Saudações a todos, estou estudando OO e Java a um tempinho , faço Análise e Desenvolvimento, tenho tido uma duvida em relação a classpath que acredito ser bem basica , mas nos tutoriais que encontrei não consegui entender corretamente, como faço para configura-lo. Por isso tenho tido problemas por exemplo na hora de chamar relatorios feitos com IReport, ficaria muito grato se pudessem me orientar.
É uma variável de ambiente (variável do SO, compartilhada de modo geral), utilizada simplesmente para o SO encontrar sem necessitar de um caminho completo o compilador.
http://www.guj.com.br/articles/108
[quote=DavidUser]É uma variável de ambiente (variável do SO, compartilhada de modo geral), utilizada simplesmente para o SO encontrar sem necessitar de um caminho completo o compilador.
http://www.guj.com.br/articles/108
Na verdade não é pra isso que o classpath serve. Ele serve para encontrar os jars que sua aplicação necessita. Uma aplicação precisa minimamente dos jars que contém as classes básicas do java, no caso o rt.jar. Se você vai desenvolver uma aplicação com o hibernate, por exemplo, você precisa adicionar o jar do hibernate ao seu classpath, para que o compilador possa achar as classes que sua aplicação está usando que são do hibernate.
Para não criar outro tópico, gostaria de saber se é seguro ou se há diferenças entre comprar no http://www.extra.com.br/livros/informaticaecertificacao/AplicativosProgramas/Google-Android-Aprenda-a-Criar-Aplicacoes-Para-Dispositivos-Moveis-com-o-Android-SDK-277142.html
ou no
http://novatec.com.br/livros/googleand2/
Obrigado desde já…
Valeu matheus, estava com pressa e me pareceu muito trivial, a questão é que variáveis de ambiente naturalmente guardam como conteúdo caminhos completos para arquivos que deve ser buscados por padrão, como por exemplo quando digitamos dir no console do windows, existe uma variável de sistema que diz o caminho completo para a pasta onde podemos encontrar o programa dir realmente, sempre que executamos um comando no terminal a primeira coisa que ele faz e buscar nas variaveis de ambiente que guardam caminhos para depois buscar no diretorio corrente.
Como disse o matheus o classpath do java guarda o caminho de pasta padrão para os jars que sua aplicação precisa para compilar.
Apenas como exercício você pode tentar tendo já configurada uma variável de ambiente como classpath ao invés de adicionar locais, colocar os jars nas pastas já configuras na variável de ambiente e caso o compilador não faça uma verificação de segurança que impeça o funcionamento se dará normal
Uma coisa que não é ensinada de um modo geral relativo ao classpath é que quando você vai compilar uma aplicação em java é que você tem que especificar o classpath (o IDE mascara isso para o desenvolvedor). Por exemplo:
javac -cp . MyClass.java
O parâmetro cp seta temporariamente a variável classpath para o compilador usar naquele momento. O ponto depois de cp indica que o diretório de classpath é o diretório corrente. Assim, suponhamos que você tenha no diretório da sua classe o jar do hibernate e sua classe fazer uso do hibernate, o compilador saberá encontrar onde estão as classes do hibernate para usar na hora de compilar sua classe.
Agradeço ao Matheus e ao David, o conceito ajudou a esclarecer alguns pontos obscuros, mas sem querer ser muito “pidão”, como posso configura-lo no Netbeans…
Rapaz, basicamente tu vai configurar o classpath quando for precisar de alguma biblioteca, porque por padrão o IDE já configura o classpath para você com o básico. Você irá configurar o classpath só se precisar adicionar alguma biblioteca extra. Veja esse tutorial aqui:
http://rfiume.blogspot.com.br/2007/01/adicionando-uma-biblioteca-ao-classpath.html
OK , OK eu mereci isso, provavelmente, grato a ajuda de todos.