Que tipo de projeto você trabalha?

Gostaria de saber de vocês se atualmente estão em um projeto novo ou realizando manutenção.
Java?
Acho que os camaradas já sabem o motivo da pergunta… :frowning:

abraços

Atualmente, dou manutenção e crio novos módulos de um sistema de premiação de vendas feito em .Net.

Atualmente em projeto novo… Java Desktop (usando SWT) e Java Web (usando Servlets/jsp/jstl/dwr), com Java 6, Eclipse, JasperReports, SQL Server

Sistema de DatawareHouse, tem módulos de cadastro das informações (cadastro bem pesado, por isso feito em desktop) e muitos relatórios (que podem ser acessados pelo Desktop ou pela Web)

Emprego oficial: Manutenção em um projeto com Struts 1, Hibernate 2.x, Design Pattern Facade e Oracle como database.
Nada de JQuery, nada de ajax, nada de DI ou IoC.

Emprego secundário: Desenvolvendo e aplicando o curso de formação java em uma escola de Curitiba. A ementa baseia-se nas necessidades que vi ao longo de quase 5 anos envolvido no mundo do desenvolvimento.

Projeto pessoal: Desenvolvendo um sistema de controle de estoque e gerenciador financeiro, baseado em mentawai e jQuery-ui.

Já trabalho com java a um pouquinho de tempo (profissionalmente 1 ano).

NUNCA vi um projeto java do 0, é sempre manutenção.
Visitei um cliente em SP onde a manutenção era em um projeto java 1.4.
O eclipse era 2.x
Terrível!

Estava pensando em realizar uns cursos de java, FJ-91 e afins, mas por exemplo, FJ-91 esta na faixa dos 3k. Tenho medo de ser dinheiro jogado fora.

[quote=Elizeu_Santos]Já trabalho com java a um pouquinho de tempo (profissionalmente 1 ano).

O eclipse era 2.x
Terrível!

Estava pensando em realizar uns cursos de java, FJ-91 e afins, mas por exemplo, FJ-91 esta na faixa dos 3k. Tenho medo de ser dinheiro jogado fora.[/quote]
Sinceramente, eu já passei por projetos java do zero e posso dizer, não é tão diferente de manutenção assim.
O que muda é quando os problemas ocorrem e a “qualidade” do que se faz.
Agora, pensa comigo, se o projeto envolver mais do que um único programador, já está suscetível a código tosco e gambiarras infernais (considerando que o(s) outro(s) programador(es) não seja(m) você e que você garanta o que faz).
Aliás, os projetos que eu fiz do zero eram em java 1.4, pois o cliente só permitia o uso dessa versão.

Além do que, eu não me graduei para programar eternamente, tampouco para trabalhar apenas com coisas novas. Gosta de novidade, trabalha com web design, toda semana lançam algo novo.
Outro ponto é o salário. Para dar manutenção em sistemas eu estou ganhando quase o dobro do que ganhava quando desenvolvia do zero. “Ah, mas tem que se trabalhar com o que gosta”. E desde quando “gostar” paga conta?
Eu estou plantando meu futuro, quando eu abrir minha consultoria de 3 letras, para tirar o couro dos programadores e analistas, aí a coisa será diferente.

Sonhar que vamos trabalhar sempre em projetos desafiadores, inovadores e com tecnologia de ponta é o mesmo que fazer direito depois de assistir a filmes com advogados fodásticos que ganham a causa mesmo que ela seja perdida (como o cara do O mentiroso) ou querer ser arquiteto só para criar projetos como os do Niemeyer ou querer ser médico só por ter assistido dr. House.

Aliás, precisamos lembrar que a origem da palavra trabalho remete ao mesmo vocábulo que gerou a palavra tortura. Por isso somos remunerados (bem ou mal).
Agora, se você prefere arriscar a ganhar menos (ou nada) e trabalhar apenas com as tecnologias mais inovadoras que o mercado tem, é uma opção tua.

[quote=Elizeu_Santos]Já trabalho com java a um pouquinho de tempo (profissionalmente 1 ano).

O eclipse era 2.x
Terrível!

Estava pensando em realizar uns cursos de java, FJ-91 e afins, mas por exemplo, FJ-91 esta na faixa dos 3k. Tenho medo de ser dinheiro jogado fora.[/quote]

Esse negócio de manutenção não se refere só a Java, mas a todas as tecnologias…

Volta e meia tenho que dar manutenção em legados em VB… Asp… .NET 1.1… etc!

Realmente tem mais espaço para manutenção do que coisa nova e muitas vezes o novo é dentro de algo que já existe em tecnologias antigas…

Fazia tempo que não pegava um projeto “do zero”…

Concordo em partes. Mas tipo, nao da pra culpar outros colegas por causa de codigos com baixa qualidade. Aqui na empresa por exemplo, a gente faz review de codigo antes de fazer check-in de qualquer coisa, geralmente a pessoa que faz o review eh um desenvolvedor experiente ou alguem que tem conhecimento bom da parte do sistema que esta sendo modificada ou nova implementacao e se tiver UI envolvido tem um segundo review dos web designers.
Ou seja, fulano pode ate fazer um codigo tosco mas nao vai passar o review e fazer o check-in ate que tudo esteja dentro de um padrao aceitavel.
E pessoal eh bem rigoroso por aqui, porque quando nos fazemos o check-in nos temos que colocar no nome das pessoas que fizeram o review e ninguem quer ter o nome num codigo tosco.

Entao na minha opiniao, se a pessoa trabalha num lugar e nao exige qualidade, esta incluida no mesmo saco de codigos toscos.

Voltando ao topico…

Hoje em dia eh dificil comecar um projeto do zero. Eu nao acho ruim pegar um projeto que esta em andamento ou ate mesmo dar manutecao, eu acredito que comecar um projeto do zero ou dar manutencao, implementar novas funcionalidades tem ambos pros e cons. Ninguem deve se sentir mal soh porque entrou em projetos ja em andamento.

Comecei a trabalhar com TI mais ou menos em 98 e ate hoje eu soh peguei um projeto do zero. Hoje o que eu mais faco eh implementar novas funcionalidades num sistema ja existente, tem tambem a parte de bug fixing que eh chata, mas faz parte. =/

//Daniel

[quote=drsmachado][quote=Elizeu_Santos]Já trabalho com java a um pouquinho de tempo (profissionalmente 1 ano).

O eclipse era 2.x
Terrível!

Sinceramente, eu já passei por projetos java do zero e posso dizer, não é tão diferente de manutenção assim.
Agora, pensa comigo, se o projeto envolver mais do que um único programador, já está suscetível a código tosco e gambiarras infernais (considerando que o(s) outro(s) programador(es) não seja(m) você e que você garanta o que faz).
Aliás, os projetos que eu fiz do zero eram em java 1.4, pois o cliente só permitia o uso dessa versão.

Além do que, eu não me graduei para programar eternamente, tampouco para trabalhar apenas com coisas novas. Gosta de novidade, trabalha com web design, toda semana lançam algo novo.
Outro ponto é o salário. Para dar manutenção em sistemas eu estou ganhando quase o dobro do que ganhava quando desenvolvia do zero. “Ah, mas tem que se trabalhar com o que gosta”. E desde quando “gostar” paga conta?
Eu estou plantando meu futuro, quando eu abrir minha consultoria de 3 letras, para tirar o couro dos programadores e analistas, aí a coisa será diferente.

Sonhar que vamos trabalhar sempre em projetos desafiadores, inovadores e com tecnologia de ponta é o mesmo que fazer direito depois de assistir a filmes com advogados fodásticos que ganham a causa mesmo que ela seja perdida (como o cara do O mentiroso) ou querer ser arquiteto só para criar projetos como os do Niemeyer ou querer ser médico só por ter assistido dr. House.

Aliás, precisamos lembrar que a origem da palavra trabalho remete ao mesmo vocábulo que gerou a palavra tortura. Por isso somos remunerados (bem ou mal).
Agora, se você prefere arriscar a ganhar menos (ou nada) e trabalhar apenas com as tecnologias mais inovadoras que o mercado tem, é uma opção tua.[/quote]

concordo com você plenamente, e meu objetivo esta longe das linhas mau escritas de programadores… porém existe um certo fluxo.
meu Medo é investir em algo que não me de retorno, acho que você entende o que quero dizer.

[quote=Elizeu_Santos][quote=drsmachado][quote=Elizeu_Santos]Já trabalho com java a um pouquinho de tempo (profissionalmente 1 ano).

O eclipse era 2.x
Terrível!

Agora, se você prefere arriscar a ganhar menos (ou nada) e trabalhar apenas com as tecnologias mais inovadoras que o mercado tem, é uma opção tua.[/quote]

concordo com você plenamente, e meu objetivo esta longe das linhas mau escritas de programadores… porém existe um certo fluxo.
meu Medo é investir em algo que não me de retorno, acho que você entende o que quero dizer.[/quote]
Eu entendi, mas acredito que nenhum conhecimento é vão.
Talvez o tempo de retorno seja diferente do que você espera, mas um dia vem.
Eu, por exemplo, nunca havia feito nada em Struts 1, apenas no 2.
Tive que aprender para lecionar e, foi assim que consegui entrar onde estou hoje.
Se fosse por minha conta, jamais aprenderia Struts 1… Mas houve oportunidade e o retorno hoje é bom.

Trabalho com legado. EJB 2.1 :frowning: Ireport 1.1, Java 1.4, Struts 1.1, oracle 8.

Projeto pessoal: migrando meu TCC de chess engine de java para scala. :smiley:

Hoje em dia a gigantesca maioria das vagas em java é para sistema legado com tecnologias arcaicas, com baixíssima produtividade
e alto gasto em manutenção. Não reclamo muito hoje porque os projetos legados foram os que mais me deram retorno financeiro.

O lado bom de projetos legados é que não é qualquer pessoa que consegue trabalhar com isso, pois é preciso um profissional mais qualificado.

Manutenção e implemebtação de novos módulos em um sistema Web para controle de cartões de entretenimento (Trabalhamos mais para a Park’s e Games).

Usando:

JSP
JPA
Actions
Hibernate
EJB

=)

[quote=Mstanguine]Manutenção e implemebtação de novos módulos em um sistema Web para controle de cartões de entretenimento (Trabalhamos mais para a Park’s e Games).

Usando:

JSP
JPA
Actions
Hibernate
EJB

=)[/quote]

Cris Redfield… acho que você vai apanhar do Leon no próximo epsódio hehe

[quote=Elizeu_Santos][quote=Mstanguine]Manutenção e implemebtação de novos módulos em um sistema Web para controle de cartões de entretenimento (Trabalhamos mais para a Park’s e Games).

Usando:

JSP
JPA
Actions
Hibernate
EJB

=)[/quote]

Cris Redfield… acho que você vai apanhar do Leon no próximo epsódio hehe[/quote]

kKkKkKKkKk… Sei não heein ¬¬’

Oi,

Como aqui onde eu trabalho já é um pessoal velho (em relação ao tempo de serviços), ou seja, pioneiros do produto… criamos 2 equipes. Uma trabalha na fabricação de novas releases e outra nas correções e ajustes das versões que estão em produção.

Também acho que esse esquema de manutenção não acontece apenas no JAVA e sim em qualquer ramo programático da área.

Tchauzin!

Projeto novo, publicações digitais (e-Readers) para Android com Java e C++.

Trabalho em duas frentes…

Uma é um projeto novo do 0.
Outra é evolução de uma aplicação.

Em outra empresa trabalhei um tempo dando manutenção e um projeto com Hibernate, Struts, DWR, etc.

Mas depois disso peguei um projeto realmente do 0. Desde o levantamento de requisitos até o deploy em produção.