Se for muito pequena, FireBird.
Se a aplicação tiver a probabilidade de crescer, começo logo com o Oracle XE.
Curiosidade: porque? 
Essa afirmacao eh, no minimo, duvidosa 
Rafael
Eu recomendo PostgreSQL, e um banco com menos “rastros” o H2. O MySQL ganha em performance quando utilizado com MyISAM, mas tem uma perda considerável de funções que em aplicações maiores fazem falta, tendo que recair ao InnoDB que assim terás performance e funções semelhante ao PostgreSQL.
PostgreSQL é licenciado pela BSD License, portanto não é pago mesmo para as versões Windows. O MySQL tem umas peculiaridades nas licenças, procure se informar direito.
Até!
[quote=guilherme.chapiewski][quote=marciosantri]
Se a aplicação tiver a probabilidade de crescer, começo logo com o Oracle XE.
[/quote]
Curiosidade: porque? :D[/quote]
Particularmente gosto muito do Oracle por ser um banco de dados onde os recursos
normalmente saem primeiro. Não vangloriando a Oracle, mas acredito que é porque o
mercado não tem coisa melhor (pelo menos até agora).
Uma aplicação grande pode ser melhor projetada se estes recursos estiverem
presentes. Por isso depende se a aplicação irá crescer. Você não vai querer ficar
reescrevendo código a não ser que seja um daqueles programadores que fazem
100% da aplicação utilizando Hibernate e nada no banco de dados. Neste caso,
o uso do Oracle não faz muita diferença. Em contrapartida, vc não irá explorar os
recursos do banco e ficará preso a uma linguagem.
Eu fiz um comparativo entre o Oracle e o Postgre as uns 2 meses pq a empresa onde trabalho queria saber se poderia ter um certo pool de funcionalidades que o Oracle oferecia no postgre, eu iniciei sem acreditar muito no postgre mas mas quebrei a cara pq ele oferece uma gama de funcionalidades que o oracle já oferece é claro que algumas delas exigem um pouco do DBA mas nada fora do padrão ANSI.
Qualquer aplicação que faz uso de recusros do Banco (triggers, procedures, function,…) vai funcionar bem em qualquer um deles salvo é claro as personalizações de cada um.
MySQL, FireBird e cia sucks… DEFINITIVAMENTE use PostgreSQL!!
É um banco muito estavel e não deixa nada a desejar pra um oracle em termos de recursos… é claro q não vamos aqui comparar performace… mas um postgre aguenta bem o tranco… sempre usei pra aplicaçoes de médio porte e ja tive uma experiencia até com uma aplicação grande porte e nunca me deixou na mão!!!
Essa afirmacao eh, no minimo, duvidosa 
Rafael[/quote]
Porque? rs Vide o pessoal do sul, (vou buscar as fontes, CONISLI ano passado) que otimizam o POSTGRESQL a ponto de substituir com desempenho e robustez muitas vezes igual ao conseguido com bases Oracle, e são bases de dados monstruosamente grandes e com necessidade transacional absurda. Não creio que isso seja possível com MySQL, embora eu gosto dele tb para aplicaçõeszinhas mais “calmas”. Se alguém se interessar pelo assunto baixem as apresentações do CONISLI 2006.
[quote=italo.vendrameto]Eu fiz um comparativo entre o Oracle e o Postgre as uns 2 meses pq a empresa onde trabalho queria saber se poderia ter um certo pool de funcionalidades que o Oracle oferecia no postgre, eu iniciei sem acreditar muito no postgre mas mas quebrei a cara pq ele oferece uma gama de funcionalidades que o oracle já oferece é claro que algumas delas exigem um pouco do DBA mas nada fora do padrão ANSI.
Qualquer aplicação que faz uso de recusros do Banco (triggers, procedures, function,…) vai funcionar bem em qualquer um deles salvo é claro as personalizações de cada um.[/quote]
Em muitos pontos isto é verdade. Quando vc vai utilizar as ferramentas OLAP, RMAN, replicação, aí a história muda.
No entanto, já vi alguns projetos que utilizam o PostgreSQL e os programadores (amigos meus) me afirmaram que
o negócio é bom. Acredito neles. Sério.
O único problema que eu vejo no PosgreSQL é o fato dele ser OpenSource. Quem me dá garantias de continuidade?
Programadores ao redor do mundo? Nada contra quem usa ou acredita piamente nele, mas confio muito mais na Oracle
por que ela visa muito mais o lucro e derrubar uma empresa assim pode ser muito complicado.
Isto é apenas um ponto de vista, de qualquer maneira para um futuro imediato não faz muita diferença.
[quote=marciosantri][quote=italo.vendrameto]Eu fiz um comparativo entre o Oracle e o Postgre as uns 2 meses pq a empresa onde trabalho queria saber se poderia ter um certo pool de funcionalidades que o Oracle oferecia no postgre, eu iniciei sem acreditar muito no postgre mas mas quebrei a cara pq ele oferece uma gama de funcionalidades que o oracle já oferece é claro que algumas delas exigem um pouco do DBA mas nada fora do padrão ANSI.
Qualquer aplicação que faz uso de recusros do Banco (triggers, procedures, function,…) vai funcionar bem em qualquer um deles salvo é claro as personalizações de cada um.[/quote]
Em muitos pontos isto é verdade. Quando vc vai utilizar as ferramentas OLAP, RMAN, replicação, aí a história muda.
No entanto, já vi alguns projetos que utilizam o PostgreSQL e os programadores (amigos meus) me afirmaram que
o negócio é bom. Acredito neles. Sério.
O único problema que eu vejo no PosgreSQL é o fato dele ser OpenSource. Quem me dá garantias de continuidade?
Programadores ao redor do mundo? Nada contra quem usa ou acredita piamente nele, mas confio muito mais na Oracle
por que ela visa muito mais o lucro e derrubar uma empresa assim pode ser muito complicado.
Isto é apenas um ponto de vista, de qualquer maneira para um futuro imediato não faz muita diferença.[/quote]
Em partes eu concordo. Embora eu não conheça nenhum projeto OS que tenha “sumido do mapa”, pelo menos nenhum projeto tão grande como o postGreSQL