eu tenho um projecto java que tem um conjunto de classes e métodos. Eu gostava de saber a que tipo de diagrama UML podia enquadrar a resposta da seguinte pergunta:
Qual é o diagrama que pode conter uma sequência das chamadas de métodos para outros métodos (se fosse possível, também contém invocações de métodos entre classes)? Será um diagrama de fluxos? Será um caso de uso?
Eu vou dar o seguinte exemplo:
Classe A:
{
Classe A(){
}
métodoA(){
chama método B;
}
métodoB()
{
...
}
main()
{
objA = nova instancia A;
objA.A();
}
}
Eu gostava de ter o seguinte diagrama:
A -> B
Ou seja, passo a saber que o método A, invoca o método B.
Seja qual for a resposta, existe algum plugin para o eclipse, ou um programa qualquer, que pegue num projecto e desenha um diagrama deste tipo?
O meu objectivo é, perante uma aplicação grande, ficar a saber qual o caminho de execução do código mediante várias situações. Muitas vezes, ao querer estudar uma aplicação que não foi feita por mim, quero ficar a saber que classes e métodos invocam outras classes e métodos.
Desta forma pretendo saber quais os caminhos de execução do programa mediante vários casos de uso.
Se me conseguir sugerir outras forma de tentar eliminar esta dificuladade, fico agradecido.
Basicamanete o cv tá certo quanto aos testes unitários.
De qualqur forma, o que você quer qualquer ferramenta CASE faz automaticamente a partir do código gerado, você não precisa ter isso como um artefato e guardá-lo. Diagramas de atividade ou interação podem te ajudar.
O ponto é que você está utilizandfo uma técnica desaconselhada há quase dez anos. Dê uma lida sobre agile modeling.
Caimos nakele ponto conhecido, onde um desenvolvedor não tem o que fazer, diante de empresas que só pensam em faturar, e vendem projetos com prazos apertadíssimos pra poder ganhar cliente, e quem aguenta são os deselvolvedores…
véio, conselho…o tempo que vc gastaria para fazer seus diagramas de forma bunitinha e formalizada, e que no fim das contas, provavelmente não servirão pra nada, a não ser para seu uso…vc gastaria escrevendo testes unitários, se não der pra tudo, pelo menos pras partes mais críticas do seu projeto.