Estou começando a estudar java para web, mas algumas pessoas falam que é uma linguagem pouco otimizada e de baixo desempenho e recomendam outra como Python e PHP, gostaria de saber a opiniões de vocês quanto a isso, pois não quero focar muito em aprender uma linguagem de programação que deprecie cada dia mais.
Au contraire, my friend. Uma aplicação Java Web pode ser muito mais “performática” (não gosto dessa palavra, mas não lembro de outro termo agora) do que muitas outras linguagens por aí. Uma das principais vantagens da JVM é a questão da otimização sob-demanda, que otimiza o código durante sua execução onde é necessário.
Essa história de que Java é lento é bem velha. Realmente, no começo, a JVM era um lixo. Hoje as coisas estão bem diferentes.
O grande “problema” do Java é sua sintaxe é extremamente verbosa. Alguns gostam disso (eu, inclusive) por causa dos benefícios (o compilador pega MUITO erro), mas é notavelmente um atraso em relação à produtividade. Por isso linguagens com essa cara de script ganham fama entre os jovens e “startupeiros”.
O Java vai ficar muito tempo por aqui ainda, não se preocupe. Vou repetir o clichê: aprenda os fundamentos e a linguagem será apenas uma ferramenta facilmente substituível.
Na minha opinião eu recomendo você saber no mínimo o básico para utilização de cada uma, tanto o Java como também Python, PHP, Ruby, Perl e etc, por exemplo, suponhamos que você trabalhe hoje com Java na web, nesse caso dê foco ao Java, mas não esqueça de ir aprendendo as outras linguagens com estudos e pequenos projetos (Uma de cada vez sendo levada juntamente com Java conforme o exemplo que citei), pois existem diversas oportunidades para todas as linguagens no mercado, e desta forma você sempre estará atualizado com as tecnologias disponíveis no mercado.
Obs: Concordo com o @lvbarbosa