Que livro comprar para aprender C++?

Gostaria de saber a opinião de vocês, qual livro devo comprar para apreender C++, considerando que sou iniciante, sei um pouco de Ruby, e pouco de lógica de programação.

O livro deve ser em português, pois meu inglês não é forte o suficiente, a ponto de ler um livro inteiro em english.

Se possível, gostaria que o autor abordasse uma didática, em que não precise ficar toda a hora compilando, e testando os códigos, pois a minha intenção é le-lo quando estiver viajando, etc.

Estou querendo apreender C++, pois é uma linguagem, digamos de baixo nível, com performance boa, mas com código acessível e fácil, pelo menos é o que ouvi falar sobre.

Não tenho necessidade de saber “tudo” da linguagem, pois se faltar alguma coisa aqui, outra lá, me viro com o Google.

E outra coisa, tem muita diferença entre a 3ª e a 5ª edição do C++ Como Programar de Deitel? Por que a diferença de preço é grande!

3ª Edição do Livro:
http://www.relativa.com.br/livros_template.asp?Codigo_Produto=542&Livro=C++:%20Como%20Programar%20(3�%20Edi��o)&Autor=M.D.%20DEITEL,%20PAUL%20J.%20DEITEL

5ª Edição do Livro:
http://www.relativa.com.br/livros_template.asp?Codigo_Produto=49938&Livro=C++%20%20COMO%20PROGRAMAR%205�%20Edi��o%20-%20Acompanha%20CD&Autor=DEITEL

E se caso, alguem souber outra loja on line com preços acessiveis e/ou outras opções de livros, ficaria grato pela sugestão.

Obrigado pela atenção.

A 3º edição é de 2001 e a 5º edição de 2006.

Desde 2001 até hoje, o C++ passou por 2 padronizações, uma em 2003 e outra em 2009.

Se eu fosse você com certeza compraria a última edição por ser mais atualizada.

Se bem que, eu acho que já está para ser traduzida a versão 2010 do livro (7º edição), levando em conta que o livro de Java 6º edição foi lançado praticamente junto com o de C++ 5º edição e esse ano já lançaram a 8º edição traduzida do livro de Java (parece que só traduzem o livro a cada 2 edições)

Quanto ao preço, nunca comprei nessa loja porém os preços dela parecem ser os mais baixos: http://www.ciadoslivros.com.br/produtos.asp?desc=C-COMO-PROGRAMAR&produtoid=209149

Gostaria da opininião de quem ja comprou nessa loja, se o livro chegou fechado direitinho, sem atraso e em perfeito estado.

Abraços.

Não se engane, c++ é uma linguagem de alto nível. A que é de médio nível é a c. A vantagem do uso do c++ vem de que ela não é limitada e seus compiladores geram código muito enxuto.

O deitel realmente é muito bom. Comprei esse livro em 2004, e não me arrependi não.

Ficaria com a 5ª edição por ser mais nova e ter atualizações!
Se desse ficaria com as duas!

vlw
abs

Fácil? Está de brincadeira. De qualquer maneira, apesar de trabalhar há quase 20 anos com C e C++, não me considero nenhum “master” - sempre acho alguma coisa esquisita que tenho de aprender. Uma coisa que tive de aprender faz uns 2 anos é como usar a biblioteca Boost.

Acho que ele quis dizer “mais fácil que o C”. Mas realmente, as duas linguagens não são fáceis. É programação orientada a cabelos no peito!

Então realmente vale a pena, pagar cerca de 110 reais a mais pela 5ª Edição do Deitel, em vez da 3ª?

E eu disse que C++ era fácil, no sentido da sintaxe dela ser mais acessível, menos complexa que outras, assim como a do Ruby é em geral mais fácil de ser memorizada que a do C++. Sei que C++ é uma linguagem com conteúdo enorme e com grande potencial.

E outra coisa, agora não relacionada diretamente ao livro, quantos livros, do porte do Deitel por exemplo, eu teria de ler e apreender, para poder fazer projetos ou programas de médio porte, ou seja, para já ter condições de ocupar uma vaga de programador numa empresa?

[quote=Luiz Niedermier Custodio]Então realmente vale a pena, pagar cerca de 110 reais a mais pela 5ª Edição do Deitel, em vez da 3ª?

E eu disse que C++ era fácil, no sentido da sintaxe dela ser mais acessível, menos complexa que outras, assim como a do Ruby é em geral mais fácil de ser memorizada que a do C++. Sei que C++ é uma linguagem com conteúdo enorme e com grande potencial.

E outra coisa, agora não relacionada diretamente ao livro, quantos livros, do porte do Deitel por exemplo, eu teria de ler e apreender, para poder fazer projetos ou programas de médio porte, ou seja, para já ter condições de ocupar uma vaga de programador numa empresa?[/quote]

Brother, nem manjo muito de C++, mas só para deixar uma opinião pessoal:

Considero livros importantíssimos, mas mais importante ainda para aprender é fazendo mesmo.

Pense em um projeto e comece a faze-lo… use o Deitel para consulta somente…

Eu tenho o Deitel pra Java e acho um saco… principalmente quando vc já conhece alguma coisa de programação, como no seu caso…

Tenho certeza que você não vai ter paciencia para ler o Deitel todo, principalmente pq ele vai frizar 500 coisas que vc está cansado de fazer…

O jeito mais legal de aprender uma linguagem, principalmente quando já se tem uma base da lógica, é fazendo mesmo, use livros só para consulta, leia um capitulo ou outro…

Mesmo assim, se o Deitel de C++ for como o de Java, não recomendo, pq os capítulos têm uma certa dependencia (dos exemplos de código) um do outro…

Era isso, opinião pessoal, claro… eu não consigo parar pra sentar e ler um Deitel da vida do começo ao fim… aprendo fazendo e consultando…

Abraços!

Se eu li umas 200 páginas do meu deitel realmente foi muito. Consulto apenas tópicos que tenho dúvidas. Na é poca a última coisa que olhei foi templates, que foi traduzido como gabaritos.

Uso realmente como material de pesquisa e consulta.

Se você for estudar C++, é imprescindível fazer a leitura de livros como Effective C++ e More Effective C++. Mas isso, claro, depois de você já dominar a sintaxe básica da linguagem.

Cuidado. Por causa dessa filosofia tem muita gente que programa em C++ como se programa em C, ou como se programava em 1980. No caso de uma linguagem antiga, muitos padrões de codificação já foram adotados e o ideal mesmo é consultar um livro intermediário e avançado para aprende-los. Coisas como RAII, Smart Pointers, uso da boost e da STL não se aprende simplesmente usando. É bom ter algum material que, no mínimo, te diga onde procurar o que.

No C++ geralmente existe dezenas de maneiras de se fazer a mesma coisa, sendo que das várias, uma ou duas serão as certas e as outras serão armadilhas cruéis.

Sim, é verdade… mas ai é que mora a jogada, eu sempre to pesquisando as formas padrões de se resolver determinado problema…

Mas exemplificando, quando eu estava estudando JSF, li em uns três livros a respeito do ciclo de vida (JSF, Complete Reference e Mastering JSF), eu entendia a teoria, mas não entendia como aquilo se aplicava na prática…

Certa vez fui desenvolver um sistema que utilizava JSF, precisei desenvolver um sistema de login com o próprio JSF e lidar com PhaseListener, a partir dali que eu realmente entendi como funcionava o Ciclo de Vida do JSF, depois precisei validar campos sem setar o valor no bean, usando Bindings, enfim…

O que eu quero dizer é que, enquanto eu fiquei só lendo os livros, não consegui sacar o quanto importante era aprender tudo sobre o ciclo de vida do jsf… só fui me dar conta da necessidade de manipular esse ciclo quando comecei uma aplicação real em JSF.

Mas com certeza é bom ler os livros, só acho que o Deitel é desanimante… ele usa muita analogia, são capítulos enormes pra falar pouca coisa, enfim…

[quote=ViniGodoy]Se você for estudar C++, é imprescindível fazer a leitura de livros como Effective C++ e More Effective C++. Mas isso, claro, depois de você já dominar a sintaxe básica da linguagem.

Cuidado. Por causa dessa filosofia tem muita gente que programa em C++ como se programa em C, ou como se programava em 1980. No caso de uma linguagem antiga, muitos padrões de codificação já foram adotados e o ideal mesmo é consultar um livro intermediário e avançado para aprende-los. Coisas como RAII, Smart Pointers, uso da boost e da STL não se aprende simplesmente usando. É bom ter algum material que, no mínimo, te diga onde procurar o que.

No C++ geralmente existe dezenas de maneiras de se fazer a mesma coisa, sendo que das várias, uma ou duas serão as certas e as outras serão armadilhas cruéis.[/quote]

Rosangela hickson.
Esse foi o primeiro livro que comprei sobre c++. Vem com cd de exemplos.

http://www.livrariaresposta.com.br/v2/produto.php?id=10565&origem=1

O deitel, acabei comprando para pesquisa e base de referência, porque aborda praticamente boa parte do total.

Para leitura avançada Programming Principle and Pratice Using C++(Bjarne S.). Aborda biblioteca padrão completa e exemplos bem complexos.

Com os comentários de alguns de vocês, o Deitel não seria o mais adequado para apreender os conceitos sobre a linguagem, servindo somente como consulta?

Bom, eu não acho adequado nem pra consulta, pra ser sincero… Pra consulta, existem milhares de documentações na internet.

Só quero deixar claro o seguinte, o conteúdo do livro é ótimo! Extremamente completo!

O problema é que eu não conheço uma pessoa que tenha saco pra ler todo aquele livro. O cara faz muitas analogias, falando como se tu fosse alguém que nunca tivesse usado um computador na vida (Eu não acho isso ruim, mas pra quem já programa, se torna repetitivo e chato).

Eu iria pelos outros livros que o pessoal recomendou… hehe!

Abraços!

Deitel… mas tem que ser o do Deitel da editora Bookman se não me engano… ou em inglês mesmo…

Se for aquela editora AltaBooks caia fora o mais rápido possível…

O livro de C++ é muito melhor que o livro do Deitel para o Java. Sem comparação. Eu gosto muito de um livro que recomendo no meu Roadmap, do André Bueno.

O link para o livro (que é free) é esse aqui:
http://www.lenep.uenf.br/~bueno/ApostilaProgramacao/ApostilaProgramacaoCppv045.pdf

Bom, então pelo jeito, o Deitel é o mais adequado. Para mim não faz mal que tenha muito conteúdo, pois não tenho pressa de apreender. Mas me esclareçam uma coisa, qual é a diferença da 5ª para a 3ª Edição do Deitel?

Também dei uma olhada no livro que o ViniGodoy indicou, achei interessante e bem completo, só que no entanto, não quero ficar preso ao computador, quero também aproveitar outros momentos que dê para ler, não sendo no computador.

E falando de livro online, alguem sabe onde tem o C++ Como Programar do Deitel para dar uma olhada?

pois é cara: acho ‘estranhíssima’ essa editora… eles conseguem jogar nas prateleiras das livraria uma penca e um punhado de livros (mal) traduzidos! :shock: não seria melhor lançar menos títulos e contratar um bom tradutor?

Tem na livraria. Em pdf, talvez por aí pela web. Mas o link aqui no GUJ a gente não pode postar.

Bom, acho que finalmente, me decidi a ficar com o Deitel, pois acredito, que se ficar trocando de livro sem ter uma boa base, posso ficar meio perdido, confuso. Mas só gostaria de tirar uma última dúvida. Qual a diferença da 3ª para a 5ª Edição?
Também vi dizerem, que se o livro for de 1999 pra cá não faz diferença, pois a ultima “versão” do C++ é de 1998, é verdade?