Qual linguagem aprender?

Boa noite galera, tô com uma dúvida imensa…

Programo em JAVA SE a cinco anos, passei esse tempo todo aprimorando meus conhecimentos para que eu não tivesse dificuldade em aprender outra linguagem…

Atualmente estou cursando o 2º semestre de Análise e Desenvolvimento de Sistemas…

A minha dúvida é…

Muito tem se falado sobre o mercado de desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, assim como também sobre computação em núvens…

Minha opnião é que o futuro mesmo está na computação nas núvens até pq desde o início da internet, cada dia mais tem se aprimorado o desenvolvimento para essa plataforma, com ela as linguagens conseguem se comunicar até com dispositivos como webcam entre outros…

e mobile, a cada dia surge um S.O. diferente, por exemplo, a samsung já vai lançar o S.O. dela e vai ser mais uma linguagem para se aprender…

Enfim, pretendo me especializar em alguma outra linguagem e estou com essa dúvida… até pq o JAVA SE, digamos que ta ficando obsoleto, cada vez mais os sistemas de desktop estão sendo migrados para dispositivos móveis ou para WEB…

então, qual plataforma devo estudar?

Se você já sabe java, acho que o caminho mais natural é estudar o Android. Daí, siga para o segundo maior player do mercado, o iPhone (que usa Objective-C de linguagem).

Mas Vini, tenho visto empresas desenvolvendo primeiro para iOS e cogitando pra depois uma versão Android.

Ah, desculpe, minha frase ficou estranha. Não quis dizer que ele era o segundo lugar, só que ele era outro grande player.

[quote=flaviomirandadesouza]
então, qual plataforma devo estudar?[/quote]

Não ficou claro que vc quer aprender uma nova linguagem ou uma nova plataforma.
A plataforma java é bastante omnipresente para não precisar de outra, mas se quiser, então as únicas plataformas hoje em dia que valem a pena são .NET e Android (embora o android seja quase java).

Em linguagens temos Scala como uma linguagem para java e .net . Na jvm temos o Groovy.