Pessoal,me solicitaram o desenvolvimento de um sistema que importe/exporte os xml da nfe para o banco de dados e também que imprima a nota de acordo com o xml, não havera nenhum tipo de comunicação com a receita ou algo do genero, apenas das importações e exportações, vou usar JEE para o desenvolvimento, tenho que termina-lo o mais breve possivel, então,qual valor cobrar por um sistema como esse?
Quanto sai sua hora de trabalho?
Quantas horas você vai trabalhar nesse projeto?
Você irá dar suporte durante quantas horas?
Não tenho ideia de quanto cobrar por hora ou quanto vou demorar, mas não irei dar suporte, apenas desenvolver e entregar o sistema.
média da hora de um programador R$80,00 x o tempo que tu vai gastar…
Ah,então assim ja da pra calcular mais ou menos o valor que irei cobrar, valeu ela ajuda galera
[quote=JuniorMaia]média da hora de um programador R$80,00 x o tempo que tu vai gastar…[/quote]Isso Sênior né? Beeeem sênior! O.o
Eu diria que este é um preço “médio” de mercado, pensando como EMPRESA, que é como se deve pensar quando fazer um serviço free lance e não pensando como funcionário, ou funcionário PJ (onde tem X horas garantidas por mês).
Mesmo assim tudo é muito relativo… você pode também dar um desconto!
Acredito que um sistema destes você precise de pelo menos 60 horas… acho dificil fazer em menos tempo (1 semana, ou 40 horas acho que é pouco), pois sempre tem “pequenos detalhes”…
O preço, acho que depende muito para quem você vai vender, mas o justo seria em torno de R$ 5 mil, mas dependendo da região/cliente, talvez uns R$ 3 mil… Dependendo dos “detalhes”, pode cobrar até R$ 10 mil ou mais…
Pode jogar na faixa R$ 80-100,00/hora. Porque depois você irá perder mais algumas horas de suporte, realizando ajustes e etc.
[pinguim mode: on]
Não cobre nada, faça open source e free. Deixe de pensar em dinheiro.
[pinguim mode: off]
Nessas horas o pessoal do open source/software livre some…
Pesquise a média de preço que um programador java da tua região cobra. Por que? Ora, não seja tolo, se você pedir muito acima disto, pode até fazer o sistema, mas será o último.
Cobra valor fechado.
Faz essa conta baseado nos valores que o pessoal tá passando ai e arredonda para a próxima unidade de milhar por conta dos imprevistos.
[quote=drsmachado][pinguim mode: on]
Pesquise a média de preço que um programador java da tua região cobra. Por que? Ora, não seja tolo, se você pedir muito acima disto, pode até fazer o sistema, mas será o último.[/quote]
Amigo… uma coisa é fazer algo livre por hobby, outra é fazer para meu uso e abrir… outra é fazer algo especifico para alguém! Inclusive é onde se ganha dinheiro… customização de software livre… e lembrando sempre: free as freedom not as free beer
Se ele desenvolver pro cara, o cara pagar, receber o fonte e depois quiser abrir, beleza… se ele der plenos direitos de licenciamento a quem comprar!
Agora, não vamos discutir os pqs de desenvolver algo tão especifico como software livre…
Em relação ao preço, sempre tem a ver com mercado… Você pode ser um mega-ultra-power programador, mas dificilmente conseguirá cobrar R$ 100/hora para desenvolver um sistema de salão de cabeleireiros que o cara consegue de graça pela internet e ainda o vizinho dele customiza em troca de R$ 50,00 …
[quote=jmmenezes][quote=drsmachado][pinguim mode: on]
Pesquise a média de preço que um programador java da tua região cobra. Por que? Ora, não seja tolo, se você pedir muito acima disto, pode até fazer o sistema, mas será o último.[/quote]
Amigo… uma coisa é fazer algo livre por hobby, outra é fazer para meu uso e abrir… outra é fazer algo especifico para alguém! Inclusive é onde se ganha dinheiro… customização de software livre… e lembrando sempre: free as freedom not as free beer
Se ele desenvolver pro cara, o cara pagar, receber o fonte e depois quiser abrir, beleza… se ele der plenos direitos de licenciamento a quem comprar!
Agora, não vamos discutir os pqs de desenvolver algo tão especifico como software livre…
Em relação ao preço, sempre tem a ver com mercado… Você pode ser um mega-ultra-power programador, mas dificilmente conseguirá cobrar R$ 100/hora para desenvolver um sistema de salão de cabeleireiros que o cara consegue de graça pela internet e ainda o vizinho dele customiza em troca de R$ 50,00 …
[/quote]
A idéia é justamente fomentar este ponto de vista.
O pessoal viaja de uma maneira…
É preciso ter bom senso, ser justo.
Sua hora vale R$ 100, ótimo, cobre R$ 100.
Se valor R$ 50 ou R$ 300, cobre por isto.
Agora, se não vale tudo isso, seja honesto.
Embora isso possa parecer meio estranho, no Brasil, ser honesto ainda é uma virtude.
R$ 100 a hora, para fazer uma leitura de XMLs e por num banco de dados…
[quote=drsmachado][pinguim mode: on]
[/quote]
Cara, muito sem cabimento sua afirmação… e não, não sou “O pessoal do open source/software livre”. Pare pra pensar por 1 minuto na forma que você colocou sua ideia.
Quanto ao valor do Software ainda tem que levar em conta a região do desenvolvimento e o valor agregado em cima do produto que você vai vender.
É crítico para quem está te contratando ??? Ele vai ganhar dinheiro com isso ??? Vai economizar dinheiro com isso ??? Ou é um simples organizador de declarações que ele quer ???
Tudo isso vai influenciar no seu futuro compromisso para com esse Software. Não caia no engano de “Vou vender e nunca mais vou mexer…” Isso quase nunca é verdade… rsrsrsrs
Sucesso no projeto
[quote=drsmachado][quote=jmmenezes][quote=drsmachado][pinguim mode: on]
[/quote]
A idéia é justamente fomentar este ponto de vista.
O pessoal viaja de uma maneira…
É preciso ter bom senso, ser justo.
Sua hora vale R$ 100, ótimo, cobre R$ 100.
Se valor R$ 50 ou R$ 300, cobre por isto.
Agora, se não vale tudo isso, seja honesto.
Embora isso possa parecer meio estranho, no Brasil, ser honesto ainda é uma virtude.
R$ 100 a hora, para fazer uma leitura de XMLs e por num banco de dados…[/quote]
Ok… acho legal discutir a respeito disso… mas acho que a questão preço é relativo, não só ao que vai fazer, mas também para quem…
R$ 100 a hora para fazer leitura de XML e por num banco de dados pode parecer muito, por outro lado, se pensar como empresa, nunca cidade como São Paulo, se o cliente esta localizado em uma região onde um dia de estacionamento custa R$ 30,00 … e você pensar como empresa, que vai ter que receber este dinheiro (e muitas vezes ter de recolher impostos sobre ele) e não tem nenhum beneficio nem nada… é o valor que as empresas cobram!
Ta cheio de cara que faz seu website inteiro por R$ 100,00 também…
É relativo!
jmmenezes, perfeitamente de acordo. Por isso coloquei a questão da honestidade. Ser honesto não é conceder desconto de 40%. É cobrar o que realmente vale.
Eu sou um dos mais críticos quando o assunto é valor. Acho ridículo webmasters oferecerem sites a R$ 100, 200 com 3 páginas, layout e tudo mais. Cadê a valorização do pessoal.
Agora, seo sujeito terá custos para poder desenvolver, claro que ele deve inserir isso como composição de preço.
Mão de obra + custos + lucro = preço, tendo em vista que se trata de serviço.
Eu sempre faço assim, mínimo de 3 horas, por um valor que é a soma do que eu acho justo como mão de obra + percentual relativo à meus custos (telefone, internet, energia elétrica), alimentação e o lucro.
Se quiser aceitar, aceita, senão, procure outro.
[quote=adriano_si][quote=drsmachado][pinguim mode: on]
[/quote]
Cara, muito sem cabimento sua afirmação… e não, não sou “O pessoal do open source/software livre”. Pare pra pensar por 1 minuto na forma que você colocou sua ideia.
Quanto ao valor do Software ainda tem que levar em conta a região do desenvolvimento e o valor agregado em cima do produto que você vai vender.
É crítico para quem está te contratando ??? Ele vai ganhar dinheiro com isso ??? Vai economizar dinheiro com isso ??? Ou é um simples organizador de declarações que ele quer ???
Tudo isso vai influenciar no seu futuro compromisso para com esse Software. Não caia no engano de “Vou vender e nunca mais vou mexer…” Isso quase nunca é verdade… rsrsrsrs
Sucesso no projeto [/quote]
Parece que o pessoal está sem senso de humor hoje…
Fiz a piada com base nos preços que sugeriram acima, para cada hora.
Pelo preço, pensei que o tópico falasse sobre construir um cubo olap e desenvolvimento de BI.
[quote=drsmachado][quote=adriano_si][quote=drsmachado][pinguim mode: on]
[/quote]Parece que o pessoal está sem senso de humor hoje…
Pelo preço, pensei que o tópico falasse sobre construir um cubo olap e desenvolvimento de BI.[/quote]
Foi mal… rsrsrsrsrs realmente boiei no senso de humor…
Abs []
[quote=drsmachado]jmmenezes, perfeitamente de acordo. Por isso coloquei a questão da honestidade. Ser honesto não é conceder desconto de 40%. É cobrar o que realmente vale.
Eu sou um dos mais críticos quando o assunto é valor. Acho ridículo webmasters oferecerem sites a R$ 100, 200 com 3 páginas, layout e tudo mais. Cadê a valorização do pessoal.
Agora, seo sujeito terá custos para poder desenvolver, claro que ele deve inserir isso como composição de preço.
Mão de obra + custos + lucro = preço, tendo em vista que se trata de serviço.
Eu sempre faço assim, mínimo de 3 horas, por um valor que é a soma do que eu acho justo como mão de obra + percentual relativo à meus custos (telefone, internet, energia elétrica), alimentação e o lucro.
Se quiser aceitar, aceita, senão, procure outro.[/quote]
Exato…
Só que a questão honestidade também é relativa (não esta diretamente ligada a um valor de mercado)… se um serviço que você for fazer em 1 semana (40 horas), e você cobrar R$ 20 mil ou seja R$ 500,00 hora, mas ninguem mais consegueria fazer ou até mesmo cobraria mais caro que isso, você estaria sendo desonesto??? Uma coisa é cobrar o preço de mercado para fazer CRUDs, outra para fazer coisas bem especificas!
Eu trabalho da seguinte maneira:
Tenho que ganhar o minimo que me pagam na empresa que trabalho, caso contrário, é melhor fazer hora extra! (salvas excessões de projetos que agreguem outra coisa)… e acrescento 30% no valor, por estar trabalhando como empresa (assumindo todos os riscos), depois considero a importância do projeto, complexidade, etc… tudo isso da mesma forma que aumenta meu risco, tem de aumentar o valor, pois será mais dificil concorrência no mercado… Se o orçamento for muito alto, prefiro nem fazer e jogar aberto com o cliente. Outro dia, me pediram para fazer um sistema que demoraria uma semana, pois tinha serviço braçal e também operacional de escanear imagens por exemplo… falei para a pessoa que não iria nem passar orçamento… qualquer estagiário COM MINIMO CONHECIMENTO conseguiria fazer aquele sistema COM QUALIDADE e não cobraria mais de R$ 1.000,00 por isso. Em virtude de quanto ganho e o tempo que demoraria mesmo tendo pouca complexidade, não conseguiria fazer por menos de R$ 4.000,00 … abri o jogo, expliquei a situação para a pessoa, etc… se ela quisesse pagar os R$ 4.000,00 (que óbvio não quis), blz… seria desonesto de minha parte querer justificar cobrar os R$ 4.000,00 em algo que realmente não vale isso.
Da mesma forma que um peão de obra que fica o dia todo virando massa ganha R$ 25,00 por dia, e um azuleijista (não sei se é assim que se escreve) ganha os R$ 100 por dia… não vale a pena contratar o segundo para o serviço do primeiro!
Já cobrei valores que no final resultaram em torno de R$ 500/hora que com certeza o cliente não conseguiria por menos, da mesma forma que já teve serviço que indiquei outras empresas, pois eu não tinha o conhecimento necessário para desenvolver com a qualidade esperada, por falta de experiência naquela solução especifica.
[quote=adriano_si][quote=drsmachado][quote=adriano_si][quote=drsmachado][pinguim mode: on]
[/quote]Parece que o pessoal está sem senso de humor hoje…
Pelo preço, pensei que o tópico falasse sobre construir um cubo olap e desenvolvimento de BI.[/quote]
Foi mal… rsrsrsrsrs realmente boiei no senso de humor…
Abs [][/quote]
Não, a piada foi ruim mesmo.
jmmenezes, é nesse ponto que quero chegar.
Alguém que faça um sistema para ler xml e colocar em um bd tem aos montes aí.
Quanto mais complexo o sistema, quanto mais ele exigir da expertise de quem o faz, realmente deve ser cobrado pelo que vale.
Claro que eu estou considerando a breve descrição da situação e a minha realidade. Abrangendo os diversos pontos que conheço.