Acho que posso ajudar.
Você sabe como esses componentes são: todos cheios de frescura. Não sabem se virar sozinhos se a gente não apontar o caminho (claro)…
[/quote]
Hum, bem interessante a sua sugestao, mas eu ja estava usando o lindo GridLayout, contudo estava tudo muito grande com espaços sem nada dentro.
…
____Existe uma solução mais óbvia: use o GridLayout. Assim: container.setLayout(new GridLayout(1,X)) onde X é o numero de linhas que a grade vai ter. O número de linhas deve ser igual ao número de componentes que ficarão “baixo a baixo”.
…
[/quote]
Desculpe mas, axo que o X deve ser o numero de colunas,
Eu geralmente uso o GridBadLayout, para praticamente tudo. Mas não faço nada na mão, uso para isso o VE. Às vezes, dentro de um GridBag, coloco na parte de baixo do form outro panel, com um flowlayout, para colocar os botões…
Existe também o Matisse no Netbeans, que vai usar um LayoutManager próprio (não me lembro o nome), que já estará presente no Java 6.
O fato é, use um construtor visual e pare de se incomodar tanto com Layouts. Não vale a pena e o resultado final fica muito melhor, portável e permitindo redimensionamento.
[quote=ViniGodoy]Eu geralmente uso o GridBadLayout, para praticamente tudo. Mas não faço nada na mão, uso para isso o VE. Às vezes, dentro de um GridBag, coloco na parte de baixo do form outro panel, com um flowlayout, para colocar os botões…
Existe também o Matisse no Netbeans, que vai usar um LayoutManager próprio (não me lembro o nome), que já estará presente no Java 6.
O fato é, use um construtor visual e pare de se incomodar tanto com Layouts. Não vale a pena e o resultado final fica muito melhor, portável e permitindo redimensionamento.[/quote]
O que é esse VE? onde posso fazer o download, já procurei na net mas nao encontro. a maquina que eu to eh meio lenta. Nao uso o netbeans porque ia ficar muito pesado.
[quote=ViniGodoy]Estava me referindo ao Visual Editor, do Eclilpse.
Mas estou um pouco insatisfeito com ele. O matisse me parece bem melhor. Mas qualquer IDE com construtor automático é melhor do que fazer na mão.[/quote]
Aqui eu estava usando o eclipse mas acredita que ele ficou pesado?
dai agora eu fui para o JCreator.
E nele ainda nao axei nada parecido com um editor visual.
[quote=guildc]Ja tentou o jigloo… eh bem simples de usar…
falow[/quote]
O Jigloo é realmente um plugin muito bom para interfaces gráficas… Em relação ao layout manager, o FormLayout mudou a minha vida… Heheheh! Dê uma olhada no framework JGoodies Forms! Vale ressaltar que o próprio Jigloo suporta o FormLayout do JGoodies.
Acho que posso ajudar.
Você sabe como esses componentes são: todos cheios de frescura. Não sabem se virar sozinhos se a gente não apontar o caminho (claro).
____É o seguinte: tudo vai depender do tamanho dos seus componentes. Se você usar um FlowLayout enviando FlowLayout.CENTER como argumento os componentes ficarão no centro da janela, A NÃO SER QUE o container (janela, painel, etc) seja mais largo que dois componentes os quais devam ficar um embaixo do outro - isto é, se a soma da largura deles for menor que o do container. Eles ficarão lado a lado.
____ Nesse caso você pode controlar o tamaho dos componentes ou do container usando o método setPreferredSize(), que recebe como argumento um objeto da classe Dimension. Por exemplo: componente.setPreferredSize(new Dimension(50, 200));
____Existe uma solução mais óbvia: use o GridLayout. Assim: container.setLayout(new GridLayout(1,X)) onde X é o numero de linhas que a grade vai ter. O número de linhas deve ser igual ao número de componentes que ficarão “baixo a baixo”.
____MAS EIS QUE SURGE UM PROBLEMA: os componentes ficarão do tamanho da célula. Uma coisa horrível de feia. A solução é colocar um painel cujo layout é FlowLayout (enviando FlowLayout.CENTER) como argumento. Assim os componentes ficarão no meio da célula e com o su tamanho original.
Essa é a idéia. Quem sabe você até transforma isso numa classe e facilita o trabalho.