Qual frameworks aprender?

Ola galera,

Bem, se tiver algo relativo a este topico ou for repetido, me avisem. Na busca nao achei nada.

Tenho 3 meses pra aprender: JSP, Servlets, MVC, algum ORM.

Estou aprendnedo isso pelo mercado mesmo, então acho que a ordem que estou seguindo é:

JSP
Servlets
Struts
Spring
JSF
Hibernate

Vocês acham que no caso dos MVC, estou aprendnedo os certos para enfrentar o mercado? O que mais vcs acrescentariam ou tirariam?

Grato!

Acredito que no mercado Java não há nenhuma framework monopolizada. É por isso que o Java é flexível dando várias opções de frameworks. O mercado as vezes exige uma certa lista de frameworks como padrão em cada empresa… mas isso não impede de você aprender mais e mais frameworks.

[quote=Sergio Figueras]Ola galera,

Bem, se tiver algo relativo a este topico ou for repetido, me avisem. Na busca nao achei nada.

Tenho 3 meses pra aprender: JSP, Servlets, MVC, algum ORM.

Estou aprendnedo isso pelo mercado mesmo, então acho que a ordem que estou seguindo é:

JSP
Servlets
Struts
Spring
JSF
Hibernate

Vocês acham que no caso dos MVC, estou aprendnedo os certos para enfrentar o mercado? O que mais vcs acrescentariam ou tirariam?

Grato![/quote]

Ano passado tive algo similar, qdo mudei de área de servidores Linux para Java definitivamente. Já sabia a linguagem, porém, não praticava praticamente nada para Web. Comecei com Head First JSP and Servlet e me frustrei. Todo mundo elogia mas na hora do prático, esse livro leva você apenas para as exigências da prova de certificação. Bom, então, parti para o livro que me ajudou em 80% a trabalhar com Java em aplicações Web: Desenvolvendo Aplicações Web com JSP, SERVLETS, JAVASERVER FACES, HIBERNATE, EJB 3 PERSISTANCE E AJAX. Esse livro mistura prática e teoria, com a base necessária, os padroes DAO e MVC Model 2, e lhe joga o necessário pra cair dentro com frameworks. De quebra usa o NetBeans e o Eclipse pra lhe dar um empurrão em como usar essas ferramentas. Mas ele num é focado nelas, bem longe disso. Tem também a apostila da Caelum, se num quiser gastar, mas teria que completar com outras por ai.
É bom aprender Struts 1 (projetos legados) e Spring (o mercado vive pedindo e eu já estou onde trabalho no terceiro projeto usando esse framework).
Bom, o restante do que aprendi veio de livros específicos do Hibernate, pra me aprofundar e depois em ponto de bala para o Spring in Action (embora eu esteja lendo um livro da Apress de Spring que achei muito mais completo).
Bons estudos

Olá,
Monopolio claro que não, mas é ÓBVIO que tem frameworks mais usados que os outros. O Java é flexivel por isso? Discordo. Existem 5000 mil componentes em delphi pra fazer coisa X e nem por isso é flexível.

Mas eu nao estou querendo aprender mais e mais frameworks, quero o arroz com feijão pra trabalhar com WEB. Outros frameworks eu deixo pra depois. xD

[]'s

Bem na base acho que vc deveria aprender a Base dos frameworks ou seja como fazer um framework igual ou melhor do que os existentes no mercado…

isto inclui:

Muito XML, Annotations, Conteiners, Reflections, JPA,
Servlets, filters, Tag-libs, etc…

agora se quer seguir a modinha do mercado:

JSF, Struts 1 e 2, Hibernate e Spring…
acho que estes são os principais…
sim Struts 1 tbm… pois a muito legado no mercado…

[quote=Sergio Figueras]

Estou aprendnedo isso pelo mercado mesmo, então acho que a ordem que estou seguindo é:

JSP
Servlets
Struts
Spring
JSF
Hibernate

Vocês acham que no caso dos MVC, estou aprendnedo os certos para enfrentar o mercado? O que mais vcs acrescentariam ou tirariam?

Grato![/quote]

acara eu aconselho vc a aprender em outra ordem
JSP
Servlets
Hibernate
Struts
Spring
JSF

é dificil vc achar material no Struts, Spring ou JSF que abordem conexão JDBC, a maioria funciona com o Hibernate mesmo, e se vc quer um framework bom é o Spring, nunca mechi com JSF, mas o spring me conquistou, muito melhor q o struts.

[]'s

[quote=Felagund]

acara eu aconselho vc a aprender em outra ordem
JSP
Servlets
Hibernate
Struts
Spring
JSF

é dificil vc achar material no Struts, Spring ou JSF que abordem conexão JDBC, a maioria funciona com o Hibernate mesmo, e se vc quer um framework bom é o Spring, nunca mechi com JSF, mas o spring me conquistou, muito melhor q o struts.

[]'s[/quote]
Spring que cita é o Spring MVC né? Porque o mais popular mesmo, de DI, no Spring, num tem nada a ver com o Struts. Pra mim, JSF é mais mercado mesmo. Struts até hoje só peguei serviço legado, e alguns migrando pro Struts 2 e outros pro JSF.
Conexão JDBC é conexão JDBC. Agora, se for com relação ao uso do pattern DAO, tem vários por ai, usando DAO e JDBC, sem ORM. O próprio livro que citei, no início desse tópico, fala sobre DAO com JDBC sem ORM e depois muda pra ORM, pro cara sentir a diferença (isso com MVC Model 2 e depois com JSF). E acredite, quem acha difícil ORM, muda de opinião (a menos que num goste do que o Hibernate e a JPA fazem).