Qual o melhor em nível desempenho?

Essa é uma dúvida de leiga mesmo :O)
Eu tenho uma aplicação que serve basicamente para cadastrar e consultar … Dificilmente o usuário vai fazer algo sem ter que acessar o banco de dados.
A dúvida é : O que seria melhor, fazer uma única conexão com o banco ao realizar o primeiro acesso a ele e fechar a mesma só quando o usuário encerrar o programa ou realizar uma nova conexão a cada nova consulta/cadastro e fecha-la imediatamente depois do término da operação?

A primeira opção tem a seu favor o fato de não perder tempo fazendo a cada novo acesso ao banco uma nova conexão (fato que leva um tempinho para se consumar), mas a segunda apresenta a vantagem de não prender recursos do sistema desnecessariamente. Não sei o que seria melhor… :frowning:

Una o util ao agradavel!
Faça um pool de conexões.
Abra N conexões na inicialização do programa. Quando um usuário necessitar da conexão vc “empresta” a conexao a ele e assim q ele acabar de usar a conexão vc “devolve” a conexao ao pool…

Abraços

Mas o programa só roda localmente mesmo…

Cecilia, o fato de rodar localmente não interfere muito nesta escolha.

Na minha opinião fazer um pool de conexões é a solução mais veloz … além de ser bastante chique :smiley:

Oi, como esse assunto também é do meu interesse, gostaria de saber como implementar este pool de conexões. Algum link? Exemplo? Tutorial? :smiley: