[color=green]Bom dia pessoal, estou começando a programar em java e por isso estou ainda com programas bem simples, contudo um destes ainda não acertei em fazer, que seria: elaborar um programa que inserindo um número, fatore esse número assim como um mmc (contudo apenas de um número).
Exemplos: 15 = 3,5;
48 = 2,2,2,2,3;
E outros…
Eu sei que por parecer muito simples alguns nem deêm importância, mas não custa nada contribuir, obrigado![/color]
Isso é um problema com algoritmo, não um problema com a linguagem Java não é mesmo?
O que você já fez? Pode postar?
Isso ai se chama decomposição em fatores primos.
MMC é o mínimo múltiplo comum entre dois ou mais números, ou seja, o menor número que divide dois ou mais números simultaneamente e que o resto da divisão inteira é zero.
[]´s
Realmente vc está correto, isto é mais um problema com o algoritimo, o que eu fiz até agora foi apenas fazer com que o programa imprimisse os divisores do número, como está no código abaixo:
import java.util.Scanner;
public class questao{
public static void main(String[] args){
Scanner scn = new Scanner(System.in);
int num = scn.nextInt();
int i;
while(num>1){
for (i=2; i<=num; i++){
if (num%i==0)
System.out.println(i);
}
num = num/i;
}
}
}
Ja tentei vários meios para resolver o problema por completo, mas apaguei e por isso não estou enviando neste algoritmo. Eu estava pensando em selecionar apenas um único i que no caso o menor de todos e seleciona-lo para ser impresso na tela e usado para dividir o número, estava trabalhando em cima disso, e pergunto seria uma solução?, se for é realmente isso que eu estou buscando, pois pode me ser útil também em outros casos. Aguardo resposta, obrigado!
MMC ou MDC?
Se for o MDC, você pode tentar ver o algoritmo de Euclides.
Para fazer a fatoração de um número, ache os primos <= raiz quadrada desse número, e então, para cada primo dessa lista, veja quantas vezes cada um dos primos consegue dividir esse número.