Quando provavelmente o conteúdo da apostila Java e Orientação a Objetos da Caelum ficará desatualizado?

Olá!

Eu estou com receio de estudar o conteúdo da apostila Java e Orientação a Objetos da Caelum porque eu não sei quando o conteúdo dessa apostila ficará desatualizado.

O link dessa apostila é esse:

Quando provavelmente o conteúdo da apostila Java e Orientação a Objetos da Caelum ficará desatualizado?

Se algum professor desse curso na Caelum decidir responder este tópico, por favor, fale que é professor desse curso na Caelum.

EDIT: Quando a Caelum provavelmente lançará edição mais recente da apostila Java e Orientação a Objetos?

Já estão. Ninguém mais usa conceitos de orientação a objetos. Imagina. Que absurdo ainda tentarem empurrar isso pra quem não sabe nada.

Por que não entra em contato direto com eles? É muito difícil acessar a área “contato” no site deles?

Se é verdade que o conteúdo da apostila Java e Orientação a Objetos da Caelum está desatualizado, qual é a edição dessa apostila que está atualizada?

EDIT: Se é verdade que ninguém mais usa conceitos de orientação a objetos, qual é a edição da apostila Java e Orientação a Objetos que a Caelum usa?

Se é verdade que ninguém mais usa conceitos de orientação a objetos, o que a Caelum usa?

Normalmente com o tempo a apostila deixa de estar atualizada pelo fato de surgirem novas classes, com novas/diferentes funcionalidades. Exemplos disso, é a classe LocalDate (Java 8) que propõe uma outra forma de manipular Datas (diferente das classes Date, Calendar). Lidar com coleções com Lambda ao invés de Map etc.

O que se deve procurar na apostila é a versão do java que se usa para praticar os códigos… Se não souber, tire a dúvida, entre em contato com a Caelum para uma resposta.

Eu acho válido aprender OO para quem é iniciante, diferentemente da opinião do colega acima. Enfim para começar as principais coisas são:

. Aprender OO
. Conhecer as Principais API Java - JSE
. Aprender Design Patterns

1 curtida

Esse “se é verdade” me lembra um certo alguém.

1 curtida

Se está em dúvida, vai até a Caelum ou procura por eles diretamente.
A questão não é usar java 1.5, java 8, java 9, java 11, java 13. É entender o conceito.
Para assimilar como funciona o polimorfismo, até em javascript você aprende. Para compreender as diferenças entre agregação e composição, pode ser em c++ ou php.

1 curtida

Por favor, copiem para colar nesse tópico exemplos de parágrafos ou frases da apostila Java e Orientação a Objetos da Caelum que estão desatualizados.

Cara, é você que está com dúvidas, ninguém tem obrigação de ir atrás de conteúdo da apostila pra te mostrar o que está ou não desatualizado, da uma procurada, tenta ver o que vc acha que está meio esquisito, manda o código aqui e a gente analisa.

1 curtida

Olá, @Clark_Samurai, tudo bem? Sou Instrutor na Caelum e gostaria de esclarecer alguns pontos sobre a sua pergunta.

Que parte do conteúdo estamos falando propriamente? Não está claro. Como é uma apostila pensando em introduzir as bases da Orientação a Objetos com Java, então não haverão lá novidades do Java lançados na última semana. Essa não é a proposta.

Eu posso garantir que os conceitos serão os mesmos por muitos anos, assim como não houve nada de surpreendente sobre orientação à objetos nos últimos 10 anos.

Hoje em dia, há muito barulho sobre funcional, sobre linguagem X, Y, Z que tem as mesmas bases conceituais que não foram modificadas talvez nos últimos 20 anos, pelo menos.

Eu reflito bastante sobre isso sempre que revejo os vídeos do Akita que mostra uma linha do tempo de evolução das linguagens nos vídeos 1: https://www.youtube.com/watch?v=p9-WuJbVHHc e 2: https://www.youtube.com/watch?v=O4CWVQLbi48.

O que algumas pessoas dizem faz sentido: Com o tempo, as classes novas da biblioteca Java fazem a apostila parecer desatualizada, mas antes disso, faço um questionamento: Você quer aprender as bases da linguagem e conseguir evoluir por conta e usar essas novas classes por que os conceitos ficaram muito claros pra você ou aprender a usar a classe mais novas sem a base por trás?

A apostila não foca no Java 12, última versão lançada. Você pode usar o Java 12 pra fazer todos os códigos. Vai funcionar. E apesar de algumas coisas você poder fazer diferente em versões mais novas, isso não invalida seus conhecimentos.

1 curtida

É porque é o Clark. Mas parte de não ser autoritário é tolerar as inúmeras contas novas que ele cria.

1 curtida

Olá @wandersonmaceds,

Essa versão da apostila do curso Java e Orientação a Objetos da Caelum (https://www.caelum.com.br/apostila-java-orientacao-objetos/) é a versão que está sendo usada atualmente no curso Java e Orientação a Objetos da Caelum?

@wandersonmaceds,

Eu quero estudar a versão da apostila do curso Java e Orientação a Objetos da Caelum que está sendo usada atualmente no curso Java e Orientação a Objetos da Caelum.

Matricule-se e faça o curso, pagando pelo mesmo.

É sim, pode estudar por ela. Ela não só é usada no curso presencial, assim como é usada até por professores de faculdades.

Olá @wandersonmaceds,

Quando a Caelum provavelmente lançará nova edição da apostila do curso Java e Orientação a Objetos da Caelum?

Wanderson,

Se não é pedir muitas informações, por favor, me fale quem são os professores de faculdade que usam a apostila do curso Java e Orientação a Objetos da Caelum, os cursos superiores nos quais eles usam essa apostila e as faculdades nas quais eles usam essa apostila.

Não tem uma previsão e eu não sei te informar exatamente os professores. Eu sei que o meu usou quando estive na faculdade. Acredito que citar nomes seja demais sim.

Quanto os cursos superiores, geralmente em Sistemas de Informação, Analises de Sistemas, entre outros.

Olá @wandersonmaceds,

A sua resposta que eu citei acima é a melhor ou uma das melhores respostas deste tópico.

Muito obrigado pelas suas respostas!

Eu tenho algumas dúvidas que eu preciso tirar para que eu possa conseguir executar os códigos que estão escritos na apostila gratuita do curso de Java e Orientação a Objetos da Caelum, mas são assuntos fora desse tópico.

EDIT: Eu ficarei contente se você puder tirar essas dúvidas que eu pretendo postar no GUJ.