Quanto tempo você fica numa empresa?

1. a maioria dos RH das empresas não se importam, a não ser que você tenha deixado alguém na mão ou colocado na justiça, o turnover é normal na nossa área, para a maioria nós somos apenas carne de vaca

2. as pessoas que mudam muito não tem problema porque senão seria a maior parte dos desenvolvedores com problema, o que acontece é que essas pessoas ainda não conseguiram abstrair que problemas existem, cabe a cada um saber como lidar com eles, já que nem sempre eles serão resolvidos e nem dependem de você

Já trabalhei como coordenador que realizava contratações…hj em dia coordeno tb, mas não estou ligado diretamente as contratações…na epoca em que selecionava curriculuns levava em consideração o “pula-pula” de galho do profissional…e pensava em o quanto confiança poderia depositar nele e qual a chance desta pessoa me deixar na mão quando o projeto estiver pipocando…o cara pode ter saído de uma empresa por N motivos…mas sair sempre com pouco tempo de permanência…tenho minhas ressalvas. Ao meu ver isso implica negativamente sim.

ate mais…

[quote=richardpeder]Já trabalhei como coordenador que realizava contratações…hj em dia coordeno tb, mas não estou ligado diretamente as contratações…na epoca em que selecionava curriculuns levava em consideração o “pula-pula” de galho do profissional…e pensava em o quanto confiança poderia depositar nele e qual a chance desta pessoa me deixar na mão quando o projeto estiver pipocando…o cara pode ter saído de uma empresa por N motivos…mas sair sempre com pouco tempo de permanência…tenho minhas ressalvas. Ao meu ver isso implica negativamente sim.

ate mais…[/quote]

Eu acho que ficar no pula-pula realmente denota imaturidade profissional e falta de tato ao lidar com os problemas da nossa área. O que eu quis dizer é a maioria das consultorias não se importam desde que você não tenha saído de forma brusca ou então levado para a justiça. Tem muita vaga na nossa área e está cada vez mais difícil achar profissionais, principalmente bons profissionais… 8)

Uma ótima discussão, um tema bem delicado.

Eu tenho 1 ano e 6 meses de casa (mesma empresa, 1ano estagio + 6 meses clt ) , faltando ainda 1,5 anos pra me formar. E já me questionei sobre os desafios, pois aqui trabalhamos com um sistema ERP que não é vendido, é alugado a nossos clientes. Portanto não trabalhamos com projetos ou prazos apertadissimos. Trabalhamos com manutenção e personalização pro cliente. E claro que algumas novas implementações e pesquisas. Nosso sistema é desktop e agora que está sendo portado pra web.

Confesso a vocês que já me questionei quanto aos novos desafios, mas é como já foi dito acima se eles não aparecem, eu corro atras deles. Estou sempre buscando formas de melhorar os processos da empresa, dessa form são desafios que busco. Já recebi outras propostas equivalentes ou melhores, mas não deixei a empresa atual por ser um excelente ambiente de trabalho. É complicado ficar saltando de galho em galho, ainda mais no interior ( Araraquara ). Vou me formar e me questiono se parto pro mercado de SP ( onde existem salários astronomicos, mas a correria é tremenda ) ou fico no interior onde o salário não se equipara, porem a qualidade de vida é melhor.

E apesar das reclamações sobre o mercado, a maré ainda ta pra nós profissionais de TI, tem muito emprego… falta é gente boa pra preenche-los.

Abs

Estou a 1 ano e 6 meses na mesma empresa e, apesar de não pagar bem, me dá oportunidade de crescimento. Aqui na empresa tem uma cultura muito grande de ajudar o outro a aprender, inclusive com um profissional aqui que dá muita assistência na hora de tirar certificações (ele tem experiência nisso, já acumula 14). Outra coisa que me fez recusar algumas propostas que pagam melhor é o ambiente de trabalho, que é muito bom, e a flexibilidade de horário. Acontece muito deles pedirem pra esticar um pouco o horário, ou trabalhar fds, mas qnd vc precisar atrasar ou até mesmo faltar, é sem stress. Acho que pensar em só quanto paga é muito restrito. Saí de uma empresa que pagava melhor, mas lá era tudo muito mais burocrático, tudo muito limitado, e as equipes trabalhavam muito na base do “eu cuido do meu, vc cuida do seu”.

mias ou menos 1 anos …

acho que o windsofhell e André fonseca mencionaram boas informações para este tópico.

o que existe também é a euforia por parte das empresas ou gestores destas que acabam entrando neste mérito seja por problemas de oportunidade, organização, infra-estrutura, cultura organizacional, novos projetos ou tecnologias e diversos desajustes que nas condições de CNTP do profissional ele acabe migrando em pouco tempo para outra empresa.

aconteceu comigo passar 3 meses em uma empresa, apos ter recebido uma proposta melhor de desafio por outra. acabei aceitando, mas nao tenho intencao nenhuma de sair, inclusive apareceram oportunidades mas preferi indicar colegas proximos para as propostas que recebi, como sempre tenho feito.

tuda na vida é uma fase e não existe regra oficial para isto. O importante é balancear, mesmo quando ocorrem e/ou estão para ocorrer muitas mudanças.

editado: depois de revisar minha citação, me lembrei que o engraçado e que acontece é:

[quote]1. Empresas procuram profissionais e não acham, e reclama que falta profissionais qualificados e quando acham não pagam nem perto do que merecem.
2. Profissionais reclamam das empresas que pagam mal e que não existe inovação ou novos desafios/oportunidades e acabam migrando para novos desafios/empresas.
[/quote]

Este paradoxo é um pouco do reflexo que vejo acontecer na maioria das pessoas que trabalham com informática no Brasil, no qual me incluo.

Respondendo ao post do meu caro amigo bateirista andrepestana, para mim o importante é numca ficar na zona de conforto, numca se estabilizar em um cargo, ou em uma responsabilidade, acredito q 1 ou 2 anos é o tempo q vc tem pra mostrar seu trabalho, se a empresa não te dar o devido valor, tem mais é q sair mesmo.

Para mim a hora de mudar é quando:

:arrow: Você está a muito tempo em um projeto sem desafios, sem inovação e está de saco cheio e não há pespectiva de ter um projeto novo para ti tão cedo.

:arrow: Quando você perceber que na empresa atual não há pespectiva de melhoras, por mais que você se esforce.

Acho que esses dois motivos são cruciais para a saída de um pessoa de uma empresa, e isso não se resume àpenas a TI.

[quote]Para mim a hora de mudar é quando:

Você está a muito tempo em um projeto sem desafios, sem inovação e está de saco cheio e não há pespectiva de ter um projeto novo para ti tão cedo.

Quando você perceber que na empresa atual não há pespectiva de melhoras, por mais que você se esforce.

Acho que esses dois motivos são cruciais para a saída de um pessoa de uma empresa, e isso não se resume àpenas a TI. [/quote]

É exatamente isso que eu penso.

Já sai de duas empresas por causa disso, sempre os mesmo tipos de problemas, falta de perspectiva de promoção e falta de desafios. Vc fica acomodado e deixa de aprender muita coisa, isso é prejuizo.

Hehehe… não tinha visto esse seu post, Denis!

Tb penso isso. O problema é quando essa falta de desafios/perspectivas acontece com 6 meses de empresa… huahauhua

Acho que o ponto de vista muda … a medida que as pessoas envelhecem…

A 15 anos na mesma instituição…

fw

[quote=Kenobi][quote=javaman00][quote=andrepestana]Às vezes me pergunto se tenho algum problema pq não aguento ficar por muito tempo numa empresa. Em média fico um ano e já dá vontade de partir para outra (novos desafios… huhauuaua). O problema é que até hoje tirei poucas férias na minha vida e não sei se acaba sendo um aspecto muito bom ter mudado tanto de emprego.

E vcs? Mudam muito?

abraço,[/quote]

Olha amigo vou falar uma coisa pro ce… Não que eu seje um ótimo profissional em JAVA, mais a coisa está feia. Encontrar um ambiente ideal para se desenvolver e desenvolver. TA MUITO DIFICIL. (PONTO)

<EDITADO>
ah, ai eu acabo mudando. e aumentando meu skill rsss

[/quote]

Realmente a maior parte das empresas empregadoras não possuem o seu core tecnologia e sim um meio para atingir seus objetivos. Acontece que desprezam o capital intelectual empregado nas soluções. Não há espaço exclusivo e muitas vezes os desenvolvedores precisam coexistir com área comercial num mesmo andar, colado lado à lado. Isso é terrível !! Isolar a equipe de desenvolvimento, num ambiente que tenha paz para executar uma linha de raciocínio é essencial !!
[/quote]

Huauahuahuahuhaua
Cara… já trabalhei numa sala que também era a expedição da empresa. Desenvolvimento e expedição. Acabou rolando a minha expedição. Era o verdadeiro inferno.

Abraços.

[quote=Kenobi][quote=javaman00][quote=andrepestana]Às vezes me pergunto se tenho algum problema pq não aguento ficar por muito tempo numa empresa. Em média fico um ano e já dá vontade de partir para outra (novos desafios… huhauuaua). O problema é que até hoje tirei poucas férias na minha vida e não sei se acaba sendo um aspecto muito bom ter mudado tanto de emprego.

E vcs? Mudam muito?

abraço,[/quote]

Olha amigo vou falar uma coisa pro ce… Não que eu seje um ótimo profissional em JAVA, mais a coisa está feia. Encontrar um ambiente ideal para se desenvolver e desenvolver. TA MUITO DIFICIL. (PONTO)

<EDITADO>
ah, ai eu acabo mudando. e aumentando meu skill rsss

[/quote]

Realmente a maior parte das empresas empregadoras não possuem o seu core tecnologia e sim um meio para atingir seus objetivos. Acontece que desprezam o capital intelectual empregado nas soluções. Não há espaço exclusivo e muitas vezes os desenvolvedores precisam coexistir com área comercial num mesmo andar, colado lado à lado. Isso é terrível !! Isolar a equipe de desenvolvimento, num ambiente que tenha paz para executar uma linha de raciocínio é essencial !!
[/quote]

Huauahuahuahuhaua
Cara… já trabalhei numa sala que também era a expedição da empresa. Desenvolvimento e expedição. Acabou rolando a minha expedição. Era o verdadeiro inferno.

Respondendo a questão. Normalmente fico de 2 a 3 anos. Mas agora busco a estabilidade com bom salário, devido a família.

Abraços.

[quote=Dieval Guizelini]Acho que o ponto de vista muda … a medida que as pessoas envelhecem…

A 15 anos na mesma instituição…

fw[/quote]

Sim André, depois de uma certa idade você não procura mais tanto desafio… 8)