Qual o melhor caminho de hoje em diante?

Me formei no final do ano passado em Sistemas de Informação e em seguida peguei um emprego totalmente fora da minha área só por pegar. Apesar de não trabalhar na minha área, sempre dei um jeito de pegar trabalhos de faculdade para fazer um extra e continuar programando que no fundo é o que realmente gosto de fazer.

Eu tenho vontade de me mudar pra Vitória - ES, onde existe trabalho na área de TI, coisa que não tem na minha cidade por ser mais do interior do ES e o que pude observar é que as vagas relacionadas a desenvolvimento geralmente exigem experiência e conhecimento de linguagens como C# e Javascript. Eu pretendo iniciar um estudo intensivo em cima de uma dessas linguagens pra me permitir conseguir trabalho, entretanto o caminho a trilhar é um pouco confuso.

Minha faculdade não me deu muitas oportunidades, já que era a primeira turma e praticamente não haviam estágios úteis, projetos, pesquisa ou qualquer coisa relacionada, então tudo que aprendi até hoje com exceção das disciplinas foi por conta própria e curiosidade. Eu aprendi bem Java, tanto que meu TCC foi em cima disso, entretanto não vejo mercado pra Java analisando as vagas de emprego disponíveis com exceção de uma ou outra que exige grande experiência profissional.

Tenho dúvidas de como começar a estudar desenvolvimento web, pois existem milhares de cursos e caminhos e não posso perder muito tempo encontrando a melhor forma, pois a situação financeira não está lá essas coisas.

Caso comece em Javascript eu deveria começar pelo javascript puro e depois partir pra algum framework específico ou é melhor cair em cima do framework e ir aprendendo js por tabela. É melhor estudar a fundo html/css e depois partir pra algum framework frontend ou o contrário e ir aprendendo por tabela? Qual a melhor forma de começar a estudar C# ou deveria focar em JS pelo mercado mais amplo?

Pretendo estudar com afinco e desenvolver projetos próprios a fim de criar um portfólio já que minha experiência profissional na área é bem fraca, no máximo estágio de desenvolvimento na própria faculdade. Com algo em bem feito em mãos acredito ser mais fácil compensar essa deficiência profissional que tive e facilitar conseguir um bom emprego na área de desenvolvimento web.

Peço desculpas caso exista algum problema nesse tipo de postagem ou caso tenha sido postado na área errada.

O que você quiser trilhar.

Isso é ilegal, rapaz. Embora dê grana, é falsidade ideológica.

Home office não é opção?
antes de estudar C# ou javascript, pense que, talvez, precise estudar ambas. E, mais que isso, precise continuar estudando o resto da vida.

Então já começou certo, faculdades, em geral, não ensinam a programar, ensinam a buscar conhecimento.
Estágios, em geral, também não ensinam, apenas sugam.

Talvez na tua região. Cogite ir além disso.

Não tem uma fórmula mágica: pegue um material e o siga, seja livro, apostila, vídeo.

Eu defendo que sim, comece por js puro. o w3schools tem uma introdução básica, direta e muito bacana.
Eu não estudaria js isolado, utilizaria o mesmo no estudo de aplicações web.

Considerando o meu estado que é onde minha realidade permite no momento, eu vejo e grande parte as vagas relacionadas a c# e javascript, isso considerando os sites de emprego como indeed.

Home office eu acho bem complicado na minha situação. Um cara que não sabe nada de nada querendo pegar serviço por conta, eu não imagino como isso daria certo. Não que eu não seja capaz, é só que a experiência presencial e lidar com o ambiente de empresa possa agregar mais pra mim do que permanecer em casa, pelo menos nesse início de carreira.

Js tem uma infinidade de cursos por todos os lados, eu pretendo focar em adquirir algo na udemy, mas a grande dúvida era realmente começar do zero ou já iniciar em um framework e quando desse merda eu resolvesse, afinal é passando raiva que a gnt mais aprende.

Eu não escolhi js ou c# por paixão, são só as linguagens que dão mercado pra novatos na minha região. Se eu arrumasse algo na área tanto faz a linguagem eu aprendia sozinho e me virava, mas infelizmente até pra iniciante já querem que você entre sabendo algo e minha faculdade não forneceu absolutamente nada de c# e js.

Vou procurar algo focado em web básico html/css/js e depois partir pra React ou algum outro framework front

Embora seja como o @darlan_machado disse, entendo que as vezes é a opção que você tem. É aquela velha história, “se a vida te der limões faça uma limonada”, mas tenha como objetivo fazer o que você realmente quer fazer da vida e vá atrás disso, citando outro ditado popular “quem procura acha”.

Cara, existe muitos cursos por aí e baratos se calhar até de graça tem, mas você tem que saber exatamente o que você quer aprender para saber o que vale a pena investir.

JS puro for the win, se você aprender os frameworks primeiro, você vai ter muita dificuldade mais pra frente quando precisar do JS puro. Enquanto que aprendendo JS puro primeiro você vai ter muito mais facilidade para dominar os frameworks.
Gosto de fazer uma comparação com os paradigmas de programação estruturada e orientada a objetos, seria muito mais fácil se aprendêssemos primeiro a programação orientada a objetos para depois aprender a estruturada. Ir da estrutura para orientada a objetos é muito mais difícil dado que o conceito muda drasticamente.

Portfólio é a sua bala de prata, por mais que você tenha certificação, graduação, mestrado e afins ter um bom portfólio é o que na prática vai mais chamar a atenção dos recrutadores, principalmente se você não tem experiência na área.
Além que no desenvolvimento do seu portfólio você está aplicando e praticando o que aprendeu, fixando ainda mais esse conhecimento e diminuindo a probabilidade de você se esquecer do que aprendeu.

eu sempre digo:

1. arrume amigos que trabalhem com programação/ TI
  2. estude o que eles comentam ( se falam de java, vc olha java. se falam de React/javascript, vc vai, etc) e discute com eles essas tecnologias
  3. aprenda inglês para ler as coisas direto da fonte/ sites oficiais / documentação oficial
  4. seja safo: se vc não consegue instalar um software para avaliar como ele funciona ( seja um banco de dados, uma IDE, um projeto a partir do codigo fonte ), a hora é agora pra praticar. eu levei anos, por exemplo, pra começar com Java pq o conceito de CLASSPATH / JAVA_HOME era algo alienigena pra mim
  5. tenha mente aberta: as vezes um estagio de web design, atendimento ou testador te abre portas. se vc tem experiencia 0, vai ser dificil começar, mas não precisa começar com atividades totalmente desconexas (a menos q seja para subsistencia, mas imagine q um curriculo dizendo q vc foi segurança noturno não vai, exatamente, te ajudar )
  6. não minta. se tiver q mentir e dizer q ja trabalhou (e conseguir uma vaga ) então minta muito bem, pq quando descobrirem o seu filme pode estar queimado

Acho meio furada isso, em geral, quem trabalha com desenvolvimento ou TI tende a reclamar mais do que a ajudar. Creio que isso ocorre em todas as áreas, mas eu só trabalho com isso, então, é o nicho que conheço.

Não só para isso, mas, se busca evolução profissional em qualquer âmbito, é essencial. Salvo se pretende cargo público.

Hoje em dia existe N opções boas no youtube e cursos em vídeo que facilitam demais isso. Não precisa mais que alguns minutos para tirar isso de letra.

E isso pode te estagnar por vários anos na mesma função.

Não minta, mostre interesse, desenvolva projetos e coloque no google code, github e afins.

Obrigado pelas respostas. Eu não sei dar quote, então fica meio complicado de responder de forma organizada.

@gbsantos Eu vou investir em javascript puro ao invés de partir pro react mesmo. Essa era uma questão que estava realmente me empacando.

@peczenyj eu já sou formado, então arrumar estágio fica difícil e os trabalhos exigem já um bom conhecimento. O que eu pretendo é aprender o máximo que der e tentar a sorte em Vitória, indo pra lá com uma grana pra me segurar uns meses e mandar currículo pra todas as vagas que me interessarem. Sai um pouco caro ficar na minha cidade e ir pra vitória só pra entrevista, então com uns amigos dando uma ajuda, não deve pesar tanto ficar lá por um tempo.

@darlan_machado meu inglês pra leitura é ok, apesar de capengar dependendo do nível do texto, pelo menos o suficiente pra frequentar os fóruns em inglês quando tenho algum problema.

Eu tenho alguns cursos pagos muito bons que eu comprei em época de promoção e ficou lá mofando um tempo. O maior problema mesmo é focar em uma coisa só, já que com o universo de possibilidades a todo momento eu me questiono se o que to fazendo é realmente o melhor pra mim naquele momento.

Considerando a realidade das empresas de desenvolvimento é necessário tem noção de UI/UX ou é comum que o programador já receba todo o layout pronto e tenha o trabalho somente de aplicar?

Considerando a ideia de criar um portfólio, vale a pena investir também na parte de design e entender mais de html/css pra ser capaz de criar sites próprios ou é mais interessante enfurnar em javascript e aprender tudo que conseguir e desenvolver cópias de sites existentes, sem ter que me preocupar em criar coisas novas?

Ter dificuldade para focar em uma coisa pode te atrapalhar muito.
Foque, defina o que vai estudar e foque naquilo.
Assim que finalizar o curso, parte para outro, vai assim até estar confiante para misturar.

Rapidinho: o povo de TI reclama sim, mas ate hoje eu consegui mais empregos através dos meus contatos/ quem indica do que de outras formas. E com a maturidade nós vamos descobrindo quem só reclama de quem é uma influência positiva.

É importante saber as keywords do mundo moderno, hoje fala-se em Cloud Computing, em Kubernetes, em NoSQL, em Deep Learning mas em muito lugar vc não ve nada de moderno. Isso pode ser oportunidade (de trazer coisas novas) ou um termômetro do quanto vc vai aprender nesses lugares. Ter uma rede de contactos ajuda.

Agora dizer q pq vc entrou como QA ao invés de Dev isso pode ser perda de tempo ou um beco sem saída: mano cada um é cada um. Se não tem emprego pra Dev vc tem q inventar alguma coisa.

E quem disse q a única profissão possivel é programador? Só vai descobrir tentando. A evolução profissional depende de vc.

Se você quer trabalhar especificamente com desenvolvimento web html/css e js é o feijão com arroz de todo dev não tem como fugir disso, é tem que treinar pra ter domínio pleno dessa tríade.
Quanto criar sites próprios ou copiar, minha opinião é a seguinte, depende, vai da sua necessidade. Mas ao meus olhos é mais interessante primeiro você copiar o que existe e aí depois você começa a criar as suas próprias coisas. Pois se você vai tentar criar sites por exemplo, as vezes você vai se sentir limitado porque não sabe como começar para implementar funcionalidade x no seu site.

@darlan_machado Realmente, mais depois de organizar os pensamentos com as respostas de vocês, acredito que será mais fácil seguir um caminho só ao invés de me questionar o tempo todo se to fazendo a coisa certa.

@peczenyj O que seria QA? … Não que programar seja a única profissão, mas é o que eu gosto de fazer, talvez vá gostar de outras áreas, mas acredito que se estudar bastante e montar um bom portfólio eu consigo entrar em boas empresas.

@gbsantos Acho que vou iniciar por isso então, tenho um curso muito bom que foca no desenvolvimento web como um todo e os projetos finais são sites realmente bonitos. Depois que finalizar vou correr atrás de ferramentas mais avançadas react ou angular.

Obrigado a todos pelas respostas, me sinto mais seguro pra começar alguma coisa e efetivamente terminar. Do jeito que eu tava atirando pra todas as direções ia acabar não saindo do lugar.

Quality assurance = garantia de qualidade, um nome dado ao conjunto de ações que visam testar e garantir qualidade de código.