Recentemente me formei e tirei SCJP 6, me matriculei em um MBA e já venho trabalhando a 2 anos com desenvolvimento com diversas tecnologias.
Consigo aprender e trabalhar com qualquer tecnologia sozinho.
Ainda sim tem gente que fala que meu perfil é júnior e preciso de mais experiência.
Me parece que existe sim e um certo preconceito pela minha aparência de moleque.
Aos mais experientes por favor me digam no que devo investir?
Sem querer te “zuar” mas vou utilizar seu próprio texto para dar alguns exemplos:
Trabalhar 2 anos, que não é muito, com DIVERSAS tecnologias (embora vc não tenha mencionado quais) significa q vc ficou pouquissimo tempo em cada uma delas e não tem profundidade em nenhuma, logo o cara que lê uma coisa dessas no curriculo deduz que vc é um junior e pior ainda, tem problemas em escrever sobre o que vc sabe realmente.
Um cara mais experiente (experiencia para mim não está relacionado ao tempo) sabe que dizer uma coisa dessas, mesmo que seja verdade, pode causar má impressão ex: arrogancia, mentira, deslumbramento, superficialidade etc…
Mr. vitu, o amadurecimento do profissional não pode ser apenas técnico, o fator humano conta muito principalmente o relacionado a comunicação.
Descupe se causei algum tipo de choque, apenas tive a intenção de te passar a seguinte mensagem: As vezes certas coisas, respostas, etc… estão nos detalhes.
P.S Um profissional é muito mais do apenas conteúdo técnico.
concordo com tudo que disseram, mas antes de tudo você tem que convencer a empresa de que você é pleno, muita gente por ai consegue convencer que é dba e nem sabe fazer uma procedure…
Mas gostei das criticas. O que estava me revoltando mesmo e ser menosprezado pela aparência. Apesar de ter quase 25 anos as pessoas acham que tenho bem menos.
Me subestimam em certos pontos.
Quanto ao não ponto de vista técnico. O que vocês consideram que deve ser moldado?
Uma visão mais analítica do negocio? Isso eu tenho.
Seria o relacionamento interpessoal? Se for isso tô fudido.
Não se sinta sozinho a galera da àrea técnica (sem querer gerenalizar) normalmente tem dificuldades em se relacionar bem (tem umas threads aqui no guj que não me deixa errar ), sabendo disso, tem que começar a procurar uma forma de melhorar essa parte.
Dá uma boa olhada na foto do Bill Gates, o cara já é tiozão e ainda assim aparenta ter menos idade, agora imagina ele com quase 30 anos de idade, ele parecia ter uns 18 a 20 anos com cara de tonto ainda. Detalhe; com 30 anos ela já era milhionário você acha que a aparencia foi problema pra ele?
Longe de mim fazer comparações, mas na época dele (no início) o preconceito de modo geral era bem maior.
Faz assim: Estude e desencana deste negócio de Júnior, Pleno e Sênior. Procure saber qual é a média salarial de pessoas com o seu perfil recebe e procure uma oportunidade que pagaria este valor para você. Você precisa saber o seu preço.
As dicas dadas neste tópico são todas válidas e esclarecedoras. Só que eu por exemplo sou técnico. Não sirvo muito pra fazer a política da boa vizinhança, hehe! Me senti melhor quando desencanei dessas classificações e busquei ganhar o valor justo para o que eu posso oferecer.
atitude durante uma entrevista é um fator importante…
não importa se vc tem 1,50m, 15 anos de idade com cara de 8…
se vc manjar muito do assunto, e eles verem q vc tem um otimo conhecimento…
é contratado na hora (desde q atinja as especificações deles é claro)
e claro q vc tb não vai todo mal arrumado pra entrevista né?
barba feita e outros cuidados são o minimo tb… =)
Vc não pode agir de qq forma, tem q mostrar q vc sabe resolver a parada e, principalmente, mostra que se tiver algum a parada q vc não sabe resolver ai vc toma alguma decisão como ir no google, pedir ajuda pros colegas, etc.
Isso é relativo…
Tenho 22 anos e mau tenho barba no rosto, ma mesmo assim, fui contratado como Pleno.
Não sei aonde você anda procurando emprego, mas as empresas que trabalhei não olham o rosto da pessoa, e sim o conhecimento técnico do mesmo.
siga sua vida e esqueça esses titulos! hehe! qual area que vc seguir aprenda as tecnologias, se envolva em projetos… e pronto o resto é tudo “consequencia”…
Galera valeu as dicas. Vou tentar investir um pouco mais nas pessoas no lugar dos livros.
O que me pertuba com o fato de ser taxado como junior, e que a maioria dos juniors que conheci sempre me pareciam perdidos, sem saber caminhar com as própias pernas. Como se fossem estágiarios. E vi muito “sênior” fazendo cagadas e soltar umas do tipo:
“Deixa assim. Se depois se der merda agente vêe o que faz.”
[quote=vitu]Galera valeu as dicas. Vou tentar investir um pouco mais nas pessoas no lugar dos livros.
O que me pertuba com o fato de ser taxado como junior, e que a maioria dos juniors que conheci sempre me pareciam perdidos, sem saber caminhar com as própias pernas. Como se fossem estágiarios. E vi muito “sênior” fazendo cagadas e soltar umas do tipo:
“Deixa assim. Se depois se der merda agente vêe o que faz.”
[/quote]
Seniors ruins normalmente caem em pelo menos um destes casos:
Tem muito conhecimento, mas não sabe aplicar.
Tem muita experiência, mas tem pouco conhecimento e está desatualizado.
Arrumou um esquema no passado para estar onde está.
Tem experiência e conhecimento, mas se acomodou e foi dominado pela preguiça/medo/comodismo/whatever.
Juniors bons costumam cair em pelo menos um destes casos:
Tem muito conhecimento, se atualiza, mas teve poucas oportunidade de aplicar o conhecimento e tem pouca experiência.
Não consegue arrumar um esquema para sair de onde está.
Tem disposição, vontade e capacidade de aprender, mas não tem conhecimento e nem experiência.
obs: “esquema” aqui não é necessariamente uma malandragem, algo ilícito, imoral ou anti-ético. Esquema aqui é uma oportunidade ou forma de mudar a situação atual, seja ela por um meio justo e correto ou não.