Bom dia a todos, estou fazendo minha monografia que consiste em um sistema WEB com CRUD para equipamentos de informática e usuários. Neste sistema também tem autenticação com login. Vou utilizar o padrão MVC, por isso minha dúvida é com relação a linguagem de programação, pois irei utilizar JAVA (JEE), mas para criar as VIEWS, a camada MODEL e CONTROLLER, quais Framework poderei utilizar, para facilitar a criação do sistema? Peço o conselho de vcs para facilitar a criação do sistema. Obrigado.
Olha só…não confunda MVC com frameworks, isso é coisa de .NET
Vc não precisa de nenhum framework, basta separar cada responsabilidade dentro do seu escopo, se for usar JSP + Servlets
JSP = View
Servlet = Controller
Domínio = Models
Uma sugestão para seu problema, sugiro JSF, pois ele acelera o seu tempo desenvolvimento. JSF é um framework que segue um estilo “component based”, onde a cada submissão ele se encarrega de validar o estado da sua View e tratar possíveis erros ou validações.
abraços
Bom, a linguagem é Java porque você mesmo disse . Brincando, poderia ser Scala, se você for usar o Play Framework.
[quote=entanglement]Bom, a linguagem é Java porque você mesmo disse . Brincando, poderia ser Scala, se você for usar o Play Framework.
[/quote]
Se pudesse mudar essa linguagem, pra montar um CRUD eu iria fácil de “Ruby on Rails”, de 2 a 5 dias você aprende e faz o projeto completo.
Pensei em utilizar SERVLET, pois só vou fazer a documentação, mas tem que fazer uma servlet para cada função (CRUD)?
Leia a apostila da caelum, que vc vai conseguir fazer com mais facilidade
http://www.caelum.com.br/apostila-java-web/
Se você quiser usar um framework uma boa alternativa é o VRaptor!!!
Abraços
[quote=gilluan]Leia a apostila da caelum, que vc vai conseguir fazer com mais facilidade
http://www.caelum.com.br/apostila-java-web/
Se você quiser usar um framework uma boa alternativa é o VRaptor!!!
Abraços[/quote]
Acabei de baixar a Apostila de CAELUM, pois o material é excelente, conversei com algumas pessoas da equipe de desenvolvimento do meu serviço e eles aconselharam documentar exatamente VRAPTOR ou SERVLET 3.0, vou pesquisar sobre as duas tecnologias, aí posto a que mais trouxe facilidade para o desenvolvimento. Obrigado.
[quote=entanglement]Bom, a linguagem é Java porque você mesmo disse . Brincando, poderia ser Scala, se você for usar o Play Framework.
[/quote]
MCV =padrão de projeto
Framework = um conjunto de classes já implementadas e testadas, prontas para o uso, para facilitar a vida do programador, deixar as tarefas do dia a dia mais rapidas e eficientes sem falar no reaproveitamento de código e na padronização.
BLZ,
[quote=Giulliano]Olha só…não confunda MVC com frameworks, isso é coisa de .NET
Vc não precisa de nenhum framework, basta separar cada responsabilidade dentro do seu escopo, se for usar JSP + Servlets
JSP = View
Servlet = Controller
Domínio = Models
Uma sugestão para seu problema, sugiro JSF, pois ele acelera o seu tempo desenvolvimento. JSF é um framework que segue um estilo “component based”, onde a cada submissão ele se encarrega de validar o estado da sua View e tratar possíveis erros ou validações.
abraços[/quote]
MCV =padrão de projeto
Framework = um conjunto de classes já implementadas e testadas, prontas para o uso, para facilitar a vida do programador, deixar as tarefas do dia a dia mais rapidas e eficientes sem falar no reaproveitamento de código e na padronização.
BLZ,
“Coisa de” Java também, onde na maioria dos casos são usados frameworks para ajudar a desenvolver na arquitetura MVC. Da mesma forma que nada impede de não usar framework no .NET para seguir MVC.
Galera,
Vou utilizar:
JSP, CSS e JavaScript para as VIEWS;
SERVLET 3.0, para a MODEL e CONTROLLER;
TOMCAT 7.0.39, para o servidor de aplicação;
MySQL, para o BD;
Como é um sistema relativamente pequeno e que não vai ter muitos usuários acessando simultaneamente. Pode ser com estes recursos?
Eu trabalhei um pouco com Java a uns 3 anos atrás, por isso que estou com estas dúvidas, apenas quero indicação de como fazer da melhor forma e corro atras para estudar, BLZ.
[quote=AndLobo]Galera,
Vou utilizar:
MySQL, para o BD;
Como é um sistema relativamente pequeno e que não vai ter muitos usuários acessando simultaneamente. Pode ser com estes recursos?
Eu trabalhei um pouco com Java a uns 3 anos atrás, por isso que estou com estas dúvidas, apenas quero indicação de como fazer da melhor forma e corro atras para estudar, BLZ.[/quote]Se quer apresentar algo profissional compatível com o mercado atual, use algum framework como por exemplo Spring MVC. Na parte “teórica” sim você explica e exemplifica toda essa parte de JSP, Servlet, mas para o projeto mesmo seria mais interessante para apresentação algo que seja de valor para os alunos que assistirem verem como exemplo a ser seguido no momento. Fora o backend, falar também sobre a parte frontend, o que inclui usar HTML5, CSS3, JQuery, técnicas de design responsivo, grid system (técnicas embutidas no Bootstrap por exemplo). Só é mais uma opinião, tire suas próprias conclusões do todo.
[quote=javaflex][quote=AndLobo]Galera,
Vou utilizar:
MySQL, para o BD;
Eu trabalhei um pouco com Java a uns 3 anos atrás, por isso que estou com estas dúvidas, apenas quero indicação de como fazer da melhor forma e corro atras para estudar, BLZ.[/quote]Se quer apresentar algo profissional compatível com o mercado atual, use algum framework como por exemplo Spring MVC. Na parte “teórica” sim você explica e exemplifica toda essa parte de JSP, Servlet, mas para o projeto mesmo seria mais interessante para apresentação algo que seja de valor para os alunos que assistirem verem como exemplo a ser seguido no momento. Fora o backend, falar também sobre a parte frontend, o que inclui usar HTML5, CSS3, JQuery, técnicas de design responsivo, grid system (técnicas embutidas no Bootstrap por exemplo). Só é mais uma opinião, tire suas próprias conclusões do todo.[/quote]
Boa, vou seguir sua opinião, pois trata de tecnologias e conceitos que o mercado atual estão utilizando. Valeu