Quando usar blocos try/catch

8 respostas
R

Quando devo usar blocos try/catch para tratar possíveis excessões? Até agora, estou usando nos códigos de salvar e exluir. Teria outros locais?
Estou meio desacostumado com isso, pois no delphi, sempre que dava algum erro aparecia uma janela de erro para o usuário.
Pelo que percebi no java, eu mesmo tenho que tratar o erro e se quiser, criar uma janela para mostrar o erro para o usuário.

8 Respostas

jgbt

1 - quando vc usar algum metodo que lance uma CheckedException.
2 - quando vc quer dar algum tratamento a exception.

e pelo amor de Deus, não crie bloco try/catch sem fazer nada com a exception, pelo menos log a msg de erro.

[]'s

Java_Vinicius_Machin

jgbt:

e pelo amor de Deus, não crie bloco try/catch sem fazer nada com a exception, pelo menos log a msg de erro.

[]'s

E isso de “propagar” uma exception tbm não é muito legal, se alguma coisa pode ser feita ali mesmo pq lançar ? :roll:

jgbt

Java Vinicius Machine:

E isso de “propagar” uma exception tbm não é muito legal, se alguma coisa pode ser feita ali mesmo pq lançar ? :roll:

ae depende, as vezes vc quer/precisa que a exception seja tratada em uma detrminada camada da app(por n motivos), dae vc propaga ela ate chegar na camada que vai trata-la.

[]'s

R

obrigado pelas respostas. Mais algumas dúvidas:

O que seria CheckedException?

Como assim, quando eu quiser dar tratamento a exception? Essa não é minha pergunta?
Eu devo logar ou mostrar para o usuário qualquer excessão? Eu tenho que conhecer todos os métodos das APIs para saber se elas podem gerar alguma excessão?

kina

Vamos supor que você quer saber se uma String é um número, e não está utilizando a versão 1.4 do J2SE.
você verifica se este é um número “forçando”.

int i =0;
try{
 i  =Integer.parseInt("1111a");
}catch(NumberFormatException e){
 System.out.println("deu erro.");
}

Por exemplo.
Não precisa saber tudo, mas precisa saber os possíveis erros que podem ocorrer para você saber tratar :wink:

falou

farribeiro

Tratar exceções pode ser tudo que retorna um erro, ex: persistencia de dados introdução incorreta e/ou até validação de informações

Sendo mais claro: Quando o servidor que persiste der um erro abra um JDialog na sua aplicação avisando que não foi realizada a operação.

Assim vai, você poder usar onde vier necessário verificar ou onde tem possibilidades de erro. Onde tratamento de exceções existe para a maioria de liguagens orientadas a objetos.

pcalcado

Propaganda:
http://www.fragmental.com.br/arquivos/contratos-nulos.pdf

Shoes

sauron_fight

Estou tentando fazer um try catch para o tratamento de erro
caso haja e tentativa de remocao de um item referenciado em outra tabela
alguem pode me ajudar? alguma dica de como fazer?

Criado 16 de junho de 2005
Ultima resposta 15 de mai. de 2010
Respostas 8
Participantes 7