Que ferramenta você utiliza para diagramação UML?

Olá pessoal 8)
Inicialmente, estou trabalhando com o “Enterprise Architect” (EA), o que recomendo já que é muito bom, prático e versátil. Agora, se você está procurando o MELHOR, com certeza é o Rational Rose Enterprise. Pode ser o mais pesado, mas é o melhor… :idea:

Rose é uma ferramenta muito antiga. Nem sei porque a IBM ainda comercializa. É pesada, é UML 1.4, gcm é péssimo. Aconselho o EA.

Para um brainstorm perfeito. Mas para fazer parte da documentação do projeto (seja a que for usada apenas pelo desenvolvimento ou entregue ao cliente) acredito que deva ter isso de uma forma digital, até mesmo para ficar facil editar isso depois.

Os projetos geralmente não morrem depois de entregues. Tem-se as melhorias, correções e migração, e muitas vezes são outras equipes que fazem isso.

Zuera sua né ?!
Use pelo menos um programa de desenho vetorial. :shock:

StarUML is an open source project to develop fast, flexible, extensible, featureful, and freely-available

http://www.staruml.com

É o que eu uso, tem tudo.

Sim, e alguma vez vc ja pegou um projeto que foi deixado por outra equipe e pensou “puxa, a primeira coisa que eu preciso fazer eh ler o UML!”?

Enterprise Architect ( EA ).

Tem total suporte a UML 2.1, mais outros diagramas que não fazem parte da UML, como diagrama para desenhar protótipos de telas.

BB - Bom e barato.

http://www.sparxsystems.com/

Sim, e alguma vez vc ja pegou um projeto que foi deixado por outra equipe e pensou “puxa, a primeira coisa que eu preciso fazer eh ler o UML!”?[/quote]

Não disse que o UML é a primeira coisa ou a coisa mais importante para se olhar em um projeto.

Mas eu acho que ajuda bastante você olhar um diagrama de classes do seu dominio, mesmo que você já conheça o projeto. Desde que esteja atualizado, mas se for para fazer um diagrama deste e não manter atualizado é melhor não fazer mesmo.

Se você prefere não ter um diagrama deste e sempre olhar o código, ou conversar com alguém olhando o código, ou só de cabeça, beleza. Tenho certeza que consegue fazer isso muito bem, senão não teria chegado onde chegou. :wink:

Eu penso que vcs deveriam encarar a UML apenas como meio de mostrar a um leigo (o dono do projeto) o que cetras coisas fazem ou funcionam, pra facilitar a comunicação, uma “interface” comum entre o cara técnico e o cara de negócios, e não se preocupar em fazer os diagramas refletirem o código físico do projeto.

E se precisa de um trambolho pra desenhar… http://www.netbeans.org/features/uml/index.html

JUDE…

tem tb o PowerDesigner, mas este é pago.

O que você acha em dar uma olhada na suite de testes para saber as funcionalidades do sitema? Caso não exista nada, é muito simples usar um Jude da vida pra fazer engenharia reversa. Caso já existam os tais diagramas, haverá 99% de chance de estar desatualizado.

O mito dos diagramas atualizados :slight_smile:

EU voto no EA, mas realmente não gosto de usar estes diagramas para refletir o codigo e sim para ajudar no entendimento de alguma funcionalidade.

Quando sou obrigado a entregar uso a famosa engenharia reversa.

O que você acha em dar uma olhada na suite de testes para saber as funcionalidades do sitema? Caso não exista nada, é muito simples usar um Jude da vida pra fazer engenharia reversa. Caso já existam os tais diagramas, haverá 99% de chance de estar desatualizado.[/quote]

Oh povo estressado e que enxerga de um lado só. :roll:
Eu disse que ter um diagrama uml atualizado é mais uma ferramenta que pode facilitar a vida.
Se você prefere apenas olhar a suite de testes, ok.

O que você acha em dar uma olhada na suite de testes para saber as funcionalidades do sitema? Caso não exista nada, é muito simples usar um Jude da vida pra fazer engenharia reversa. Caso já existam os tais diagramas, haverá 99% de chance de estar desatualizado.[/quote]

Oh povo estressado e que enxerga de um lado só. :roll:
Eu disse que ter um diagrama uml atualizado é mais uma ferramenta que pode facilitar a vida.
Se você prefere apenas olhar a suite de testes, ok.

[/quote]
Ops, não houve stress, somente uma opinião. E falando em opinião, IMO diagrama UMl atualizado é praticamente utopia. Eu nunca vi. Sempre no começo fica lindo e depois de algumas semanas ou meses tudo desatualizado.

Quando preciso, uso o Enterprise Architect… Mas também gosto do Together Architect…

[quote=juzepeleteiro]Magic Draw!

Agora, esse negocio de engenharia reversa, inversa e de cabeça pra baixo nunca funcionou e nem deve.

Eu acredito que você não deve modelar seu código, mas sim a ideia. UML não é nada mais, que uma linguagem visual para comunicar.

Eu nunca vi uma representação UML do código ajudar…[/quote]

se for pensar em ferramenta mesmo, MagicDraw++

mas realmente nada substitui papel ou a lousa branca…rs

A última versão do Netbeans vem com essa funcionalidade para você criar um projeto de UML, eu achei bem interessante.