Ok… nesse caso então vamos considerar que não devemos praticar um valor hora de mercado, mas sim um valor baseado na complexidade da solução, o que vai tornar o valor hora compativel:
Sistema que qualquer estagiário faz = Valor hora baixo
Sistema complexo = Valor hora alto
Não vejo problemas, e acho até que desta forma, principalmente profissionais liberais trabalham… e tem até aqueles que ignoram o fato de estarem prestando serviço como se fosse uma empresa e cobram valores toscos como os R$ 100 para desenvolver um web site inteiro!
Eu não gosto de trabalhar desta forma, prefiro ver o valor baseado em um preço de mercado de empresa ou na minha hora e se ver que o orçamento é muito alto, nem fazer o serviço…
Mas afinal, quanto você acha que seria um valor justo por esse trabalho na região de são paulo??? R$ 1.000,00 ??? R$ 2.000,00 ??? E no interior do nordeste???
Camarada, sou de Curitiba. Embora haja teorias mirabolantes que o custo de vida aqui é de 60% de Sampa, não tenho como saber.
Lembrando, é ler XML em um diretório, processar as informações e salvar em um BD e imprimir NFs. Logo, creio que 30 horas é suficiente para criar uma pequena documentação (especificação de casos de uso, diagrama de classes e sequência), desenvolvimento, testes unitários e integrados.
Pelo nível de complexidade, que eu considero de baixo a médio, eu cobraria aí uns R$ 50/hora. Total = 1500.
Lembrando, estou em Curitiba e considero o projeto simples.
O que estiver fora disto, cobraria a parte (suporte à implantação, eventual treinamento e manutenção).
[quote]
Camarada, sou de Curitiba. Embora haja teorias mirabolantes que o custo de vida aqui é de 60% de Sampa, não tenho como saber.
Lembrando, é ler XML em um diretório, processar as informações e salvar em um BD e imprimir NFs. Logo, creio que 30 horas é suficiente para criar uma pequena documentação (especificação de casos de uso, diagrama de classes e sequência), desenvolvimento, testes unitários e integrados.
Pelo nível de complexidade, que eu considero de baixo a médio, eu cobraria aí uns R$ 50/hora. Total = 1500.
Lembrando, estou em Curitiba e considero o projeto simples.
O que estiver fora disto, cobraria a parte (suporte à implantação, eventual treinamento e manutenção). [/quote]
Ok… acho que a questão de horas (30, 60 ou 90 horas) é muito dificil prever sem ver os requisitos com mais detalhes… As vezes fazer uma simples formatação de NF leva uma semana toda, da mesma forma que as vezes é tão simples que se faz em 1 hora… meu feeling foi de 60 o seu de 30… eu poderia ter falado 20… e ambos estariam certos… afinal não temos os requisitos com detalhes…
Vamos pensar então no valor hora… você esta colocando R$ 50/hora… para SP esse valor é muito baixo (claro, tem quem pratique valores até muito inferiores, mas empresas sérias costumam cobrar no minimo R$ 60/hora)… Se considerarmos oque disse a respeito de 40% mais caro o custo de vida em SP, estariamos falando de R$ 70,00 / hora… o que não esta tão longe assim da hora média que é R$ 80,00…
Caro seria cobrar R$ 150,00 / hora para fazer um sistema desses… mesmo em SP…
Eu particularmente me acho um programador junior, posso cobrar esses mesmos valores ou o valor tem que ser menor?Estou levando em conta também a pressa do cliente em receber o aplicativo
Pressa aumenta o preço.
Quanto mais urgente, menos se pesquisa, mais caro se paga.
É a regra de 3, se um programador jr desenvolve um sistema em 50 horas a R$ 50 a hr, quantos dias serão precisos para o mesmo programdor desenvolver um sistema a R$ 100 a hr?
[quote=drsmachado][quote=jmmenezes][quote=drsmachado][pinguim mode: on]
Não cobre nada, faça open source e free. Deixe de pensar em dinheiro.
[pinguim mode: off]
Nessas horas o pessoal do open source/software livre some…
Pesquise a média de preço que um programador java da tua região cobra. Por que? Ora, não seja tolo, se você pedir muito acima disto, pode até fazer o sistema, mas será o último.[/quote]
Amigo… uma coisa é fazer algo livre por hobby, outra é fazer para meu uso e abrir… outra é fazer algo especifico para alguém! Inclusive é onde se ganha dinheiro… customização de software livre… e lembrando sempre: free as freedom not as free beer
Se ele desenvolver pro cara, o cara pagar, receber o fonte e depois quiser abrir, beleza… se ele der plenos direitos de licenciamento a quem comprar!
Agora, não vamos discutir os pqs de desenvolver algo tão especifico como software livre…
Em relação ao preço, sempre tem a ver com mercado… Você pode ser um mega-ultra-power programador, mas dificilmente conseguirá cobrar R$ 100/hora para desenvolver um sistema de salão de cabeleireiros que o cara consegue de graça pela internet e ainda o vizinho dele customiza em troca de R$ 50,00 …
[/quote]
A idéia é justamente fomentar este ponto de vista.
O pessoal viaja de uma maneira…
É preciso ter bom senso, ser justo.
Sua hora vale R$ 100, ótimo, cobre R$ 100.
Se valor R$ 50 ou R$ 300, cobre por isto.
Agora, se não vale tudo isso, seja honesto.
Embora isso possa parecer meio estranho, no Brasil, ser honesto ainda é uma virtude.
R$ 100 a hora, para fazer uma leitura de XMLs e por num banco de dados…[/quote]
Em SP nao e dificil uma consultoria cobrar cerca de 150 a hora de um profissional Senior. Entao, levando em conta que o dono do topico vai desenvolver e entregar o produto direto para a empresa esse valor/hora esta na verdade baixo ate!