Quem não tem experiência tem chance?

Olá a todos!
Acabei de me cadastrar no site. Pretendo estudar Java e quem sabe até trabalhar. Só que estou com receio. Já sou formado em Sistemas de Informação e trabalho com suporte atualmente. Gostaria muito de trabalhar com programação mais não domino nenhuma linguagem. Sei algumas coisa só. Como não fiz estágio na área de programação (enquanto estudava e não tem como fazer agora) e gostaria de trabalhar na área faço a seguinte pergunta a aqueles que puderem responder: Você acha que uma pessoa que nunca fez estágio em programação tem chance de entrar na área de programação? Como essa pessoa deve agir nessas circunstâncias?

Agradeço muito a atenção de todos!!

Olá,

Primeiro você deve pensar em uma linguagem e aprender a programar bem nela (não precisa ser nenhum Guru, é entender o problema e transformar em código), depois procure uma vaga de programador Jr ou algo do tipo para começar, se a empresa lhe aplicar um teste, você terá que estar apto a fazê-lo, e tendo sucesso a vaga é sua.

:wink:

Oi hgagarcia :grin:

Eu estou na mesma situação que vc, me formei em SI a pouco tempo, nao fiz estágio e trabalho com suporte…

E o que eu kero é trabalhar com prog…

Resolvi me dedicar ao java assim como vc, por acreditar que nunca é tarde pra aprender…

Tomara que vc consiga seus objetivos…

:up:

[quote=s@] Oi hgagarcia :grin:

Eu estou na mesma situação que vc, me formei em SI a pouco tempo, nao fiz estágio e trabalho com suporte…

E o que eu kero é trabalhar com prog…

Resolvi me dedicar ao java assim como vc, por acreditar que nunca é tarde pra aprender…

Tomara que vc consiga seus objetivos…

:up:[/quote]

Quase todo mundo que trabalha com desenvolvimento já passou por essa fase. Alguns fazem estágio durante a faculdade outros não. O ideal é que você consiga fazer um estágio legal, que te possibilite aprender novas tecnologias, participar de projetos com desafios, etc.

Mas como nem tudo são flores, podemos estudar e tentar chegar lá. Basta ter motivação e força de vontadee que o resto acontece :wink:

Olha aqui vai uma dica, pra quem ta começando agora, e não tem experiência…

1º Formar conhecimento em alguma linguagem aqui no meui caso foi JAVA, e estudar muito lógica de programação.

2ºSe certificar… Porque?? pra ter mais facilidade em conseguir estágio, que hoje em dia ta muito concorrido, e esse é um grande diferencia porque é uma forma de dizer que você sabe sem fazer teste algum.
(um ingles fluente tb seria muito bom).

3ºCorrer atraz de estágio.

Depois de feito isso você ja é um programador ativo.

Esse é o começo para alguem que quer entrar na área.

Não é bem assim. A certificação prova que você estudou para fazer a prova e passou. Ela não prova que você realmente conhece e domina os conceitos da linguagem, etc.

Um bom coordenador/gerente/etc deve saber avaliar um estagiário ou desenvolvedor de acordo com seu nível técnico, através de uma boa conversa técnica abordando alguns casos reais. Isso sim define um bom profissional para o mercado. Se você tem conhecimento e tem experiência, é melhor ainda.

Mas é claro que para nossas queridas tias do RH, quem tem uma certificação sai sempre na frente de quem não tem. O que na maioria das vezes não é justo. Eu mesmo, conheço diversos desenvolvedores que não possuem certificado algum e são excelentes profissioanais. Só que devido à peneira, estão cada vez mais correndo atrás dos certificados para não ficarem para trás. Infelizmente essa é a realidade.

O mais difícil é a pessoa conseguir o primeiro. Certificações, graduação, isso conta, mas existem excelentes profissionais que nunca passaram por uma graduação, nem tem certificações e mesmo assim não ficam desempregados.
Depois do primeiro estágio/emprego, conforme for seu desempenho, indicações irão surgir. As coisas fluirão melhor.

[quote=rodolfocoutinho]O mais difícil é a pessoa conseguir o primeiro. Certificações, graduação, isso conta, mas existem excelentes profissionais que nunca passaram por uma graduação, nem tem certificações e mesmo assim não ficam desempregados.
Depois do primeiro estágio/emprego, conforme for seu desempenho, indicações irão surgir. As coisas fluirão melhor.[/quote]

Concordo plenamente. O primeiro é sempre mais complicado mas depois que consegue as coisas começas a fluir de maneira mais fácil. A rede de contatos é formada, aos poucos as indicações começam a surgir, etc.

Não é bem assim. A certificação prova que você estudou para fazer a prova e passou. Ela não prova que você realmente conhece e domina os conceitos da linguagem, etc.

Um bom coordenador/gerente/etc deve saber avaliar um estagiário ou desenvolvedor de acordo com seu nível técnico, através de uma boa conversa técnica abordando alguns casos reais. Isso sim define um bom profissional para o mercado. Se você tem conhecimento e tem experiência, é melhor ainda.

Mas é claro que para nossas queridas tias do RH, quem tem uma certificação sai sempre na frente de quem não tem. O que na maioria das vezes não é justo. Eu mesmo, conheço diversos desenvolvedores que não possuem certificado algum e são excelentes profissioanais. Só que devido à peneira, estão cada vez mais correndo atrás dos certificados para não ficarem para trás. Infelizmente essa é a realidade.[/quote]

Certa parte do que você citou tem razão, no entanto, pensamos dessa forma distinta:

1º Como todos profissionaais da área aprendem uma linguagem?? estudando é a resposta que longo vem a cabeça.
2º Acredito seriamente que não existe uma pessoa que va tirar um certificação só pra colocar no mural de casa.
3º Uma certificação seja ela qual for é uma segurança que a empresa que desenvolveu o sistema, a linguagem ou seja la o que for
da ao contratante que o profissional em questão passou tem realmente algum conhecimento no item em questão, e além do mais conhece basicamente um forma mas eficaz de utiliza-lo.
4ºHá licitações no mercado que pedem pessoal qualificado(certificados) para que uma empresa especifica
possa atuar.
5ºExperiência conta e muito mas pra quem ta começando o melhor é conseguir “canudos” e estudar muito, muito, muito e muito mais pra abrir um oportunidade e quando abrir a primeira porta ja era ninguem te segura mais porque ai você tera todo tipo de (qualificação exigida para exercer a função +experiência), ai quem só tem experiência ja era se for concorrer com você.
6 º Tem muito mais coisa a ser citada aqui, mas to com preguiça de escrever, deixa pra outro dia.

Vou relatar para vcs uma experiencia que aconteceu comigo…
há alguns meses atrás precisavamos contratar um programador…na reta final da peneira, ficaram:
uma moça, já com mestrado em CC, mas, sem experiência como desenvolvedor…na onda do ‘quê vier é lucro’…
um rapaz, sem facul(cursando), que tinha feito um curso de ‘java para web’…mas, fora o curso, fez uma série de ‘programinhas’ em casa para não perder a pratica…
a diferença entre os dois era a vontade…como jah relatei, para um o que viesse era lucro…para outro o ‘eu quero programar em java’ superava qquer falta de qualificação técnica…

é isto meninos… :wink:

Quando se trabalha com rh muitas vezes se depara cp, essa situação, a pessoa quando quer realmente algo tem que correr muita atraz senão for filhinho de papai,
eu comecei assim não sabia nada, nada mesmo. Comecei a estudar logica de programação com tutoriais baixados da net, quando vi que ja tava fera, procurei uma linguagem que estivesse em alta no mercado e tivesse boas referências dos profissionais(JAVA) ai estudei até decorar os fudamentos, dai fui fazer um curso pra ver se o que eu estudei era o que se pedia no mercado, acabei vendo que tinha muito mais. Após terminar o curso continuei na batalha aprendendo mais, ai fui procurar emprego, fui em inumeras entrevista e não conseguia nada, fiquei um bom tempo só de entrevistas até desistir. A fui atraz
da certificação ja que me recomendaram fazer, porque abria as portas do mercado de trabalho e tudo + vi ali a soluçãoi de meus problemas^^, com a certificação na mão fui atraz de trampo novamente em 1 semana eu ja tava empregado.

Esse foi só um resumo da minha história.

No entanto hoje em dia continuo estudando.

Fica de obs nessa minha experiência, todo os rhs que eu fui posso dizer que nenhum tinha experiência pra fazer seleção de proffisionais em TI.

Eu segui o contrário de você e deu certo. Primeiro fui aprender Delphi. Depois fui vender um pequeno sistema para uma empresa de auto peças. Isso eu coloquei no meu curriculum como minha experiência o tempo que eu passei dando suporte a essa empresa. Sempre estudei só(auto didata). Aprendi o SQL e comecei a usar o MsSql em casa. Aí procurei o emprego. Consegui. Depois que eu estava trabalhando, fui fazer minha faculdade. Tenho mais de 40 anos e não tenho problemas em conseguir trabalho, basta procurar. Nem todas as entrevistas e testes eu passo, mas sempre tem aquela que nós passamos. Outra coisa, esse negócio de dominar a linguagem, não se prenda a isso. Apenas aprenda o suficiente para entrar em uma corporação. Lá você irá se desenvolver à medida em que necessitar fazer algo. O mais importante pra mim é: P R Ó A T I V I D A D E. Se vc é pró ativo, vá fundo que conseguirá. Palavras de quem passou por isso e tem como agravante, a idade. Eu também vim do suporte, mas específico(Hardware). Sou técnico em eletrônica, sacou. Tudo é possível ao que crê. Hoje trabalho em boa empresa, tenho um bom salário e algumas propostas. Meu desafio agora é ir para Java e já tenho um horizonte. Só preciso estar mais firme com esse troço aqui, que estou meio cru ainda. Levante a cabeça, coragem e mãos à obra.

Belas palavras para quem está começando ou já está estudando.

Belas palavras para quem está começando ou já está estudando.

[/quote]

Todo mundo tem sua experiência pessoal, com que aprende a lidar com a sociedade, é muito bom ler sobre como as pessoas tiveram sucesso, para poder coloca na nossa vida tb.

A melhor maneira para ganhar experiência antes de entrar no mercado de trabalho é participar de projetos open source.

Sem dúvida. Participar de projetos open source é uma boa para quem quer pegar experiência e vencer desafios. Mas há outras formas de ganhar experiência também, como por exemplo, passar conhecimento adiante. Essa é uma excelente forma de solidificar e manter em dia seus conhecimentos.

Quem estiver a fim de pegar experiência e de quebra aprender teecnologias de ponta, deêm uma olhada no Pluton, o CMS que roda no PortalJava: http://code.google.com/p/pluton/

Nunca participei de projetos assim não…
Me cadastei no site lá. Seria uma nova experiência pra mim…

[quote=dinhost]Nunca participei de projetos assim não…
Me cadastei no site lá. Seria uma nova experiência pra mim…[/quote]

É uma boa experiência. Sem contar que você ajuda a criar um CMS de qualidade :wink: