Quando devo usar blocos try/catch para tratar possíveis excessões? Até agora, estou usando nos códigos de salvar e exluir. Teria outros locais?
Estou meio desacostumado com isso, pois no delphi, sempre que dava algum erro aparecia uma janela de erro para o usuário.
Pelo que percebi no java, eu mesmo tenho que tratar o erro e se quiser, criar uma janela para mostrar o erro para o usuário.
1 - quando vc usar algum metodo que lance uma CheckedException.
2 - quando vc quer dar algum tratamento a exception.
e pelo amor de Deus, não crie bloco try/catch sem fazer nada com a exception, pelo menos log a msg de erro.
[]'s
[quote=jgbt]1 - quando vc usar algum metodo que lance uma CheckedException.
2 - quando vc quer dar algum tratamento a exception.
e pelo amor de Deus, não crie bloco try/catch sem fazer nada com a exception, pelo menos log a msg de erro.
[]'s
[/quote]
E isso de “propagar” uma exception tbm não é muito legal, se alguma coisa pode ser feita ali mesmo pq lançar ? :roll:
[quote=Java Vinicius Machine]
E isso de “propagar” uma exception tbm não é muito legal, se alguma coisa pode ser feita ali mesmo pq lançar ? :roll: [/quote]
ae depende, as vezes vc quer/precisa que a exception seja tratada em uma detrminada camada da app(por n motivos), dae vc propaga ela ate chegar na camada que vai trata-la.
[]'s
[quote]1 - quando vc usar algum metodo que lance uma CheckedException.
2 - quando vc quer dar algum tratamento a exception.[/quote]
obrigado pelas respostas. Mais algumas dúvidas:
O que seria CheckedException?
Como assim, quando eu quiser dar tratamento a exception? Essa não é minha pergunta?
Eu devo logar ou mostrar para o usuário qualquer excessão? Eu tenho que conhecer todos os métodos das APIs para saber se elas podem gerar alguma excessão?
Vamos supor que você quer saber se uma String é um número, e não está utilizando a versão 1.4 do J2SE.
você verifica se este é um número “forçando”.
int i =0;
try{
i =Integer.parseInt("1111a");
}catch(NumberFormatException e){
System.out.println("deu erro.");
}
Por exemplo.
Não precisa saber tudo, mas precisa saber os possíveis erros que podem ocorrer para você saber tratar
falou
Tratar exceções pode ser tudo que retorna um erro, ex: persistencia de dados introdução incorreta e/ou até validação de informações
Sendo mais claro: Quando o servidor que persiste der um erro abra um JDialog na sua aplicação avisando que não foi realizada a operação.
Assim vai, você poder usar onde vier necessário verificar ou onde tem possibilidades de erro. Onde tratamento de exceções existe para a maioria de liguagens orientadas a objetos.
Estou tentando fazer um try catch para o tratamento de erro
caso haja e tentativa de remocao de um item referenciado em outra tabela
alguem pode me ajudar? alguma dica de como fazer?