Qual framework usar ? Struts, JSF ou WebWork

Bom dia pessoal,
Até o presente momento eu ainda estou usando struts para o meu projeto, e sei q o struts foi um dos primeiros frameworks e é um dos mais populares no mercados. Porém, sei q existe diversas falhas e beneficios…
A minha dúvida é q hj esta aparecendo diversos frameworks no mercado, livre e pagos e todos prometem resolver todos os problemas…
O q eu andei observando em alguns foruns foi q existe uma grandes criticas sobre o struts devido ao grande numero de problemas q ele acaba gerando e ao inves de ajudar acaba atrapalhando…
A grande dúvida seria sobre 2 frameworks q tenho notado um grande crescimento (jsf e webwork). No momento estou dando uma olhada no jsf para ver seu comportamento e posso dizer q gostei bastande pois consigo ver as coisas com bastante clareza. Claro q vi apenas o básico, naum sei dizer como ele funcionaria com o tiles, se existe algo semelhante ao validator do struts q na minha opinião deixou bastante a desejar… Notei q da pra fazer um grande reuso de código inclusive criar diversas tags personalizadas mas o problema real é quando eu tiver alguma dúvida, pois comparado ao struts existe muito poucas referencias para consultas na web…
Quanto ao webwork naum sei nada a respeito, sei q existe alguns materiais na web e mais nada…
O problema todos é que preciso de algo bastante completo, naum quero ficar perdendo muito tempo refazendo as coisas sem necessidade e criar tags q possam ser usadas por mim e pelos as outras pessoas q desenvolvem comigo, preciso de algo q realmente seja util para projetos pequenos e grades…
Fico muito grato pela atenção e aguardo algumas opiniões a respeito do assunto…
Atenciosamente,

Marco Paradiso

Optaria por JSF…

eh padrão (ou seja, de qq jeito vc vai ter q engolir :wink: ). tem recursos de validação avançados e integra bem com outras ferramentas como Tiles:

“For more complex applications, you may want to use something
like Tiles [ASF, Tiles] or SiteMesh [OpenSymphony, SiteMesh]. Both of
these, and any other JSP-friendly technologies, should work fine with JSF”

(JSF in Action)

Abraço.

Eu optaria pelo Webwork, tem um MVC simples e bonito.

Até onde eu sei, a menos que você tenha um IDE RAD (programe clicando e arrastando componentes… :P) com suporte a edição visual de JSF (que no momento só nas ferramentas proprietárias), nem pense em usar JSF.

Já vi um monte de gente se posicionando a favor do JSF só por que ele é uma especificação padronizada, por isso será melhor. Mas um argumento que é válido para quebrar esse argumento é o Hibernate X JDO.

Pelo que eu vi até agora, não gostei nem um pouco do JSF. O código dele é enorme, só valhe a pena mesmo com um ambiente RAD. E eu não gosto muito de ambientes RAD (pelo menos aqueles ambientes de arrastar componentes). O .NET é exatamente isso, tem componente pronto pra tudo, basta você arrastar, e visualmente setar umas propriedades. Nem precisa saber programar…

Espero que não surjam componentes do tipo DBGrid, DBComboBox, etc…

Mas nunca desenvolvi JSF, talvez esteja equivocado…

Curto muito o WW, sem complicações desenescessárias e com tudo o que você precisa.

Micrófilo,

esses componentes jah existem em JSF, justamente pra facilitar nossa vida… agora, pra quem eh hands-on o JSF tb possibilita escrever os JSPs na unha, eh claro q não com a mesma produtividade…
:wink:

Não conheço o WebWork pra ficar falando… mas tb não ataco a ponto de falar q o projeto vai ser um fracasso…

http://www.portaljava.com.br/home/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&p=82776&sid=82d4b6bcb3d11befc8444d74b2cdf297#82776

Salve,

Bem, a questão de usar um framework vai variar de tua necessidade, por exemplo se você não tiver que customizar funcionalidades de modo que as existentes no JSF te atendam utilize-o. Caso contrário, procure outro.

Utilizar ferramentas RAD como foi criticado acima é legal em alguns momentos, mas para usá-las acredito que o sujeito tem ter um conhecimento bem aprofundado, porque se acontecer um erro aí fica dificil corrigir se não saber como funciona.

:pensativo: