Boa tarde, estou precisando desenvolver um software para um projeto da faculdade e estou em duvida de qual ferramenta/framework utilizar para desenvolver a interface do software. Qual seria a mais recomendada/usada para se trabalhar hj?
Sugiro a você o TetrisIDE, que propõe um desenvolvimento Java com o mínimo de codificação possível. Tem um manual do usuário completo na página de download para aprender a desenvolver.
Segue o link:
Supondo que é algo só pra esse trabalho, e não é um trabalho mais importante (ex: TCC), eu recomendo usar qualquer um que você se sentir mais confortável e for mais produtivo.
Todos os trabalhos em Java que fiz na faculdade (há 8 anos) acabei usando Swing mesmo, na IDE Eclipse. Cheguei a tentar Netbeans mas não gostei muito, e era bem pesado. Não sei como estão essas IDE’s hoje em dia, mas há bem mais opções, como IntelliJ, VSCode, Sublime e afins, além do JavaFX, que parece razoavelmente fácil de entender o básico.
Abraço.
Eu uso o NetBeans curto muito e é bem legal de mexer. O eclipse eu instalava um plugin chamado windowBuilder q é parecido com o do NetBeans
Como o TerraSkill falou, acho o NetBeans pesado. Aconselho não inventar muito. Há o Eclipse, que pode ser utilizado com o WindowBuilder para construção da interface gráfica através de visual studio. Acho uma boa opção. Eu utilizaria o swing mesmo. Caso queira explorar mais opções de ferramentas, segue a dica do TerraSkill.
O mercado pede mais que o candidato já seja produtivo com Eclipse. Entao nao desperdisse seu tempo com Netbeans, deixou de ser importante até pra Oracle, que deu pra Apache.
Se for desktop pesquise por eclipse window buider. Exemplo: https://www.devmedia.com.br/construindo-telas-com-java-windowbuilder/29312
Vá de JavaFX com SceneBuilder: https://www.oracle.com/java/technologies/javase/javafx-overview.html
Se vai começar, pega o que tem de mais moderno.
SceneBuilder em conjunto com o JavaFX.
Swing - É bom e bastante usado, mas já está superado tecnicamente falando
AWT - Esse é melhor esquecer (vovozinho)
SWT - Pouco usado e tem uns bugs
JavaFX - Ganhando mercado, superior aos anteriores.