isso implica também na simplicidade de guardar seus dados, não poderei exigir do sistema nada além de clicar no meu software… Gostei da ideia do SQLlite
[/quote]

Tudo bem, se voce quer fazer tudo de modo simples, porém só lembrando que o SQLlite é um banco de dados, e é a melhor opção para o seu caso.

Olá cavibr, bom dia!
Já utilizei o HSQLDB como banco de dados embarcado e foi muito fácil cara, ele trabalha perfeitamente com O/R JPA/Hibernate, sugiro que de uma olhada nele tb.
Achei ótima a performance dele mesmo com uma quantidade razoável de registros (mais de 50.000), além de ser muito simples de embarcá-lo na aplicação.

Outro detalhe é q ele é feito em java.

Link:
http://hsqldb.org/

[]'s