Estou com um problema, tenho uma aplicação q tem como tela de entrada tanto uma pagina HTML, quanto uma tela em SWING, tenho minha camada de negocio na qual sempre retorna um VO e tb recebe como parametro um VO, a minha duvida é a seguinte, qual pattern eu utilizaria para montar o VO? pois em algumas telas tanto HTML, quanto no SWING, tenho q manipular mais de uma tabela na mesma pagina, no HTML, na action do struts, eu acabo q tendo q chamar o DAO, para montar o VO, e depois passar para a camada de Serivço, mas com isso eu estou atropelando uma camada.
Dei uma olhada no padrão Helper(J2EE), mas pelo q entendi, ele apenas te ajuda a visualizar os dados na tela, e não como receber.
Acho q vc está confundindo os nomes dos Patterns. Vc precisa de um DTO e não de um VO. Tem várias threads neste fórum sobre esse assunto.
O ideal seria que apenas a sua camada de regras de negócios chamasse os DAOs. Para recuperar, sua a camada de negócios monta o DTO e manda para o client (servlet/swing). Para salvar, o client(servlet/swing) monta o DTO e manda para a camada de negócios.
Sempre essa eterna discussão e ninguém respondeu o tiago! :lol: :lol: :lol:
Cara, essa situação é ruim, pois você terá que ter um RemoteFaçade, já que é “distribuído”. Um mesm façade pode resolver a situação montando ou desmontando esse DTO (acho que existe um “pattern” que se chama “Assembler”, bom, independente do nome, a idéia é fazer um DTO virar um Entity ou algo do tipo, certo?).
Não teria problemas se o seu Helper acessar esse façade, mas certifique-se que ele só possui regras de apresentação (só manuseia o DTO e não Entities).