Qual o papel das seguintes linhas de código?

Galera é o seguinte, estou tendo que estudar sozinho, anteriormente não encontrei muita dificuldade, mas agora estou empacado em alguns conceitos e trechos de códigos, gostaria de contar com a ajudar de vocês para que me esclareçam as seguintes linhas comentadas.

[code]import javax.swing.JOptionPane;
import java.io.*; // Aqui não estou entendendo o que é e o que faz

class Entrada_Teclado
{

public static void main (String [] args)
{
double nota1=0, nota2=0, media=0;
DataInputStream dado_entrada; // Aqui não estou entendendo o que é e o que faz
String nota_digitada;

try
 {
  System.out.println("Digite a primeira nota: ");
  dado_entrada = new DataInputStream(System.in); // Aqui não estou entendendo o que é e o que faz
  nota_digitada = dado_entrada.readLine(); // Aqui não estou entendendo o que é e o que faz
  nota1 = Double.parseDouble(nota_digitada);

System.out.println("Digite a segunda nota: ");
  dado_entrada = new DataInputStream(System.in);
  nota_digitada = dado_entrada.readLine();
  nota2 = Double.parseDouble(nota_digitada);   

media=(nota1+nota2)/2;
  System.out.println("A média das notas digitas é: "+media);	
 } 

catch(IOException erro_de_entrada)
 {
 	System.out.println("Erro de entrada de dados!");
 }

catch(NumberFormatException formato_errado)
 {
 	System.out.println("Digite um valor válido!");
 }

}
}[/code]

DataInputStream dado_entrada; // Aqui não estou entendendo o que é e o que faz String nota_digitada;

String nota_digitada; //essa vc entendeu?

??

Sim

Posso ajudar a esclarecer, mas não tudo,.

Aí ele está importando uma biblioteca, eu acho, q contém coisas necessárias para seu programa.

[/code]

Aí, ele cria um objeto do tipo DataInputStream q servirá para lê os dados inseridos pelo usuário.

[code] dado_entrada = new DataInputStream(System.in); // Aqui não estou entendendo o que é e o que faz  
      nota_digitada = dado_entrada.readLine(); // Aqui não estou entendendo o que é e o que faz  

Aí ele está inicializando o objeto do tipo DataInputStream…
e embaixo está usando esse objeto dado_entrada.readLine() para lê o dado q irá entrar e esse dado será guardado na variável nota_digitada que é do tipo String.

Se eu tiver errado alguma coisa, desculpa.
Espero ter ajudado. Aprendemos muito mais quando ensinamos,.

[quote=debeka]Posso ajudar a esclarecer, mas não tudo,.

Aí ele está importando uma biblioteca, eu acho, q contém coisas necessárias para seu programa.

[/code]

Aí, ele cria um objeto do tipo DataInputStream q servirá para lê os dados inseridos pelo usuário.

[code] dado_entrada = new DataInputStream(System.in); // Aqui não estou entendendo o que é e o que faz  

Aí ele está inicializando o objeto do tipo DataInputStream…
e embaixo está usando esse objeto dado_entrada.readLine() para lê o dado q irá entrar e esse dado será guardado na variável nota_digitada que é do tipo String.

Se eu tiver errado alguma coisa, desculpa.
Espero ter ajudado. Aprendemos muito mais quando ensinamos,.

[/quote]

Muito obrigado cara, ajudou bastante.

as duas são identicas.

q vc não entendeu na outra?

DataInputStream dado_entrada;

isso ta criando objeto?

GIlsonNUnes, pelo que eu sei , está criando sim…
Está criando um objeto do tipo DataInputStream…
Se estiver errada, desculpa aí. :slight_smile:

Aqui ele está importando todas as classes desse Package.
Exemplo

import java.io*;

Esta importando todas as classes dessa biblioteca, ou seja se você quisesse usar alguma classe, como por exemplo a Classe “FilterWriter” que faz parte do Package “io” você não precisaria fazer isso:

import java.io.FilterWriter;

Porque você já importou todas as classe usando o asterisco “*”

DataInputStream 

DataInputStream dado_entrada; // Aqui não estou entendendo o que é e o que faz dado_entrada = new DataInputStream(System.in); // Aqui não estou entendendo o que é e o que faz
Foi declara uma variável do tipo DataInputStream que recebera os dados que o usuário enviou do teclado.

Esta convertendo os dados em uma String e armazenando na variável nota_digitada que é do tipo String.

[quote=debeka]GIlsonNUnes, pelo que eu sei , está criando sim…
Está criando um objeto do tipo DataInputStream…
Se estiver errada, desculpa aí. :)[/quote]

dclarando uma variavel, não é criar um objeto.

Tipo a; Tipo b;
aki vc teria qtos objetos?

a = new Tipo(); b = a;

e aki? vc teria qtos objetos?

Acho que todas as dúvidas que você apresentou foram sanadas. Duvidas bastante simplórias, por sinal. Acho que valeria muito a pena se você desse uma lida nos artigos aqui do GUJ que, através da explicação e no desenvolvimento do artigo, já vão explicando estes detalhes que lhe ficaram a ver navios. Será de grande valia pro seu aprendizado:
http://www.guj.com.br/articles

ceto GilsonNunes. Mas não sei por vc perguntou uma coisa q já sabia. a não ser q quisesse q eu repensasse minha resposta… isso é perda de tempo… era só falar o certo e pronto. desse jeito vc só polui o tópico.
#ficadica :wink:

[quote=debeka]ceto GilsonNunes. Mas não sei por vc perguntou uma coisa q já sabia. a não ser q quisesse q eu repensasse minha resposta… isso é perda de tempo… era só falar o certo e pronto. desse jeito vc só polui o tópico.
#ficadica ;)[/quote]

não perguntei. conjecturei. pq acho q “falsas afirmações” tem q ser bem retratadas.

pq como diz: no tropeço do “são”, o “manco” pode se desviar totalmente.

minha intenção foi esclarecer e não corrigir.

me perdoe.