Questão sobre referencia de objeto

galera, estou estudando e fiquei em duvida na seguinte questao de um simulado:

class GFC301 {
  private String name;
  public GFC301(String name) {this.name = name;}
  public void setName(String name) {this.name = name;}
  public String getName() {return name;}
  public static void m1(GFC301 r1, GFC301 r2) {
    r1.setName("Bird");
    r2 = r1;
  }
  public static void main (String[] args) {
    GFC301 pet1 = new GFC301("Dog");
    GFC301 pet2 = new GFC301("Cat");
    m1(pet1,pet2);
    System.out.println(pet1.getName() + "," + pet2.getName());
  }
}

A resposta é: Bird, Cat

Porque o objeto pet2 não foi alterado ???

valeu

Java não usa passagem de argumento pro referência, mas sim por valor.
No método m1 vc trocou a referência da variável local ao método e isso não se reflete pra fora.

Isso me lembrou uma discussao que tivemos no servico ha quase 1 ano atras, o experiente desenvolvedor Senior disse pra nos:

Claro que foi simplesmente engracado quando mostramos pra ele que era o contrario e ele todo brabo disse que nao ia comer, e olha que eu jah estava comecando a imprimir ao menos o codigo de uma classe (tah certo, com 3.000 linhas, mas uma classe soh) como entrada… hehe

[quote=danieldestro]Java não usa passagem de argumento pro referência, mas sim por valor.
No método m1 vc trocou a referência da variável local ao método e isso não se reflete pra fora.[/quote]

Mas no caso, r1 reflitiu para fora…
r2 não refletiu…

Quanto “r2 = r1” é executado, r2 não recebe o valor, mas sim a referência de r1
ou seja, r1 e r2 estão apontando para o mesmo objeto em memória, tanto que se alterarmos o método para:

public static void m1(TesteReferenciaObjetos r1, TesteReferenciaObjetos r2) {
     r1.setName("Bird");
     r2 = r1;
     r2.setName("teste");
   }

r1 e r2 terao “teste” como nome, dentro deste método e r1 fora.