Query estilo Rails com iBatis for Java

Olá a todos do forum boa tarde.

Estou em um projeto que usa o iBatis como ORM e uma coisa que me deixa fulo com ele é ter de ficar criando SQL por SQL para cada método ou função que vou usar. Ai pensei em deixar os métodos meio que no estilo rails (passando uns map).

Ai entra uma coisa que não sei se é possível (pelo menos nãoa chei nada na documentação). Fazer uma query parecida com isso.

select 
    #coluna0#, #coluna1#, #coluna2#
from
    #tabela#
where
    #chave1# = #valor1# 

Grato.

se vc fizer isso toda vez que precisar de algo no banco vai ter que passar sql pro ibatis fazer outro sql… portanto mais dor de cabeça. Isso sem contar que botar pedaços de sql no codigo fica complicado de saber para o que serve cada coisa depois. definir em xml pode ser ruim, mas tentar transforma o ibatis em hibernate é pior ainda.
mas se ainda sim quiser tentar, da pra fazer isso com a estruturas dinamicas do ibatis, por exemplo:

select <iterate property="colunas" conjunction=","> #coluna# </iterate> from #tabela#

conhece o ibator? ibator:http://ibatis.apache.org/ibator.html
tambem pode fazer muita coisa legal com velocity, tem 2 tutoriais sobre ele aqui no guj mesmo.

Opa bobmoe, valeu pela resposta!

Mas to lendo a documentação aqui do iBatis e vi algo interessante, mas estou testando ainda, se funcionar vou postar a resposta aqui, mas memso assim obrigado pela dica.