Questão de Lógica: Informações suspeitas

Bom, essa eu achei na net, cheguei a uma conclusão, mas infelizmente não tenho certeza já que não encontrei a solução.
Alguém conhece? :smiley:

1. Vou lhe dizer 5 verdades;

2. A frase anterior é mentira;

3. A frase anterior é mentira;

4. A frase anterior é mentira;

5. A frase anterior é mentira;

Quantas verdades eu disse?

Eu responderia assim:

linha 1 (true)
linha 2 !(true)
linha 3 !(!(true))
linha 4 !(!(!(true)))
linha 5 !(!(!(!(true))))

Disse uma verdade que é a linha 1.
Seria isso?

Mas se fizer de baixo pra cima… dá nenhuma verdade.

Se só a linha 1 é verdade então ela própria se invalida, devido a sua afirmação “Vou lhe dizer 5 verdades”. Concorda?

Mas se for assim, cadê a 5a verdade? Após a linha 1 só tem “4 verdades”?

1. Vou lhe dizer 5 verdades; -> Logo após este, ele só falou 4 “verdades”. Então… essa já era
  2. A frase anterior é mentira; -> Perfeito! é realmente mentira.
  3. A frase anterior é mentira; -> Como a anterior é verdadeira, essa já era
  4. A frase anterior é mentira; -> Perfeito! é realmente mentira
  5. A frase anterior é mentira; -> Como a anterior é verdadeira, essa já era.

Então, temos 2 verdades. Item 2 e 4

Mas a primeira linha também é uma das 5 afirmações.

iiii

Eu cheguei a uma conclusão parecida com a do Matheus:

1ª. Pode ser mentira ou não, não dá pra dizer ainda.
[list]1. V ou F[/list]

2ª. Se for verdade, a primeira é mentira, mas se for mentira, a primeira é verdadeira, mas a primeira não pode ser verdadeira, já que ela diz que tem 5 verdades, e no caso seriam menos de 5 verdades. Logo, a sequencia até aí seria:
[list]1. F[/list]
[list]2. V[/list]

3ª. Se for verdade, a 2ª é mentira, e a 1ª é verdade, o que não é possível mediante explicação anterior. Logo:
[list]1. F[/list]
[list]2. V[/list]
[list]3. F[/list]

4ª. Verdade já que a 3ª é mentira.
[list]1. F[/list]
[list]2. V[/list]
[list]3. F[/list]
[list]4. V[/list]

5ª. Mentira, já que a 4ª é verdade.
[list]1. F[/list]
[list]2. V[/list]
[list]3. F[/list]
[list]4. V[/list]
[list]5. F[/list]

Assim como o Matheus, as verdadeiras pra mim foram a 2 e 4.

Pra mim é:

1. MENTIRA
  2. VERDADE
  3. MENTIRA
  4. VERDADE
  5. MENTIRA

Faz sentido, mas não sei se é a resposta correta!

so quero verkkk

[quote=lavh]Pra mim é:

1. MENTIRA
  2. VERDADE
  3. MENTIRA
  4. VERDADE
  5. MENTIRA

Faz sentido, mas não sei se é a resposta correta![/quote]

Eu voto nessa solução. Pensem comigo: a 2 afirmação contradiz a primeira. Assumamos que 1 é verdadeira, então 2 é falsa. Mas isso é uma absurdo, pois se 1 é verdadeira 2 também deveria ser verdadeira. Daí podemos afirmar tranqüilamente que 1 é falsa, a partir da qual podemos inferir as outras quatro, chegando ao resultado acima.

Acho que é isso mesmo :smiley:
Acho que é a solução que mais faz sentido…

[quote=felipempantoja]Acho que é isso mesmo :smiley:
Acho que é a solução que mais faz sentido…[/quote]

Concordo !!!

Também acho que é a resposta que faz mais sentido.

Isso é lógica. Não tem que fazer mais sentido ou menos sentido. É simplesmente verdadeiro ou falso. Existe algo em lógica chamado “lei do terceiro excluído”.

Se fechou, é verdadeiro, e é a solução. Essa é a parte legal da coisa, não precisa se preocupar em “conferir” a solução, ela se auto-confere.

[quote=Bani]Isso é lógica. Não tem que fazer mais sentido ou menos sentido. É simplesmente verdadeiro ou falso. Existe algo em lógica chamado “lei do terceiro excluído”.

Se fechou, é verdadeiro, e é a solução. Essa é a parte legal da coisa, não precisa se preocupar em “conferir” a solução, ela se auto-confere.[/quote]

Bani,

Concordo que lógica é lógica, ciência exata, onde ou é ou não é… a questão de fazer ou não sentido é que estamos tentando chegar em uma solução para a resposta… ;-)…

A lei do terceiro excluído é aquela sobre negar a negativa ? Tipo, eu não não fui ontem lá… quer dizer que fui… é isso ???

Sim, mas o Matheus já chegou na resposta há muito tempo. Os Vs e Fs que ele colocou fecharam perfeitamente. Então não tem que “concordar” ou “discordar” da resposta dele.

Quer dizer, se o problema for mal feito é possível que exista outra resposta também verdadeira, mas isso não invalida o fato da resposta dele estar obviamente certa.

A lei do terceiro excluído é a que fala que uma sentença é verdadeira ou falsa. Em outras palavras, ou ela é verdadeira ou a negação dela é verdadeira, e não tem uma terceira possibilidade. Assim, se em uma dedução lógica você está precisando de alguma coisa que você não tem ainda, você pode jogar a qualquer momento um “p ou não-p” e continuar a partir daí.

Como a segunda é negação da primeira, uma delas é verdadeira e a outra é falsa.

Como para a primeira ser verdadeira a segunda tem que ser falsa, ela só pode ser falsa.

Se a primeira é falsa, a segunda e a quarta são verdadeiras.

pois é, eu perdi um tempinho pensando :frowning:

1. MENTIRA
  2. VERDADE
  3. MENTIRA
  4. VERDADE
  5. MENTIRA

Faz sentido, porém se a primeira fosse verdade ele deveria dizer 5 verdades, no entanto ele disse apenas 2 o que configura que a primeira de fato é mentira

seria a base para todas serem mentira.