acho que o windsofhell e André fonseca mencionaram boas informações para este tópico.
o que existe também é a euforia por parte das empresas ou gestores destas que acabam entrando neste mérito seja por problemas de oportunidade, organização, infra-estrutura, cultura organizacional, novos projetos ou tecnologias e diversos desajustes que nas condições de CNTP do profissional ele acabe migrando em pouco tempo para outra empresa.
aconteceu comigo passar 3 meses em uma empresa, apos ter recebido uma proposta melhor de desafio por outra. acabei aceitando, mas nao tenho intencao nenhuma de sair, inclusive apareceram oportunidades mas preferi indicar colegas proximos para as propostas que recebi, como sempre tenho feito.
tuda na vida é uma fase e não existe regra oficial para isto. O importante é balancear, mesmo quando ocorrem e/ou estão para ocorrer muitas mudanças.
editado: depois de revisar minha citação, me lembrei que o engraçado e que acontece é:
1. Empresas procuram profissionais e não acham, e reclama que falta profissionais qualificados e quando acham não pagam nem perto do que merecem.
2. Profissionais reclamam das empresas que pagam mal e que não existe inovação ou novos desafios/oportunidades e acabam migrando para novos desafios/empresas.
Este paradoxo é um pouco do reflexo que vejo acontecer na maioria das pessoas que trabalham com informática no Brasil, no qual me incluo.