Eu cheguei a uma conclusão parecida com a do Matheus:
1ª. Pode ser mentira ou não, não dá pra dizer ainda.
[list]1. V ou F[/list]
2ª. Se for verdade, a primeira é mentira, mas se for mentira, a primeira é verdadeira, mas a primeira não pode ser verdadeira, já que ela diz que tem 5 verdades, e no caso seriam menos de 5 verdades. Logo, a sequencia até aí seria:
[list]1. F[/list]
[list]2. V[/list]
3ª. Se for verdade, a 2ª é mentira, e a 1ª é verdade, o que não é possível mediante explicação anterior. Logo:
[list]1. F[/list]
[list]2. V[/list]
[list]3. F[/list]
4ª. Verdade já que a 3ª é mentira.
[list]1. F[/list]
[list]2. V[/list]
[list]3. F[/list]
[list]4. V[/list]
5ª. Mentira, já que a 4ª é verdade.
[list]1. F[/list]
[list]2. V[/list]
[list]3. F[/list]
[list]4. V[/list]
[list]5. F[/list]
Assim como o Matheus, as verdadeiras pra mim foram a 2 e 4.
Faz sentido, mas não sei se é a resposta correta![/quote]
Eu voto nessa solução. Pensem comigo: a 2 afirmação contradiz a primeira. Assumamos que 1 é verdadeira, então 2 é falsa. Mas isso é uma absurdo, pois se 1 é verdadeira 2 também deveria ser verdadeira. Daí podemos afirmar tranqüilamente que 1 é falsa, a partir da qual podemos inferir as outras quatro, chegando ao resultado acima.
Isso é lógica. Não tem que fazer mais sentido ou menos sentido. É simplesmente verdadeiro ou falso. Existe algo em lógica chamado “lei do terceiro excluído”.
Se fechou, é verdadeiro, e é a solução. Essa é a parte legal da coisa, não precisa se preocupar em “conferir” a solução, ela se auto-confere.
[quote=Bani]Isso é lógica. Não tem que fazer mais sentido ou menos sentido. É simplesmente verdadeiro ou falso. Existe algo em lógica chamado “lei do terceiro excluído”.
Se fechou, é verdadeiro, e é a solução. Essa é a parte legal da coisa, não precisa se preocupar em “conferir” a solução, ela se auto-confere.[/quote]
Bani,
Concordo que lógica é lógica, ciência exata, onde ou é ou não é… a questão de fazer ou não sentido é que estamos tentando chegar em uma solução para a resposta… ;-)…
A lei do terceiro excluído é aquela sobre negar a negativa ? Tipo, eu não não fui ontem lá… quer dizer que fui… é isso ???
Sim, mas o Matheus já chegou na resposta há muito tempo. Os Vs e Fs que ele colocou fecharam perfeitamente. Então não tem que “concordar” ou “discordar” da resposta dele.
Quer dizer, se o problema for mal feito é possível que exista outra resposta também verdadeira, mas isso não invalida o fato da resposta dele estar obviamente certa.
A lei do terceiro excluído é a que fala que uma sentença é verdadeira ou falsa. Em outras palavras, ou ela é verdadeira ou a negação dela é verdadeira, e não tem uma terceira possibilidade. Assim, se em uma dedução lógica você está precisando de alguma coisa que você não tem ainda, você pode jogar a qualquer momento um “p ou não-p” e continuar a partir daí.
Faz sentido, porém se a primeira fosse verdade ele deveria dizer 5 verdades, no entanto ele disse apenas 2 o que configura que a primeira de fato é mentira