Galera, este é um assunto um pouco quanto recorrente e de opiniões díspares.
Quem é que deve testar a aplicação???
Como desenvolvedores com muitas tarefas agregadas, sempre temos que estar atentos a TODOS os detalhes da aplicação. Desde a especificação, passando pelo desenvolvimento, deploy, até os testes finais.
Acontece que muitas vezes estamos condicionados ao funcionamento de uma específica tarefa do sistema, então tendemos a testar esta funcionalidade de forma mais centrada no que desenvolvemos, já que conhecemos os detalhes da implementação do código. O que acaba passando algumas situações ímpares, não previstas, como por exemplo, ações do usuário, que sempre faz coisas inimagináveis.
E nem sempre dispomos de tanto tempo (ou paciência) para ficarmos testando o sistema, de modo a evitar surpresas para o cliente ou usuário.
Aí é que vem a questão. Quem deveria testar a aplicação?
Na minha consultoria, contrataram uma “tester”, uma pessoas que apenas testa os sistemas e dá o aval para a liberação para o cliente, afim de evitar surpresas.
Como estou num cliente, me surgiu esta procupação após alguns erros bobos aparecerem, como validação de um campo ou layer que deveria sumir da tela no click do mouse, e o responsável do projeto me pediu mais atenção nos meus testes, pois ele confiava no meu trabalho e só queria repassar o programa para implantação, se isentando dos testes finais.
E aí, vocês têm algo a dizer?