Pessoal, desculpe o assunto um tanto “idiota”, mas eu queria ter uma base.
Eu acho que leio muito devagar…em média entre 15 e 20 páginas.
E mais uma vez…alguém já fez algum curso de leitura dinâmica ou algo assim e realmente ajudou ??
Ps.: Estava vendo o documentário Mentes Brilhantes do NatGeo e um cara consegue ler 500 páginas em uma hora e memoriza qualquer coisa que você perguntasse sobre o livro.
… se não me engano ele é autista.
Depende - se for algo em uma língua que não domino posso levar 1 página por dia
Essa história de “ler rápido é vantagem” é conversa.
Posso ler bem rápido, mas preciso ler duas ou mais vezes o mesmo material, porque não entendo tudo logo na primeira vez.
Nunca fiz essa cronometragem - e se você for pensar bem, sua velocidade de leitura depende do material sendo lido e do seu interesse. Quantas páginas por dia o leitor médio de Harry Potter faz quando ele conseguiu pôr as mãos no 7o. livro?
O assunto não é idiota não, eu leio mais ou menos isso também, mas é que tenho um problema terrivel.
Quando chego na quinta pagina mais ou menos eu tenho a sensação de que li de forma relaxada e acabo lendo de novo, eu fico achando que não gravei nada ou que li com desatenção.
E as vezes eu me pego lendo o livro e pensando em outra coisa, aff que bobeira isso, já tentei algumas técnicas pra resolver isso, mas nada até agora…
Não sei se isso é um problema mesmo ou só encanação da minha cabeça, mas…
A minha esposa lê bem mais devagar que eu, mas ela precisa ler apenas uma vez, e entende muito, muito melhor que eu. Ela consegue perceber coisas que só entendo na terceira ou quarta leitura que faço.
O problema é que a paciência dela é bem menor que a minha, e ela não usa óculos embora precise deles.
Depende bastante do que está sendo lido.
Um livro de leitura agradável, estilo Head First, leio mais rápido e melhor (entendendo em 1 ou 2 leituras).
Um livro dos Deitel…
Depende do que você lê. Se for jornal, por exemplo, dá pra ler um em uma hora. A depender do perfil do leitor, voce se informa, absorve 20% do que tem ali e o resto ignora da cabeça.
Ler sem entender não adianta. Já passei algumas semanas lendo umas poucas páginas de artigos científicos que precisava entender.
rpz… uma coisa que nunca medir… mais acho que em uma hora dar para ler umas 20 paginas… porem nunca me preocupo com numero e sim se o que estou lendo realmente to conseguindo abstrair para evitar o que thingol falou ter 3,4,5… para entender ai perde muito tempo se possivel ler uma vez… porem uma boa leitura… e compressao e nao precisar ficar lendo toda hora… eu mesmo tenho sempre habito de ler. .para refletir, associar…e ta com um rascunho do lado… para fazer obsersvações, anotar pontos importantes tirando que o livro eu risco ele todo… e uso ainda um marcatexto.
Acho que o que ele quer saber não é quantas palavras a gente consegue olhar por vez, mas quantas páginas eu consigo ler em uma hora, de forma que eu possa entender.
Sabe, essa média de leitura, entre 15 e 20 página/hora, não é ruim não. Na verdade, pelo que tenho observado em meus alunos, é maior que a maioria das pessoas.
Eu também leio entre 15 e 25 páginas por ora, se o livro for em português, e 10 e 20 por hora se for em inglês.
E sobre os caras que fazem leitura dinâmica, eu tive um professor que fazia isso. É realmente incrível.
Muitas pessoas acham que leitura dinâmica se resume a ler rápido, mas não é só isso. É ler mais rápido e melhor. Entender e memorizar o que foi lido.
Até achei algum material na net, li um pouco, mas o negócio dá muito trabalho. Não se aprende da noite pro dia, tem que treinar muito. Espero algum dia poder ler 100 páginas por hora. Já ficaria bastante satisfeito com essa meta! rsrsrs
eu entao devo ser bem lerdooooo… depnde o tamanho de cada pagina tbm… mas livros com tamanhos
mais ou menos como o da certificação 5 da katty Sierra eu leio e ENTENDO de 6 a 8 paginas por hora e olhe la… e livros fodidos como de IA calculo e outras coisas eu leio e ENTENDO de 1 a 2 paginas por hora…
realmente sou bem lento pelo que vejo…
o problema em si nao e ler rapido e sim absorver oq esta escrito…
se vc le rapido mas absorve 50% apenas do que esta escrito nao adianta nada…
e melhor ler devagar e absorver 100% e lembrar destes 100% de que absorveu depois de anos…
se vc tem um livro so pra ler so jogou dinheiro fora… pq livros não são para se ler e sim para absorver conhecimento… a leitura deles só é a forma de fazer isto acontecer…
[quote=rdgc][quote=leofernandesmo]Pessoal, desculpe o assunto um tanto “idiota”, mas eu queria ter uma base.
E mais uma vez…alguém já fez algum curso de leitura dinâmica ou algo assim e realmente ajudou ??
Ps.: Estava vendo o documentário Mentes Brilhantes do NatGeo e um cara consegue ler 500 páginas em uma hora e memoriza qualquer coisa que você perguntasse sobre o livro.
[/quote]
Eu já fiz curso de leitura dinâmica, e realmente dá resultado, mas não é recomendado para livros técnicos.
Na leitura dinâmica, não se mede quantas páginas a pessoa lê, pois isso depende de muitos fatores. A medição da leitura é feita por palavras por minuto. Se eu me lembro bem, uma pessoa comum, com o hábito de ler, lê mais ou menos 200 palavras por minuto. Qdo iniciei o curso, eu lia 180 palavras/min, no fim do curso passei a ler 1200 palavras/min com copreensão de 90% do texto. No curso, eles ensinam uma técnica de leitura, e quanto mais vc aplicar a técnica, mais rápido vc vai ler, compreendendo mais o texto.
Como falei no início, a leitura dinâmica não é recomendada para livros técnicos, pois vc não vai ler um código java de maneira rápida!
[]'s[/quote]
e você costuma utilizar as práticas que aprendeu nesse curso de leitura dinânimca? do tipo você lê livros inteiros usando isso?
e é cansativo utilizar esse método? do tipo precisar de um nível de concentração muito alto?
sempre me interessei sobre esse assunto, mas nunca procurei a fundo
Bom… acho que isso é bem relativo!
Quando eu estou lendo um livro que me interessa e consegue me prender eu leio muitas pag por hora, talvez umas 40…nem tantas afinal
mas se for um livro que não é tão interessante nem consigo ler por uma hora seguida
hsauhsau
[quote=thingol]Quantas páginas por dia o leitor médio de Harry Potter faz quando ele conseguiu pôr as mãos no 7o. livro?
[/quote]
No meu caso quantos o mestrado permite diariamente!
[quote=Java Vinicius Machine][quote=thingol]Quantas páginas por dia o leitor médio de Harry Potter faz quando ele conseguiu pôr as mãos no 7o. livro?
[/quote]
No meu caso quantas o mestrado permite diariamente! [/quote]
[quote=leofernandesmo]Pessoal, desculpe o assunto um tanto “idiota”, mas eu queria ter uma base.
[/quote]
Eu já fiz curso de leitura dinâmica, e realmente dá resultado, mas não é recomendado para livros técnicos.
Na leitura dinâmica, não se mede quantas páginas a pessoa lê, pois isso depende de muitos fatores. A medição da leitura é feita por palavras por minuto. Se eu me lembro bem, uma pessoa comum, com o hábito de ler, lê mais ou menos 200 palavras por minuto. Qdo iniciei o curso, eu lia 180 palavras/min, no fim do curso passei a ler 1200 palavras/min com copreensão de 90% do texto. No curso, eles ensinam uma técnica de leitura, e quanto mais vc aplicar a técnica, mais rápido vc vai ler, compreendendo mais o texto.
Como falei no início, a leitura dinâmica não é recomendada para livros técnicos, pois vc não vai ler um código java de maneira rápida!
e você costuma utilizar as práticas que aprendeu nesse curso de leitura dinânimca? do tipo você lê livros inteiros usando isso?
e é cansativo utilizar esse método? do tipo precisar de um nível de concentração muito alto?
sempre me interessei sobre esse assunto, mas nunca procurei a fundo[/quote]
Costumo utilizar sim, mas como não leio muito livros “não-técnicos”, perdi um pouco da técnica da leitura dinâmica. Quando vc está aprendendo a leitura dinâmica, os olhos cansam muito, mas depois acostuma. No curso eles ensinam alguns exercícios para os olhos para evitar essas dores.
A concentração vai aumentando conforme vc vai aprimorando a leitura dinâmica, pois como forçamos a leitura ser rápida, consequentemente a pessoa se concentra mais.