Qual melhor maneira instalar aplicação web offline no cliente?

Pessoal, tenho um sistema que desenvolvi para um cliente usar localmente com MySQL, JSF, TOMCAT,no entanto na instalação tive que me deslocar até a loja para inserir o XAMPP e fazer o deploy localmente na pasta webapps, mas agora estou querendo vender essa aplicação na web e não sei qual a melhor forma de fazer isso.
Pensei em colocar nas nuvens em modo free(inicialmente), porem o pouco que estudei não é viável financeiramente pois o software é para micro empresas, e outra duvida é se na mesma instancia eu poderia criar vários bancos de dados, 1 para cada cliente, seria ideal fornecer um link para baixar a aplicação ou fazer um deploy da aplicação?porem teria que fazer varias instancias uma para cada cliente, ou não?
Ate agora creio que a melhor estrutura é fornecer um tipo de instalador, onde o cliente baixa e instala quase tudo em backend, encontrei um chamado INNO SETUP um pouco complicado, porem li que só funciona no windows, resumindo, estou confuso sobre a forma de fornecer o software aos clientes nas nuvens ou localmente de forma que não precisem instalar um banco manualmente e fazerem deploy no tomcat na instalação por exemplo.

se os seus clientes nao podem acessar algo de fora ( seja pq nao tem internet ou o link é fraco/pequeno e/ou por razões de segurança ) entao vc nao pode considerar somente cloud.

o INNO SETUP é uma boa ferramenta. estude-a que vc vai poder fazer muita coisa.

lembre-se q nao se vende software: vende-se licença de uso pessoal e intransferivel. se o teu cliente pegar o seu codigo, copiar e transmitir vc sai no prejuizo né?

@peczenyj, mas qual outra possibilidade de fazer deploy no cliente sem o cliente ter que colocar no tomcat, ele mesmo?
Por exemplo, o cliente entra em contato e envio para ele por link a aplicação, mas ele não sabe.instalar nada.
Gostaria de automatizar o máximo mas inda não sei como.
Caso eu faça o deploy na minha máquina e enviar a pasta xampp apenas zipada com o deploy já feito funcionaria no cliente?

1 curtida

É possível se o instalador fizer instalação silenciosa. Pesquise sobre passive ou silent install + a ferramenta que deseja instalar.

Exemplos:

https://www.google.com.br/search?q=silent+install+mysql

https://www.google.com.br/search?q=silent+install+tomcat

Daí no seu instalador você chama o instalador da ferramenta passando os parâmetros necessários para instalar tudo padrão. De resto é programação sua.

Se vai funcionar ou não você mesmo deve garantir isso testando pelo menos em uma máquina virtual zerada.

Consegui instalar a aplicação e o banco com o inno setup, simplesmente enviando a pasta para dentro do tomcat(mysql/Data/“Banco”) porem agora o JRE não esta instalando.