//Esse é o texto que você quer quebrar
String textoVelho = "Você está doido pra quebrar esse texto";
//Esse é o numero maximo de caracteres por linha
int numeroDeCaracteresPorLinha = 5;
//Aqui eu conto o numero de caractres do texto que estou quebrando
int tamanhoDoTextoQueVouQuebrar = textoVelho.length();
//Aqui é onde vou guardar os caracteres quando forem inseridas as quebras de linha
String textoNovo = "";
//Esse loop começará no numero 1 e vai até o numero de caracteres que meu texto tem
//ou seja, vai percorrer letra por letra do meu texto
for (int i = 1; i <= tamanhoDoTextoQueVouQuebrar; i++){
//Adiciono o caracter atual ao texto novo, e como no java a contagem começa de zero
//eu tenho que pegar o numero atual -1
textoNovo = textoNovo + textoVelho.charAt(i - 1);
//Se o numero atual dividido pelo limite de caracteres tem resto zero, e se não for o ultimo
//Caracter do meu texto
if (i % numeroDeCaracteresPorLinha == 0 && i < tamanhoDoTextoQueVouQuebrar){
//Adiciona uma quebra de linha no meu texto
textoNovo = textoNovo + System.getProperty("line.separator");
}
}
//Imprime na tela o resultado
System.out.println(textoNovo);
Eu não conheço nenhuma função na classe String que seja capaz de fazer o que o “wordwrap()” do php faz… Podem até existir classes personalizadas que façam isso, mas não te aconselho a seguir esse caminho… Melhor tentar usando os recursos padrões do java mesmo como no exemplo que dei ali em cima.
Vou editar e comentar o código no exemplo pra explicar melhor o que foi feito
recentemente desenvolvi uma rotina para a empresa onde trabalho, que faz exatamente o que vc quer, por isso vou te dar algumas dicas, no java ou qualquer outra linguagem não vai existir função pronta que faça com perfeição isso que vc quer, isso será feito com raciocínio lógico. Poi bem depois desse breve comentário ai vai as dicas:
1º; Defina o tamanho do seu parágrafo (em caracteres);
2º: Não se esqueça que o texto inserido não vai ser o mesmo como resultado, por isso vc vai precisar de uma outra String para receber essa saída
3º: No final do parágrafo contem um espaço em branco;
4º: Por último mas muito importante, desse String inserida a cada iteração, delete a linha, vai ajudar bastante.