Olá a todos! Inicio os post's neste fórum com uma pergunta um tanto quando diferente. Bem, estou iniciando em Java com o intuito de aprender JSP, e gostaria de saber o quanto preciso me aprofundar nessa linguagem(Java) para me arriscar em alguma aplicação envolvendo JSP.
Não sou totalmente leigo em programação - tenho um curso básico de Delphi e VisualBasic e estou no 1º ano do curso de Engenharia da Computação; neste primeiro semestre iniciamos em C++.
Já tive em mãos livros como "JAVA, como programar" dos Deitel e "Use a cabeça JAVA" de Sierra & Bates, entre outros. São ótimas fontes de conteúdo, porém creio que não necessitarei de todo ele para o meu intuito, e por isso estou aqui, pedindo a opinião de quem já possui alguma experiência.
Desde já agradeço a atençao!
o livro do Deitel é básico e fundamental para um aprendiz, nao só da linguagem Java como também da Tecnologia Java em geral.
É complicado dizer o que é necessário aprender de Java para começar com J2EE! Vai depender muito do que exatamente vocë quer fazer com JSP’s.
Se você já tiver bagagem em uma outra linguagem OO, então, as coisas serão mais fáceis.
[quote=Zakim]o livro do Deitel é básico e fundamental para um aprendiz, nao só da linguagem Java como também da Tecnologia Java em geral.
É complicado dizer o que é necessário aprender de Java para começar com J2EE! Vai depender muito do que exatamente vocë quer fazer com JSP’s.
Se você já tiver bagagem em uma outra linguagem OO, então, as coisas serão mais fáceis.[/quote]
Pelo visto a resposta parece ser mais abrangente do que imaginava…Porém qualquer coisa que me desse ao menos um foco, ou uma direção à seguir é de grande valia. Sei o quão extenso e demorado é um bom estudo de uma linguagem, mas devido a ENORME falta de tempo e a GRANDE cobrança por resultados, necessito de uma espécie de “cursinho intensivo” em java, com o fundamental para iniciar em JSP
É até difícil explicar minha solicitação.Nem imagino a resposta… :x
Ola lucas,
Comecei a estudar Java a uns 5 meses mais ou menos e tirei a certificação. Somente agora estou me achando pronto e capacitado pra aprender JSP. Tnato que estou estudando agora. pretendo nos proximos dois meses me tornar bom em Hibernate, Struts, Springs, e JSF. Acho que dá tempo sim. Tô estudando 6h por dia…
Recomendo o livro Head first! JSP&Servlets, da Kate Sierra.
Qualquer coisa manda MP.
[]'s!
[quote=Sergio Figueras]Ola lucas,
Comecei a estudar Java a uns 5 meses mais ou menos e tirei a certificação. Somente agora estou me achando pronto e capacitado pra aprender JSP. Tnato que estou estudando agora. pretendo nos proximos dois meses me tornar bom em Hibernate, Struts, Springs, e JSF. Acho que dá tempo sim. Tô estudando 6h por dia…
Recomendo o livro Head first! JSP&Servlets, da Kate Sierra.
Qualquer coisa manda MP.
[]'s![/quote]
Putz, querem o impossível de mim então! Meu curso na Faculdade é em periodo integral porém tenho folga em certas horas do dia, que é quando aproveito pra realizar meu trabalho no estágio. Trabalho este que exige conhecimento em JSP e que deve estar desenvolvido o máximo possível até o fim do ano.
Por isso tenho essa “pressa” em aprender java para me encaminhar o mais breve possível ao JSP.
Olha cara, voce pode fazer o velho esquema chamado “Bota a mão, aperta e arrocha que sai alguma coisa”. Vai codando qualquer coisa ai e aprendendo ja que a coisa é tão urgente. Mas nesse caso a regra sempre vale: fazer coisa apressada, aprender apressadamente, é aprender pouco e com erros.
Mas daqui até o final do ano acho que se voce focar e dar uma estudada planejada dá pra aprender sim Java e JSP sim. Até de um jeito intermediário.
[]'s!
Bom, existem dois materiais que vão levar você onde precisa:
Apostila da Caelum pra Java (mostra o necessário pra trabalhar)
Effective Java 2nd Edition -Prentice Hall (obrigatório).
O restante você aprende consultando.
Se for trabalhar apenas com JSP num vejo mal em usar o Head First JSP and Servlet (porém, ele é pra certificação e pouco prático para projetos reais). Eu aprendi mais com o Desenvolvendo Aplicações Web com JSP, SERVLETS, JAVASERVER FACES, HIBERNATE, EJB 3 PERSISTANCE E AJAX, do autor Edson Gonçalves (além deve responder dúvidas, se precisar de exemplos mais complexos, desde que o assunto esteja focado no livro, ele manda), por ser mais prático, voltado mais pro trabalho dia a dia, se dedicar boas horas por dia, termina ele em pouco tempo.
PS: num coloquei links porque cansei de copiar e colar, mas basta googlar que acha
Aprenda primeiro JAVA direito!!
Não adianta querer passar por cima dos conceitos básicos para chegar logo em algo mais “legal”.
Como você já tem o livro do Deitel, estude ele. Porém você pode pular algumas capitulos, como a parte de Swing por exemplo (já que seu foco é mais web).
Agora por fim, antes de aprender JSP, aprenda Servlet!! Porque hoje em dia um sistema só em JSP é quase que um tiro no pé.
Vou atrás do material aqui sugerido e por logo a “mão na massa”, já que tempo não é um luxo que disponho.
Obrigado a todos pelas sugestões!
o ponto mais importante é aprender de modo fluente os conceitos de OO e saber implementar esses conceitos. E o restante a galera ja falou acima, por exemplo no meu caso, apos a certificacao quando fui estudar JSP nao tive dificuldade nenhuma de entender o por que dos metodos, e por que nao tinha main na class Servlet etc… o que demorou um pouco era se acostumar com a nova sintaxe mais nada que com pratica++ solucionasse…
Acredito que meu estudo intenso para certificacao e com o objetivo de estudar para passar na scjp + aprender e nao passar + decorar ajudou bastante para estudar outra area, e assim percebi que se vc for estudar para jee, pme nao tem para onde correr a base do aprendizado está no java basico, muito coisa vc ja entende o porque seguindo os fundamentos da tecnologia…
flw!
[color=green]Olá.
Olha, eu estive em uma situação bem parecida com a sua.
Sabia o básico de Java, e comecei a trabalhar de cara com Aplicações web.
Aprendi meio que na “marra”. No tempo livre eu lia as apostilas da Caelum (todas).
Até.
[/color]
A maior dificuldade que vejo nas pessoas são os conceitos. Elas pegam um Deitel e acham que tem que engolir tudo aquilo pra saber Java. Esquece.
Se o pessoal que aprende PHP, Ruby e outros engolissem tudo que é possível ser feito, jamais aprenderiam.
O conceito da linguagem e as facilidades que a linguagem oferece é o mais importante. O livro Effective Java 2nd Edition é obrigatório, seja pra quem conhece ou não Java. Tem gente que programa da mesma forma a 4 anos e num percebeu que a linguagem tem mais facilidades.
O Deitel é sem dúvida um ótimo livro para referência e ponto final. Mas prefiro outros como Head First Java, apostila da Caelum e esse que citei.
Concordo plenamente.
Para mim esses livros sempre foram de consulta, nao adianta ler e achar que vai sair sabendo tudo que não vai, além de ser massante a leitura do mesmo, talvez você possa apenas aprender a sintaxe e esquecer do mais importante, O CONCEITO.