Quero iniciar no JAVA. Alguém pra me encorajar?

Boa tarde pessoal, tudo bem? Este aqui é o meu primeiro tópico e já começo dando dor de cabeça pra vocês.
Bom pessoal, é o seguinte: eu estou estudando numa ótima faculdade, a FATEC, fazendo Gestão em T.I lá. Período que vem, o terceiro período, nós veremos C# lá. Aqui na região (Itu, Sorocaba, Campinas) as empresas parecem preferir os programadores .Net, não sei o motivo, mas só vejo nego querendo contratar cara que sabe .Net. Tem vaga pra Java sim, mas nem se compara ao número de vagas oferecido pra quem manja .Net. Acontece que eu não curto muito a Microsoft sabe, alguns professores querem comer meu rim porque eu curto bastante o mundo Open Source e tal. Eu quero começar a investir em mim, não apenas esperar pela faculdade. Já estou vendo alguns livros pra comprar (tá certo que os preços vão bem no gogó), tais como o “Java, como programar” e o “Use a cabeça Java”, que parece unanimidade pra quem tá começando. Tenho 500 reais pra começar a investir num curso, tá certo que essa grana serve só como entrada e tal, mas já é um começo. Vou ter que entrar no cheque universitário… ai ai… Em contrapartida, teve uma palestra de um carinha que é Analista .Net e ele nos apresentou aquele programa da Microsoft, as Células Acadêmicas. Ele vem dar as aulas na faixa pra gente, nas férias. Aí que tá o engasgo: eu aproveito as minhas férias pra gastar com Java ou participo desse programa da Microsoft? Eu já programo bem em C e C++. Eu não tenho muitas condições financeiras, mas se eu não entrar de cabeça nisso e não gastar, nunca vou fazer nada. Sei que não vai ser fácil, sei que é bom, mas tenho um pouco de medo sabe, acho que coisa de principiante´: “será que vai valer a pena investir?” “será que vou estagiar?” Alguém aí, me dá uma luz, por favor. Será que estou no caminho certo? Abraço!!!

Pense no que mais te agrada, se é plataforma Micro$oft ou plataformas livres como Java, pelomenos na capital o mercado de Java ta otimo

Olá amigo,

A respeito do tópcio posso dar uma dica:
Você deve encorajar a si mesmo. É ilusão achar que alguem, fazendo alguma coisa, vai mudar o que você realmente faz ou deixa de fazer como vontade de poder.

Se eu estivesse no seu lugar pegaria esse dinheiro e compraria livros sobre java. Mas tem gente que prefere fazer curso.

Cara, tudo depende da tua ambição e do que tu gosta…
Na minha opinião, talves por não conhecer .net, o java tem um futuro muito grande…

Meu amigo, sou iniciante em java, sei pouco coisa ainda.

Mas posso te dar um exemplo e um conselho.

O exemplo: recentemente instalaram uma caldeira gigante numa empresa onde tenho alguns amigos, a pessoa que fez a estrutura cobrou R$ 30.000,00. Ela levou dois dias pra fazer isso, pegou o dinheiro e foi embora. Todos ficaram contentes com o trabalho dele. Esse “pedreiro”, segundo indicações, era um dos melhores do Brasil para fazer esse tipo de serviço.

O conselho: aprenda, seja em .net ou java. Você tem que saber fazer bem alguma coisa. Até fazer estrutura para caldeira dá dinheiro se você é bom no que faz.

Não tem nada a ver com programação, mas me inspirou. Talvez encoraje você!!

O pessoal aqui é rápido mesmo. Primeiramente, muito obrigado. Eu não gosto mesmo da Microsoft. Sei que o Java é difícil e tal, mas como eu gosto de programar, isso não será problema. Eu tô pensando em comprar os livros. Tem alguém aí que começou no mundo Java com os livros? Abraço!

Eu conheci programação no eu curso técnico de informatica (era com ênfase em redes…), e gostei. Fiz 2 semestres de progamação em C, e um em Java, e já aranjei um emprego porque era o melhor aluno da turma.

Meu exemplo ilustra 2 coisas, o mercado está bom (eu moro no interior do RS) e se você for o melhor, vai se dar bem, não importa o que você fizer, nem que demore (talvez o “pedreiro” da caldeira ficou algum tempo carregando material pra outros caras…)

Cara esqueça java… aprenda SAP…
SAP rules…

Valeu mesmo pessoal. Percebo que não estou errado. Alguma sugestão de livros pra eu comprar? Abraço, grato!

Olha guri, eu admiro muito a sua vontade aprender. Sou meio auto-didata, portanto, com certeza, compraria os livros, mas aí vai de vc.

A minha opinião é:

Comece baixando a apostila da Caelum no endereço http://www.caelum.com.br/downloads/apostila/caelum-java-objetos-fj11.pdf.

Baixe também o tutorial de Java no site da Sun http://java.sun.com/docs/books/tutorialNB/download/tutorial.zip.

Siga a apostila e use o tutorial como referência (você pode até seguir umas partes do tutorial, que foi o que eu fiz). A apostila da Caelum é muito boa, e com uma boa referência vc vai longe.

Tente isso e veja se dá pé… Se vc ver que aguenta o tranco de estudar sozinho, mergulhe de cabeça nos livros. Senão, pelo menos vc não gastou nada com isso mesmo… :smiley:

Ah, e só complementando o que nosso amigo Lobo disse, eu diria “Aprender sozinho é como parar de fumar, a pessoa só consegue quando decide por si só e tem força de vontade suficiente.”

Ps: Se vc não gosta da Microsoft, direito seu (eu pessoalmente não morro de amores por ela também), mas vou te dar uma dica: Versatilidade (seja Flex). Aprenda TUDO o que aparecer na tua frente (nem que seja por curiosidade). Foque o seu aprendizado em uma coisa e seja bom, o melhor se conseguir… Mas aprenda .Net, Assembly, C++, Ruby, Shell Script, Cobol, Pearl, sei-lá-mais-o-quê, etc…(Não que deve ser um objetivo de vida, mas se vc tiver uma oportunidade, manda ver!!! pois vc não tem nada a perder… só a ganhar).

Boa sorte com seus estudos, vc já começou pensando certo(o que já é o primeiro passo).

[quote=luistiagos]Cara esqueça java… aprenda SAP…
SAP rules…[/quote]

Fugindo um pouco do tópico. SAP é um excelente nicho de mercado, PORÉM requer altos investimentos. Cursos de SAP são caríssimos (faixa de 8K cada módulo) e raramente alguém arruma emprego se não fizer os cursos. Aí vc pode falar, mas não preciso do curso pra tirar certificação e arrumar emprego. Mas pelo que tenho ouvido de alguns amigos que trabalham com SAP, tirar a certificação é 100 vezes mais difícil que tirar uma certificação java. Um amigo meu também falou que SAP apesar de ter zilhoes de vagas sobrando, é um mercado difícil de se entrar. Porque? Porque ninguém quer pagar de 100 a 150 hora para um carada inexperiente, que fica dando cabeçada pra resolver coisas “simples”. Sempre pegam profissionais SENIOR… A água na maioria das vezes corre pro mar

Voltando ao tópico, cara, Java é muito bom. Pode até ser mais difícil, mas tem uma comunidade muito mais forte que .net. Também existem N soluções para o mesmo problema, os famosos frameworks. Também ACHO, que os salários em java são um pouco maiores que no .net. Seja qual for sua escolha, quando tiver fera em uma, não tem porque não aprender a outra. São excelentes plataformas!!!

Bom, só quero agradecer a todo mundo que veio e postou. Acabei de comprar o Use a Cabeça Java, 2ª edição. Vou estudar por conta, rodando no Linux. Tenho certeza que posso usar o GUJ como fonte principal de consulta. Obrigado a todos.

saber o que vc quer na vida, e pq estudar java, onde vc se ver daqui a 5 anos? Sem objetivo na vida fica complicado de consquistar algumas coisas.
A efeito do vc citou java e .Net bom pense bem antes da escolha, java eh uma plataforma livre .net eh proprietaria, aqui na IBM mesmo vc nao ver e nem ouve nada de linguagens proprietarias, como aqui concerteza outras grandes empresas que estao por tras do java funcionam dessa forma. Nos ultimos tempos o .net teve um crescimento sim, mais nao tao signigicante o qto a projetos grandes que existem com o java que geram bilhoes e bilhoes de $ para as empresas de grande porte por exemplo.

flw!

LPJava , você tem razão. O meu objetivo é trabalhar na IBM de Hortolândia, que é próximo a Itu, cidade onde moro atualmente. Lá, eles tem um pólo de desenvolvimento Linux. Os caras só usam Software Livre. Não sei por qual motivo, mas adoro o mundo Open Source. Tenho que comer muito livro e destrinchar muitos bits ainda, mas ainda chego lá.

isso eh apenas uma parte do jogo, e o ingles como está? hehe! trabalho aqui em hortolandia…

LPJava, meu inglês tá muito bem. Eu já trabalhei com atendimento bilingue na Varig. Quanto a isso, tô sussa. O que você me aconselha a fazer, qual caminho seguir e tal. Eu gostaria muito de trabalhar na IBM. Você curte muito a IBM? Abraço!

hehhe curot sim cara, melhor empresa que ja trabalhei hehe!
o caminho sao dois.

  1. pelo site
    ou
  2. QI = quem indique.

flw!

LPJava, muito obrigado cara. Vou dar uma ralada legal aqui, tentar me aprofundar o máximo possível “and do my time”, rs Não tenho pressa, sei que pode levar alguns meses, mas com muito esforço eu chego lá. O Q.I é o melhor, rsrsrs Muito obrigado mesmo e sucesso pra você campeão. vlw!

hehe o Q.I eh bom sim, pq o processo eh mais rapido, porem nada garante que vc esta la dentro, como muitos acham, aqui a questao do Q.I eh que a pessoa indica vc diretamente para uma vaga de acordo com seu curriculo e diretamente para o gerente do projeto, nao passa pelo RH, se o gerente do projeto gostar ai ele encaminha para o RH da inicio aqueles processo de admissao, que aqui envolve uma media de 4 entrevista em ingles que normalmente por telefone uma delas com os gringos, caso o projeto seja internacional.
Existe uma frase que gosto veja:

flw! qualquer coisa to na area, se nao me encontrar aqui no guj, pode ser pelo meu [urlhttp://camilolopes.wordpress.com]blog[/url]

LPJava, vou te torrar muito o juízo, rsrsrsrssrsrsrsrs
Obrigado pela disposição em ajudar. Eu concordo com o que você disse, o negócio é a competência mesmo. O que adianta indicar o cara, se o cara na hora H falha, correto? Essa frase que você escreveu foi show. Dei uma olhada no seu blog, gostei muito, muito bom mesmo, principalmente quando você fala a respeito do inglês. Hoje em dia é isso aí. Em Sorocaba, por exemplo, tem empresa que tá precisando de cara que fale inglês e não tem. A empresa, que eu não vou falar o nome aqui, alugou um prédio em Sorocaba e tem dois andares vazios, por falta de profissionais bilingues. Muito provavelmente trará alguém de fora mesmo. Mas é isso aí, valeu o Help. Creio que conversaremos mais por lá, no seu Blog. Lá tem muita coisa legal. Obrigado por tudo, mais uma vez. Abraço!