QUero vender meu sistema, mas com ou sem código aberto?

Pessoal, ralei muito pra consegui faze um sistema de videoconferência pro meu tcc e agora estou pensando em como posso ganhar dinheiro com ele.

Dai não sei como posso vender, se vendo o sistema sem o código fonte e junto a implantação do sistema e cobro um valor X ou se vendo ele com o código fonte por valor 2X, entenderam ?!

E como posso evitar que os clientes acabem colocando o sistema para download, ou seja, pirateando o sistema ? Fazendo um contrato ?!

Nunca trabalhei com essa parte de venda de sistemas, dai to bem perdido rsrsrsr :wink:

Podem me dar uma direção, umas dicas e tals ?!

Valeu!

Se você vai vender com código aberto, alguém vai poder pegar, copiar e parar de utilzar seu programa. [=
Só valeria a pena a manutenção. [=

Vamos v oq mais pessoas falam! =D

Existem várias licenças de código aberto, o ideal seria identificar qual delas é mais adequada ao software. Caso nenhuma se adeque, o ideal é optar por uma licença proprietária.
A tua idéia é ganhar dinheiro ou ter visibilidade?
Por que, veja, se você tiver um bom projeto em software livre e um bom inglês, pode tentar concorrer a uma vaga no google, por exemplo.

Se acha que pode gerar interesse pelo povo, cobra mensalidade… fecha ele com contrato e validade mensal e da um jeito de trava o cliente caso nao pague

Ou deixa um free com funcionalidades limitadas e um pago com valor fixo, sem mensalidade e sem manutencao

Ou se soh quer nome, deixa open e seja feliz =). Acredito que essa seja a melhor forma de comecar a ter produtos conhecidos, a ter nomes pra poder divulgar outros futuros projetos

Você pode vender com o código fonte, mas apenas para a empresa que adquirir trabalhar sobre ele. Isso deve constar em contrato e claro, com código fonte o valor deveria ser maior do que apenas um “executavel”.

Conheço algumas empresas que trabalham dessa forma. Vendem o sistema com o código fonte, e a partir dai a equipe da empresa que comprou é que passa a dar manutenção. Mas além do código fonte, você deverá preparar uma boa documentação, para que os compradores entendam seu projeto.

Vender o “executavel” e cobrar por manutenção e atualizações também é uma boa, mas tem que especificar em contrato exatamente o que eles tem direito, quanto custa a sua hora de trabalho, coisas assim.

[quote=drsmachado]Existem várias licenças de código aberto, o ideal seria identificar qual delas é mais adequada ao software. Caso nenhuma se adeque, o ideal é optar por uma licença proprietária.
A tua idéia é ganhar dinheiro ou ter visibilidade?
Por que, veja, se você tiver um bom projeto em software livre e um bom inglês, pode tentar concorrer a uma vaga no google, por exemplo.[/quote]

Muita calma nessa hora …

É impossivel ganhar dinheiro com código aberto ?

Não é possivel ter visibilidade com código fechado ?

Cara se eu foce gerente de TI (coisa que nunca serei pois não tenho as aptidoes ‘politicas’ que o cargo exige :slight_smile: ) de alguma empresa, ao fazer um contrato com uma pequena empresa ou com um unico fornecedor um dos fatores crucias para a um contrato de manutenção ou compra seria justamente o código fonte estar disponivel.

Por quê disto ? Os principais fatores na minha opinião são estes:

Empresas pequenas ficam suscetíveis a todo tipo de coisa, desde um sócio pilantra que limpa o cofre e some, até o programador principal do projeto morre engasgado com um bolovo, se qualquer um destes intempéries se sucederem e o código for fechado, fico com um belo de um cacique-software nas mãos.

Tendo o código fonte não fico na mão de somente um fornecedor.Não ficando sob a ditadura de um unico fornecedor, posso buscar contratos mais vantajosos.

Diminuo ou praticamente extingo a possibilidade de pagar por um software de baixa qualidade. Já que posso ler os fontes (Use a força leia os fontes (Cabelo) :slight_smile: )

Código aberto fornece as condições necessária para um software seguro.

Código aberto é mais socialmente justo diante do software proprietario e por vezes promove o desenvolvimento local/regional. Isso pode ser indiferente no mundo empresarial regido por cifrões e o lucro inconsequente (Viva la revolucion :smiley: ), mas como por exemplo em uma cooperativa (eu trabalho em uma) isso é um caracteristica bastante interessante.

O código aberto diminui as negociatas obscuras. Se valendo de inúmeros fornecedores é mais difícil aquele gerente de TI conseguir explicar por que foi contratada uma empresa que cobra um valor absurdo, sendo que a outra fornece o mesmo serviço por um valor bem mais baixo. Aqui se encaixa órgãos governamentais. (e não me venham com essa balela de licitação e processo transparente que todo mundo sabe quando se trata de politica e dinheiro publico, geralmente contratos são ganhos em lupanares com altas doses de Whisky)

Esse seria o meu ponto de vista sobre o assunto, meio superficial talvez, por isso lhe recomendo que procure se informar bastante antes de criar sua estratégia de negócio.

[quote=Markus Alemao][quote=drsmachado]Existem várias licenças de código aberto, o ideal seria identificar qual delas é mais adequada ao software. Caso nenhuma se adeque, o ideal é optar por uma licença proprietária.
A tua idéia é ganhar dinheiro ou ter visibilidade?
Por que, veja, se você tiver um bom projeto em software livre e um bom inglês, pode tentar concorrer a uma vaga no google, por exemplo.[/quote]

Muita calma nessa hora …

É impossivel ganhar dinheiro com código aberto ?

Não é possivel ter visibilidade com código fechado ?

Cara se eu foce gerente de TI (coisa que nunca serei pois não tenho as aptidoes ‘politicas’ que o cargo exige :slight_smile: ) de alguma empresa, ao fazer um contrato com uma pequena empresa ou com um unico fornecedor um dos fatores crucias para a um contrato de manutenção ou compra seria justamente o código fonte estar disponivel.

Por quê disto ? Os principais fatores na minha opinião são estes:

Empresas pequenas ficam suscetíveis a todo tipo de coisa, desde um sócio pilantra que limpa o cofre e some, até o programador principal do projeto morre engasgado com um bolovo, se qualquer um destes intempéries se sucederem e o código for fechado, fico com um belo de um cacique-software nas mãos.

Tendo o código fonte não fico na mão de somente um fornecedor.Não ficando sob a ditadura de um unico fornecedor, posso buscar contratos mais vantajosos.

Diminuo ou praticamente extingo a possibilidade de pagar por um software de baixa qualidade. Já que posso ler os fontes (Use a força leia os fontes (Cabelo) :slight_smile: )

Código aberto fornece as condições necessária para um software seguro.

Código aberto é mais socialmente justo diante do software proprietario e por vezes promove o desenvolvimento local/regional. Isso pode ser indiferente no mundo empresarial regido por cifrões e o lucro inconsequente (Viva la revolucion :smiley: ), mas como por exemplo em uma cooperativa (eu trabalho em uma) isso é um caracteristica bastante interessante.

O código aberto diminui as negociatas obscuras. Se valendo de inúmeros fornecedores é mais difícil aquele gerente de TI conseguir explicar por que foi contratada uma empresa que cobra um valor absurdo, sendo que a outra fornece o mesmo serviço por um valor bem mais baixo. Aqui se encaixa órgãos governamentais. (e não me venham com essa balela de licitação e processo transparente que todo mundo sabe quando se trata de politica e dinheiro publico, geralmente contratos são ganhos em lupanares com altas doses de Whisky)

Esse seria o meu ponto de vista sobre o assunto, meio superficial talvez, por isso lhe recomendo que procure se informar bastante antes de criar sua estratégia de negócio.

[/quote]
Queria entender quando é que dizer “Azul” significa que eu não gosto das outras cores.
Ser hetero e ter orgulho disso, não quer dizer que eu não ache um beijo lésbico uma coisa maravilhosa.
O que eu quis dizer é que, com um sistema fechado, uma oportunidade como a do google não existe. É uma exigência da empresa.
Por que é que, ao invés de argumentar com suas próprias palavras (veja bem eu disse suas, pronome pessoal do caso oblíquo que corresponde à terceira pessoa: ele/eles e não tuas, que corresponde à segunda pessoa, você ou tu), as pessoas simplesmente pegam e distorcem o que os demais disseram?
Se o sistema for bom, pode ser código fechado, aberto, amarrado o diabo a quatro que será uma vitrine.

Bom, com tudo o que eu li ai pensei em fazer um software com o básico e vender ele com código fonte fechado, pois quem comprar o sistema vai comprar ele para fazer somente o que ele faz, caso alguma empresa queira algo a mais posso implementar as funcionalidades a mais e vender o sistema com o fonte aberto para o cliente, com um valor mais alto, contrato bem bolado e tal!

No caso do contrato pra código aberto, sera que seria legal fazer um contrato para que o cliente não venda o sistema ou o código fonte para outras empresas, tipo, eles compram e fica somente para eles, não podendo revender ?

[quote=chamuska]Pessoal, ralei muito pra consegui faze um sistema de videoconferência pro meu tcc e agora estou pensando em como posso ganhar dinheiro com ele.

Dai não sei como posso vender, se vendo o sistema sem o código fonte e junto a implantação do sistema e cobro um valor X ou se vendo ele com o código fonte por valor 2X, entenderam ?!

E como posso evitar que os clientes acabem colocando o sistema para download, ou seja, pirateando o sistema ? Fazendo um contrato ?!

Nunca trabalhei com essa parte de venda de sistemas, dai to bem perdido rsrsrsr :wink:

Podem me dar uma direção, umas dicas e tals ?!

Valeu![/quote]

Como já foi dito, o fonte é sinónimo de segurança - menos risco.
Contudo o codigo ser aberto não significa que o software ou o codigo são grátis.

Software não se vende, se licencia. Vc não vai vender software, você vai licenciar o uso.
A questão é : quanto o usuário pagará pela licença.

Depois o código também não se vende - se licencia.
A questão é : quanto o usuário pagará pela licença.

A licença GNU GPL , por exemplo, implica em disponibilizar o software ( o binário compilado) e o código em um pacote só e tudo grátis.
Mas isso é um extremo.

Antes de tudo vc tem que entende quais os direitos que vc tem sobre o código e de quais quer abdicar. Por exemplo, vc pode ter uma licença que permite que o código seja visto, inspecionado mas que não pode ser alterado nem derivado e essa licença é free. O código do java era assim antigamente. Mas se o cara quer mexer, ai entramos em outra licença que é paga.

Isto significa que o cliente ainda tem acesso ao código e o risco de “vc deixar de existir” está mitigado, mas o seu risco do cara sair criando clones também está.

Pense em termos de licenciar e não em termos de “vender”. São as licenças que são vendidas, não o software ou o código em si.

Uma outra opção é disponibilizar como SaaS. Neste caso o software é vendido como um serviço ( hora de uso, por exemplo) e fica instalado em máquinas que vc controla. Ou seja, vc não precisa distribuir o software, e por consequência não precisa distribuir o código. Ao transformar o software em um serviço, o cliente paga o serviço e não estão nem ai para como o serviço funciona. Alguém se importa como o Skype funciona ? A maioria dos usuários não. Simplesmente o usam. Embora o algoritmo usado é muito avançado e seria muito interessante saber qual é. Veja que o que vc instala é um cliente do skype, mas o skype em si é uma rede de SaaS. O cliente é um commodity, ou seja, algo que vc oferece grátis para que as pessoas consumam seu serviço.

[quote=chamuska]Bom, com tudo o que eu li ai pensei em fazer um software com o básico e vender ele com código fonte fechado, pois quem comprar o sistema vai comprar ele para fazer somente o que ele faz, caso alguma empresa queira algo a mais posso implementar as funcionalidades a mais e vender o sistema com o fonte aberto para o cliente, com um valor mais alto, contrato bem bolado e tal!

No caso do contrato pra código aberto, sera que seria legal fazer um contrato para que o cliente não venda o sistema ou o código fonte para outras empresas, tipo, eles compram e fica somente para eles, não podendo revender ?[/quote]

Sim. Basta que coloque isso na licença. esse “contrato” que vc fala não é um contrato comercial do tipo que vc faria com um eletricista ou um encanador. O que vc vende é a licença. Pense como um advogado, não com um vendedor. É a licença que tem que ser bem escrita, cobrindo todos os angulos e não um “contrato de manutença” . Isso não existe. Contrato de manutenção não é contrato de uso.

Quanto mais aberta é a licença , em tese mais vc pode cobrar.

Só olhar R$ 0.00
Mexer R$ 1 milhão
Distribuir R$ 4 milhões
Derivar (chamar de outro nome) R$ 40 milhões

Open Source não é “Free Source”. Tenha isso em mente.

O JBoss tem duas licenças Comunitária e profissional. O código é o mesmo, mas só a segunda só direito a suporte por parte da Red Hat. Entenda que para o cliente usar um software é um investimento e por consequência um risco. Ele sempre quer diminuir custos e diminuir riscos. É por isso que ele paga. A edição comunitária serve para a Red Hat ter penetração no mercado ( o comodity que falei antes) a outra é para fazer dinheiro. Mas veja que sem o commodity e penetração ninguem iria pagar pelo profissional porque simplesmente não conheceriam o produto.

Legal sergiotaborda, agora deu pra entende :slight_smile:
Eu vi esses dias o livro ‘Vendendo Software’ da Aisa Pereira, sera que é bom ?? Vale a pena compra, alguém já leu ?

Uma vez, um amigo patenteou o sistema dele, isso ajuda também ou pode dar problema no caso de eu passar o código fonte para o cliente ?

Obrigado!

licença do photoshop custa, me parece, q cerca de R$ 1.800,00. (sem source)

qto seria com source?
mais de R$ 1.800,00 * 10^4, creio.

mas será q alguma empresa de design pagaria isso, pra ter … o fonte?

e olha q o PS não possibilita ver suas entranhas dessa forma: http://java.decompiler.free.fr/sites/default/screenshots/screenshot1.png
mais detalhes em http://java.decompiler.free.fr/?q=jdgui

o q o Markus Alemao faria sentido se o “agregado” fonte for apenas uns 50% do valor da licença. Será?

o q o Markus Alemao disse, faz sentido se o “agregado” fonte for apenas uns 50% do valor da licença. Será?

E em relação ao valor que devo cobrar, quanto devo cobrar em porcentagem ?
Tipo, o projeto teve um custo de 50.000,00 e imaginando que vendendo ele com o código fonte e configuração do ambiente pro funcionamento na empresa do cliente e mais algumas customizações do sistema eu cobre 10.000,00 e sem o fonte eu cobre 5.000,00, ou seja, com fonte eu cobre 20% do valor do projeto e só o sistema instalado no cliente eu cobre 10%.

É ± assim que devo pensa pra recupera o valor do projeto e depois de recuperar o valor eu lucrar com as demais vendas ?
Como vocês fazem pra calcula o preço de venda do sistema ?

Obrigado!