Qual framework utilizar

[quote=fabiozoroastro]Já pensaram em contratar uma consultoria ao invés de ouvir opiniões de pessoas que não têm compromisso com o resultado do seu projeto?

Eu e todos os outros vamos dar dicas e idéias mas quem vai assumir o sucesso/fracasso da escolha é você(sua empresa).

Pense a respeito.

Para finalizar, eu não sou tão fã de JSF, mas eu aconselharia a utilização do mesmo pois o mercado pede muito e é a especificação da Oracle.(Esse é uma dica que favorece você, mas não quer dizer que vá favorecer a empresa de modo geral. :slight_smile: )[/quote]
Que eu saiba é justamente essa função do forum…opinar sem se comprometer com nada… kkkkk
O interessado q tem que reuniar as ideias para fechar sua opinião.
Podemos tanto abrir a cabeça como afundar o titanic…kkkkk mas normalmente ajudamos…
T+

Cara não sei qual é a ferramenta em Delphi que faz o mapeamento ORM, isto é se tem alguma, mas caso tenha e vocês usem, vocês irão se identificar com a JPA. A equipe de vocês trabalha com inversão de controle, em caso afirmativo pode começar com o Spring apenas para fazer a injeção de dependências, JSF é bom ter um entendimento sobre o seu ciclo de vida e algumas peculiaridades mas em geral, lendo o documento vocês já conseguem um produto final legal.

Na minha opinião vocês tem que avaliar o que vocês tem de familiaridade com cada framework e começar comendo pelas beiradas, não vale nada fazer um MIX de tecnologia e os frameworks ao invés de ajudar atrapalhar.

Rapidamente sua aplicação vai virar legado, acredito que seja interessante começar pelo básico e com a evolução da equipe refatorar o código.

Apesar que a idéia de consultoria não foi nada mal!!

É… concordo tb… _o/

Não há nada simples e leve em relacão a Hibernate e Spring. Minha opinião. Por isso recomendei Mentawai ou Play Framework. São frameworks full-stack, ou seja, vc não vai precisar usar esses monstros problemáticos. Claro que quem já dominou e gosta desses monstros vai discordar, mas há muita gente que não gosta / não usa esse stack padrão do Java. São solucoes pesadas e intrusivas.

O Mentawai por exemplo vem com o seu próprio suporte nativo a IoC, totalmente integrado com o framework para não te dar nenhuma dor de cabeca. Ter que integrar Spring com qualquer framework é pedir para ter problemas.

Sobre o Hibernate vc pode ler:



[quote=ivandasilva]Cara não sei qual é a ferramenta em Delphi que faz o mapeamento ORM, isto é se tem alguma, mas caso tenha e vocês usem, vocês irão se identificar com a JPA. A equipe de vocês trabalha com inversão de controle, em caso afirmativo pode começar com o Spring apenas para fazer a injeção de dependências, JSF é bom ter um entendimento sobre o seu ciclo de vida e algumas peculiaridades mas em geral, lendo o documento vocês já conseguem um produto final legal.

Na minha opinião vocês tem que avaliar o que vocês tem de familiaridade com cada framework e começar comendo pelas beiradas, não vale nada fazer um MIX de tecnologia e os frameworks ao invés de ajudar atrapalhar.

Rapidamente sua aplicação vai virar legado, acredito que seja interessante começar pelo básico e com a evolução da equipe refatorar o código.

Apesar que a idéia de consultoria não foi nada mal!![/quote]

Ivan, enquanto lia seu comentário eu tive que rir sozinho aqui, não de você, mas da realidade de nossa empresa, pois o Java não será implantado sozinho, ele vai trazer todos os padrões de projeto que não estão implantados aqui na empresa até hoje que por inúmeras razões como pessoas com mente fechada, etc., não demoramos tanto para implantar (para projetos pessoais já uso há vários anos).

Pois então, a padronização, e adequação ao desenvolvimento ágil está vindo agora. A única coisa que posso dizer é que equipe está acostumada com RAD e objetos em banco, duas coisas que por mim seriam abolidas por completo dos novos projetos.

Eu vi que ninguém citou, mas, qual a opinião de vocês quanto ao Grails?

Grails.

Não tive ainda a oportunidade de trabalhar em um projeto real com tal framework, mas
pelo que estudei até agora ele me impressionou com a simplicidade e a integração natural com Hibernate e Spring,
sendo que não se precisa editar nenhum arquivo xml de configuração. Mas para se tornar bom em Grails é preciso ser bom em Groovy.

Mas fora Groovy, outra linguagem que está me impressionando é Scala(para mim a melhor linguagem que roda sobre a JVM). Talvez pudesse
utilizar o framework Lift em seu projeto, mas seria um tiro no pé, por causa da pouca documentação e da complexidade em se aprender Scala.

Grails não vale. É outra linguagem né? Se não podemos falar de RoR, Lift, etc.

Se vc está preocupado com XML ou Annotationmania, então dá uma olhada no Mentawai => http://www.mentaframework.org

[quote=saoj][quote=solracnet]
Por exemplo.
Estamos migrando a aplicação de Mentawai para JSF2 ( para ganhar produtividade em aspectos visuais ), ai eu aproveitei para fazer um JPA com Hibernate e Spring, ai eu caguei no pau do palhaço, porque no desenvolvimento funcionou uma beleza, mas na produção, ixi, pauzeira uma atrás da outra ( por pura falta de conhecimento ). Dava muito erro de session is closed quando se trabalha com relacionamento do hibernate ( jpa ), ai eu fiz uma gambi para funcionar até eu ter um tempo para dedicar e aprender direito como fazer o JSF 2 - JPA funcionar redondinho.
[/quote]

Trabalhei numa empresa que usava Hibernate, Spring + Spring MVC. Pedi demissão.
[/quote]

Será que vc n tá julgando o todo por UMA experiência negativa sua? :smiley:

[quote=raf4ever][quote=saoj][quote=solracnet]
Por exemplo.
Estamos migrando a aplicação de Mentawai para JSF2 ( para ganhar produtividade em aspectos visuais ), ai eu aproveitei para fazer um JPA com Hibernate e Spring, ai eu caguei no pau do palhaço, porque no desenvolvimento funcionou uma beleza, mas na produção, ixi, pauzeira uma atrás da outra ( por pura falta de conhecimento ). Dava muito erro de session is closed quando se trabalha com relacionamento do hibernate ( jpa ), ai eu fiz uma gambi para funcionar até eu ter um tempo para dedicar e aprender direito como fazer o JSF 2 - JPA funcionar redondinho.
[/quote]

Trabalhei numa empresa que usava Hibernate, Spring + Spring MVC. Pedi demissão.
[/quote]

Será que vc n tá julgando o todo por UMA experiência negativa sua? :smiley: [/quote]

Só posso julgar as coisas pelas minhas opiniões e experiências. Já tive várias experiencias negativas, não apenas uma. Mas nessa mesma empresa tniha um cara que sabia muito sobre Hibernate e Spring. Acho que ele até gostava da coisa. Pra ele Spring e Hibernate é maravilhoso.

É uma questão FILOSÓFICA. De leveza e estilo. Spring e Hibernate não são horríveis. Apenas é um approach que eu discordo inteiramente em prol de approaches mais leves e bem estruturados. Sou contra a salada de frameworks, onde tudo se integra com tudo numa zona pesada.

Nota: Por isso que frameworks full stack como Ruby on Rails, Play e Mentawai existem e tem muita gente que usa.

Achei que o importante era mostrar a melhor solução para a empresa em que ele trabalha, independente de linguagem, mesmo
que usando a mesma plataforma java.

Mas independente de tecnologia e arquitetura que se escolha, o autor deste tópico irá ter muito trabalho com os desenvolvedores que só gostam
de RAD no projeto dele.

Achei que o importante era mostrar a melhor solução para a empresa em que ele trabalha, independente de linguagem, mesmo
que usando a mesma plataforma java.

Mas independente de tecnologia e arquitetura que se escolha, o autor deste tópico irá ter muito trabalho com os desenvolvedores que só gostam
de RAD no projeto dele.[/quote]

Esse é o ponto johnny, a melhor solução independente da linguagem. E uma vez que o Grails roda sob a plataforma Java não vejo motivos para não adotar esta solução caso ela seja a que melhor encaixa com nossa demanda.

Nosso maior trabalho realmente será esse, de converter os desenvolvedores RAD, independente do framework.

Vc é esta certo é outra mesmo, mas, se o custo beneficio dentro do que precisamos atender, minha preucupação saos os requisitos que passei, sei que a equipe sera penada por se outra linguagem, mas, puts e o que tava discuntindo com meu GP agora, somos programadores, o motivo que fez nos decidir nao foi escrever em java, foi o conjunto de coisas que ele permite fazer. Mas, o problema e quanto mais leio nos site oficiais tudo é maravilhoso, eu sei que deve ter um monte de problemas ele. Tem um outras coisa que de deixa um pouco curioso, pq o cake (php), django(python), rails (ruby) e ate a microsfot com os asp net mvc (c#), ta seguindo essa linha e ganhando força (nao estou discutindo linguagem mas sim a metodologia de desenvolver discutir linguagem para mim e perda de tempo ), tem nego falando na net que o futuro seria desenvolvimento assim, outros falam que isso é so para pequenas app e nao server para grandes, e muita informação e desinformação. Ate o mentawai que vc indica tem nego metendo o pau com força, achei a idea dele magnifica alem de ser pt_br rsrs. So que vejo o jeito que grails faz sera que nao sera tendencia daqui a 4 anos e todo recurso investido nao sera para ficar para tras. Ja tive bons frutos meu GP desistiu do boss seam ,quando viu essa discussao aqui, pq seria dificil para nossa equipe é nao e uma “bala de prata” como ele achava

Agradeço a todos pelos comentarios e ajuda

E é exatamente por isso que vc pode ter certeza que ele é bom. O oposto do amor não é o ódio, mas sim a indiferenca. Por que vc acha que as pessoas sempre ficaram iradas com o Mentawai? Isso é o ser humano e não estou reclamando nem criticando ninguém, apenas constatando um fato da realidade humana e agradecendo pelas críticas que impulsionaram o projeto. O dia que vc lancar um projeto e ninguém falar mal dele, provavelmente ele é uma bosta. Agora se cairem matando tem futuro. Veja o que aconteceu com o MentaBean nesse tópico de 15 paginas. 4 anos depois vemos que ele não estava tão errado assim e temos vários projetos seguindo a mesma linha.

O Mentawai funciona muito bem como um relóginho suico e tem centenas de casos de sucesso e pessoas elogiando. Nasceu em 2005 antes de Struts2, Vraptor2, Vraptor3, Seam, etc.

Quem mete pau, nunca usou.

Agora acho o Play Framework o melhor framework web em Java já feito. Depois fico com o Mentawai.