Que ferramenta você utiliza para diagramação UML?

Estou procurando uma ferramenta para diagramação UML e ainda não achei uma que me satisfaça! Já vi o Rose, Jude, Poseidon etc…

Gostaria de alguma que me permitisse utilizar o generics do java e gerar codigo e fazer engenharia reversa por isso gostaria de saber que ferramenta UML vcs estão usando e o que ela tem de bacana???

Abraços…

Não sei que SO vc usa … mas segue a dica:

[quote=grustk]Não sei que SO vc usa … mas segue a dica:
http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20060523.php[/quote]

Vc já usou ou usa isso? Da ultima vez que eu dei uma futucada nele, ele tinha mais BUG que o WINDOWS!!

Magic Draw!

Agora, esse negocio de engenharia reversa, inversa e de cabeça pra baixo nunca funcionou e nem deve.

Eu acredito que você não deve modelar seu código, mas sim a ideia. UML não é nada mais, que uma linguagem visual para comunicar.

Eu nunca vi uma representação UML do código ajudar…

Eu não uso profissionalmente, mas já dei uma olhada e achei bem interessante a parte de UML do Sun Enterprise 8. Acho uma boa você dar uma olhada também.
Abraço.

eu uso:

ENTERPRISE ARCHITECT 6.1 também conhecido com EA.

http://www.sparxsystems.com/

Tudo o que vc precisa, por um preço acessivel.

Temuma versão demo no site.

Compraram umas licenças do EA aqui e eu tô gostando bastante, o baguio só falta fazer café…
O que eu mai gostei dele é que na modelagem de classes, ele já tem uma lista dos design patterns do GoF, e implementa um exemplo para você trabalhar em cima, mas além disso ele ainda faz uma caralhada de coisas…

utilizo JUDE e até agora atendeu as minhas necessidades , mas o Enterprise Architect e muito bom pena é o preço mas só roda em Windows , tentamos rodar Enterprise no Linux com emulador Windows foi uma catastrofe …utilizo o JUDE devido indepedencia de platafroma desenvolvido em JAVA …

Todo UML, e modelagem em geral, que eu preciso fazer, uso lapis, borracha e papel. Muito mais produtivo e facil de usar. Se precisar armazenar digitalmente o resultado, tiro foto.

O problema no JUDE é o engenharia reversa quando funções tem throws. A ultima vez que eu olhei ele ele tava na versão 2.5.1

Vou dra uma olhada no EA pelo o que vcs falaram parece bom…

hehehe muito bom!

Acho que o único problema é que depois de armazenar digitalmente quiser alterar alguma coisa tem que desenhar tudo de novo :slight_smile:

Rose!

EHhehe é doido , vc entrega assim para o cliente ??? :shock:

hehehe muito bom!

Acho que o único problema é que depois de armazenar digitalmente quiser alterar alguma coisa tem que desenhar tudo de novo :)[/quote]

Que rose voce usa?? roda no xp home??

Mas essa é a ultima versão …

No JUDE qndo vc define uma classe <<interface>> qndo vc gera o código para o JAVA o JUDE interpreta que aquela classe é uma interface e que vc ira implementar todos os metodos dela , na verdade a classe é fronteira que seria uma tela(JMenu,JTextField) …

O problema no JUDE é o engenharia reversa quando funções tem throws. A ultima vez que eu olhei ele ele tava na versão 2.5.1[/quote]

[quote=brunohansen][quote=grustk]Não sei que SO vc usa … mas segue a dica:
http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20060523.php[/quote]

Vc já usou ou usa isso? Da ultima vez que eu dei uma futucada nele, ele tinha mais BUG que o WINDOWS!![/quote]
Na verdade não usei, mas dei uma olhada e achei bm interessante … agora … c como dizes está cheio d bugs … :shock:

[quote=ramilani12]EHhehe é doido , vc entrega assim para o cliente ??? :shock:
[/quote]

Quase todos diagramas da UML não tem muito valor depois do sistema estar pronto, fora que 99% dos clientes pedem documentação porque alguem falou que é importante ter e nunca vão se quer ler.

Além disso, qual o problema de entregar fotos digitais dos diagramas? Se precisar editar existe sempre o paintbrush.

Por falar nisso, para editar melhor papel mesmo, pq o melhor para mudar a maioria dos diagramas é desenhar eles novamente incluindo os novos conceitos - ajuda a revisar e verificar se está bom. Claro que se vc estiver usando uma ferramenta CASE que custa mais por mês que seu salário não rola toda essa produtividade.

Discordo de que editar papel seja mais fácil. Eu costumo modificar meus diagramas incrementalmente, na tela mesmo.

O que me irrita na maior parte das ferramentas de diagramação UML é que, em geral, elas são pesadas e burocráticas e acabam me impedindo de “fazer logo” o que eu quero fazer - uns quadradinhos com eventuais métodos dentro, só para visualizar algumas relações, ter umas idéias e ver se não tem nada que eu não entendi ou que está muito errado.

Enfim, eu gosto muito do umbrello. É razoavelmente leve, razoavelmente rápido, não dá muito pau e é grátis.

http://uml.sourceforge.net/, ou apt-get install umbrello :slight_smile:

Abraços,

[quote=louds]
Por falar nisso, para editar melhor papel mesmo, pq o melhor para mudar a maioria dos diagramas é desenhar eles novamente incluindo os novos conceitos - ajuda a revisar e verificar se está bom. Claro que se vc estiver usando uma ferramenta CASE que custa mais por mês que seu salário não rola toda essa produtividade.[/quote]

Uma licença do EA custa US$ 300,00. Cara, vc tá ganhando mal… :smiley:

Fora a piada, bom, dá para fazer no papel e dá para fazer na ferramenta, agora dizer que revisar um diagrama refazendo no papel é mais produtivo que fazer na ferramenta aí é forçar a barra. Imagine que você precise da classe Pedido em 10 diagramas. Será que é mais fácil fazer esses 10 diagramas no papel? Na ferramenta é arrastar e soltar.

Não leve o Scott Ambler tão a sério. Se o seu cliente exige os diagramas como artefato compre uma ferramenta. Mesmo que os diagramas não valham mais nada no fim do projeto, para entregar pro seu cliente ele ficaria mais contente em receber um ModeloWeb, não uma foto de um diagrama em papel.