Qual tecnologia usar para desktop atualmente?

Todos sabemos que a programação de aplicações desktop vem sendo substituída por sistemas web/mobile. Estudo sistemas de informação e recebi uma proposta para desenvolver uma aplicação estilo ERP.
Ao analisar o caso da empresa, não vejo necessidade em desenvolver um sistema web, somente mantendo a base de dados na nuvem. Gostaria de saber então qual ou quais tecnologias se usa atualmente para produção em desktop.
Desde já obrigado!

Cara pelo o que tenho visto no mercado geralmente os sistemas desktops em sua maioria são desenvolvidos em C#, Java Swing e Delphi.
Eu no seu caso utilizaria a tecnologia com que se tenha maior afinidade.

2 curtidas

C#, Electron ou Java, em minha opinião.

2 curtidas

C#. Só é bem estranho mesmo em pleno 2019 o seu cliente preferir desktop pra maior parte dos módulos de um ERP.

1 curtida

Iria de electron.

1 curtida

Isso não foi ele que identificou que não precisar ser Web? Não foi o cliente pelo visto…

Você decidiu não fazer Web e o seu cliente preferiu assim? Porque um texto introdutório contradizendo seu estudo? Existem muitas empresas que tem o mesmo sistema gerenciador a muito tempo e não mudam. Agora claro que o fator tendência nos leva a mudar tudo pra sistemas web/mobile, microserviços, API etc.

Eu reveria esse estudo e faria Web com C#, Laravel(PHP) ou Java.

Desktop certamente: C# porque é fácil e produtivo

Tem razão, então vai ser goela abaixo.

1 curtida

Se é um ERP, não tem necessidade de ser desktop.
Por exemplo, você pode ter um jar e nele rodar um sistema com SpringBoot.

Eu trabalho em um projeto que não tem nada de ERP, mas, roda em cima de containers docker. É uma ideia também.

1 curtida

O texto introdutório dele contradiz o estudo não quero ser banca dele eu ia reprova-lo … (brincadeira)

Já deve ter mais de uma década que muitas empresas arregaçaram as mangas para migrar esse tipo de sistema para web, seja para rodar na internet ou intranet. Iniciar um ERP hoje partindo como base desktop soa bem louco.

1 curtida

Sim. E se eu fosse o avaliador da banca e esse fosse um projeto de TCC, eu descontaria isso. Não há justificativa para desenvolver desktop, ainda mais isso ou um CRM ou o que seja.

CRM realmente talvez não, mas se acha que no geral não há justificativa para desenvolver desktop, então talvez esteja na hora de sair da bolha.

Me conte algo que realmente precisa ser desktop, com exceção de processamentos gráficos e vídeos? ERP e CRM web já existem aos borbotões.
Há editores de imagens, editores de vídeo e uma infinidade de outros softwares que, teoricamente, demandam poder de processamento e memória, sendo rodados na web/cloud.
Quer desenvolver desktop, vai lá, faz o que acha melhor.
Mas, em se tratando de bolha, faz muito tempo que o desktop passou a segundo e já é terceiro plano.

Desktop ainda bate desenvolvimento mobile. Porém tem menos visibilidade.

Nada precisa ser desktop, do mesmo jeito que nada precisa ser web, precisar ou não é um critério estranho. A questão é ser mais apropriado ou não.

Mas entre os que você mesmo citou, software onde o processamento é importante, há vários outros, como ambientes de desenvolvimento, software que roda em dispositivos embarcados como em equipamentos médicos de ultrassom ou caixas eletrônicos, aplicações que precisam lidar diretamente com o SO que vai desde o aplicativo que você usa para tirar screenshot até o seu software de VCS, geralmente jogos que demandem desempenho são feitos para desktop, software de computação cientifica normalmente não é web, no geral aplicações que vão além de serem simples CRUDs podem tirar vantagem de serem desktop, dentre eles o próprio software que você usa para acessar aqui, provavelmente é um navegador desktop.

1 curtida

Curioso, existe um navegador web?

Fora o trocadilho hehe acho que existe naqueles “SO” web que tem.

Tipo esse (mas tem outros também): https://demo.os-js.org/