Qual o melhor formato de imagem pra usar?

Estou fazendo o trabalho do meu tcc, onde o projeto é uma câmera ficar monitorando um local e só começar a gravar na hora que houver movimento, para isso vou salvar uma imagem inicialmente e a cada intervalo de tempo salvo outra imagem e o sistema fica comparando as duas, eu estou com dúvida em saber qual o melhor formato pra salvar essas imagens, bitmap ou jpeg?

Veja qual é o formato que garante a melhor comparação entre as duas. Provavelmente você terá mais dificuldades de comparar 2 imagens JPEG (já que o processo de compressão introduz certo ruído na imagem) mas você precisará de mais disco se for usar o bitmap puro.

O formato bitmap por não ser comprimido vai gerar arquivos grande s, se isso não for problemas ele vai ser mais facil para ser utilizado na comparação.

Então eu li em um trabalho que o bitmap facilita a programação, mas fica maior tbm, acho q vou acabar usando bitmap mesmo.
Obrigado pela ajuda

Normalmente o detector de movimento trabalha com matrizes de imagem obtidas da camera num processo de buffer.
Ou seja, a primeira imagem é colocada no buffer (na memria) a segunda imagem é comparada com a primeira. Se
houve movimento lança um evento. guarda a segunda imagem no buffer despresando a primeira. E assimsucessivamente…
Não ha real necessidade de guarda no disco. fora que isso acescenta um delay de I/O totalmente desnecessário.

As imagens podem ser gravadas para disco, mas ai num formato de filme para arquivo apenas e possível visualização posterior.

Eu não teria que armazenar a primeira e colocar a segunda no buffer pra ir comparando?

[quote=paulinhopamec]Eu não teria que armazenar a primeira e colocar a segunda no buffer pra ir comparando?
[/quote]

Quando a imagem está na memoria, ela já esta armazenada.

Vc tem uma variável Imagem_Agora, e uma Imagem_Antes (esta é o buffer) e um método que compara

Imagem imagemAgora = ... //recebe da camera

boolean movimentou = testaMovimento(imagemAgora, imagemAntes);

imagemAntes = imagemAgora;

ImagemAntes atua como um buffer , ou seja , é uma variável global que vai sendo mudada cada vez
que uma imagem nova chega.