Olá Pessoal sou novo por aqui. Queria ver se alguem poderia me ajudar nestas questões?
Conceitos de Programação orientada a objetos
Crie uma classe Java para representar uma lâmpada. A lâmpada pode ser ligada e desligada.
Implemente um método main() no qual você vai: criar um objeto do tipo lâmpada, ligar a
lâmpada, imprimir na tela o estado atual da lâmpada, desligar a lâmpada, e imprimir novamente
o seu estado.
Imagine um carro como um objeto do mundo real que possui estado e comportamento descritos
abaixo:
Estados ? velocidade e marcha.
Comportamentos ? mudar velocidade e trocar marcha.
Defina uma classe Java para representar o objeto carro. Crie atributos para representar seu estado
interno e métodos para alterar o seu estado.
Crie duas classes de carro (ex: CarroPopular, CarroLuxo) que estendam a classe Carro criada na
questão anterior.
Defina uma interface (ex: IVeiculo) contendo o comportamento comum a todos os veiculos.
Faça sua classe Carro original implementar esta interface.
tow apanhando em java, quem poder me ajudar fico grato! vlw!
Melhor que poste o código. Ai avaliaremos se está correto ou não.
Vou dar uma colher-de-cha na primeira questão:
[code]public class Lampada {
private boolean estado; //ligado ou não
public Lampada(){
//a lampada comeca desligada
this.estado = false;
}
//metodo que seta o estado da lampada
public void setEstado(boolean estado){
this.estado = estado;
}
//metodo que retorna o estado atual da lampada
public boolean getEstado(){
return this.estado;
}
}[/code]
[code]public class Main {
public static void main(String[] args){
//cria o objeto lampada
Lampada minhaLampada = new Lampada();
//ligar a lampada
minhaLampada.setEstado(true);
System.out.println("A lampada esta ligada.");
//desliga a lampada
minhaLampada.setEstado(false);
System.out.println("A lampada esta desligada.");
}
valew! o meu problema esta no algoritmo, pois não estou conseguindo associar… o meu professor falou que estou puxando mais para c do que para java. vou tentar fazer aqui, pra depois trocar ideias aqui com vcs
public class Carro {
private double velocidade;
private int marcha;
}
Acima eu criei minha classe Carro, e pensei como velocida em carros variar entre 80, 100, 110. 120,… double e a marcha como um inteiro no caso 1º marcha e etc.
dai eu travei! rsrs
Eu queria que se possivel não me desse a resposta, mais sim como pensaria para resolver esse algoritmo e quais as melhores opçoes em java. e o que posso estudar para melhorar o meu raciocinio referente a java.
void imprime(){
if(podeUsar()){
this.impressao = true;
System.out.println(“Imprimindo…”);
finalizaImpressao();
}else{
System.err.println(“Não pode imprimir, impressora ocupada”);
}
}
//fazer similar para as outras funções
void finalizaImpressao(){
this.impressao = false;
}
//fazer finalizadores, de forma similar
}[/code]
[quote=roberto.cajueiro]Estava olhando o cód da lampada, vc pensou em suas formas para criar o algoritmo.
O 1º cód. vc utlizou boolean.
O 2º cód. vc criou o objeto lampada “Lampada minhaLampada = new Lampada();” com o new.
vc pensou em duas maneiras para criar o cod em java. eu estou estudando muito, mais não tow conseguindo pensar nas possibilidades de criar o código[/quote]
Roberto,
Na verdade isso não é “duas maneiras para criar o código”. Isto que está vendo é orientação a objetos. Ou seja, uma Lampada é um objeto, por isso o “new” para cria-lo. Vc tem que saber separar o conceito de Classe e o conceito de Objeto. São coisas diferentes. A classe é o molde. O objeto é o molde “materializado”. Quando dei o “new” na Classe Main.java, eu usei a materialização da Lampada(que agora é um objeto) para controlar o seu estado.
Deu para entender?
Que material esta lendo? Está estudando por livro? Que livro?