RAD para JAVA?

Uso Delphi, C++ e Clarion. Todas estas linguagens IDEs úteis e tem também RADs poderosos que aumentam a produtividade, evitando que se tenha que codificar no braço o trabalho sujo (janelinhas, interface com usuário, relatórios, controle de erros, etc).

Estou interessado em passar para JAVA (porquê é interplataforma e independente da Micro$oft, Borland e Top$peed).

Por isto estou avaliando JAVA.
Até agora vi apenas alguns IDEs (particularmente o Eclipse).
Mas não vi em nenhum lugar uma ferramenta RAD que me dê a produtividade do Delphi e do Clarion.

Com certeza deve haver alguma(s). Agradeço se alguém puder me indicar o caminho…

Se você está começando com o Java lhe recomendo começar a “programar no braço”, com um editor de texto qualquer e o JDK da Sun compilando e executando tudo pela linha de comando, pois você só vai tirar o máximo de uma ferramenta de produtividade através desses conceitos iniciais, posteriormente você pode utilizar uma das seguintes ferramentas (lembre-se que se você aprender legal Java “no braço” você ficará independente de ferramenta, é o ideal pois cada empresa possui ferramentas diferentes de desenvolvimento) :

São os que eu conheço

Sun ONE Studio 4 Update 1 (o que eu utilizo atualmente), tem as versões Community Edition (gratuita, mas excelente) e Enterprise Edition (paga) http://wwws.sun.com/software/sundev/jde/buy/index.html

Borland JBuilder 8 (http://www.borland.com/jbuilder/index.html)

Oracle JDeveloper 9i (http://technet.oracle.com/products/jdev/content.html)

Eclispe (www.eclipse.org) Ainda estou brincando com ele, você pode fazer o download de plugins para desenvolvimento interfaces gráficas se eu não me engano.

IBM WebSphere (www.ibm.com) Esse eu nunca utilizei, mas os foristas daqui falam muito bem dele.

NetBeans (www.netbeans.org) É igual ao Sun ONE Studio

Obrigado!

Olá,

http://ww.egen.com.br
Ferramenta RAD para desenvolvimento Web com struts

escuto cada besteira nesse forum … fazer “no braço” … isso é completamente inviável … e … portar aplicaçoes de Delphi para Java … insano

hahaha concordo.

Por que insano?

…eu também gostaria de saber porque a migração de Delphi para Java é insano?
O Java não dá conta?

Não sou pastor, mas vou deixar meu testemunho pessoal que espero sirva de estímulo…mesmo porque não tenho a menor pretensão em ensinar nada a ninguém.
Há cerca de 15 anos fui contratado por uma empresa para transformar uma verdadeira colcha de retalhos (Cobol, Clipper, C, Turbo Pascal…acessando bancos Access , dbf e até .txt) em algo mais uniforme. Na época a opção foi ObjectPascal (Delphi). Foram 5 anos de desenvolvimento e conseguimos integrar (ufa)… Mas adivinhem, a mesma empresa, 10 anos passados me contatou novamente para modernizar o parque de softwares e, adivinhem, a linguagem escolhida foi Java.
E cá estou eu, um quarentão que já tinha pendurado as chuteiras das linhas de código, voltando pra escola pra aprender Java.
É bem verdade, como li aqui em diversas discussões, nós delpheros sofremos muito na transição, porque nos habituamos ou viciamos nos clique e arrasta da IDE Delphi e a curva de aprendizagem Java é íngreme.

Espero estar tomando a decisão certa ao escolher Java, se bem que minha parca experiência me permite dizer que não existe uma escolha definitiva e aquele que a procura só se frustrará ao perceber que talvez precise além do Java, um C# para o Windows Phone que o presidente da empresa tem, ou um Object-c para o Iphone do Financeiro. A sobrevivência do programador está na sua flexibilidade.

Boa tarde a todos.

Sinceramente não entendi o que voce quiz dizer. Na verdade acho que voce só conhece a diferença entre programar com um ferramenta RAD e escrever códigos é na rapidez com que voce desenvolve as suas aplicações.

É bem verdade que as IDEs gráficas do click e arraste nos facilitam muito na hora de construir nossas aplicações, entretanto, quando voce lida com os chamados componentes de terceiros, e estes dão problemas de compatibilidade de versão ou até mesmo quando há erro no código, ai é que o coisa pega, se voce não sabe ou domina a sintaxe da linguagem que voce está operando.

Falo por experiência, pois também sou programador Delphi e sofri muito com as instalações de componentes aperfeiçoados nominados “Projeto JEDI”, se não entendesse quase da maioria do código Object Pascal que o Delphi usa, estaria frito, minhas aplicações em Delphi não teriam saído do papel e não faturaria uma grana.

O Delphi é um excelente ferramenta, porém ele sofreu muitas inclusões de componentes de terceiros logo assim que a Borland resolveu vender seus direitos autorais, a variás subsidiárias e empresas. Razão pela qual resolvi migrar pro Java. Hoje em dia nem sei como o Delphi está.

Além dessa razão, outras razões que me levaram a migrar pro Java.

1º) Portabilidade:
O Java na hora de compilar, só faz compilação e não linkedição de bibliotecas do sistema operacional que voce está tabalhando, isto facilita a portabilidade para vários sistemas operacionais.

2º) Sintaxe prolixa da linguagem C parecida.
No Object Pascal, primeiro voce tem que declarar as classes em uma unidade, numa sessão chamada Interface, para depois voce implementar a classe na sessão implementation, no java voce implementa a classe e tão logo abre o bloco com chaves, já vai logo implementando, inclusive os métodos.

3º) Código aberto.
Com o código aberto do java, voce entende a linguagem como um todo, inclusive de como voce pode construir seus próprios componentes, de criar classes próprias e interfaces até para Web, até hoje nunca consequi criar uma interface Web no Delphi, na Java já vi que isto é possível.

Além disso, se voce prefere trabalhar com RAD, o NetBeans tem uma IDE gráfica de click e arraste. Já no Eclipse, se não falhe a memória, voce tem que instalar um Plugin e pronto, voce tem um IDE gráfica também no Eclipse.

Voce quer mais algum motivo para migrar do Delphi pro Java :?: :?: :?:

A propósito: Albert Einstein também já foi chamado de “INSANO”.

maior problema da RAD. você COM CERTEZA vai esquecer programação orientada a objetos e vai focar em programação orientada a eventos.
vai por mim, se quer programar em java de forma eficiente, crie tudo no braço, se for quesito usar drag n’ drop, use o depois de tudo feito, apenas para criar as telas.

outra coisa, Delphi é uma coisa e java é outra. escolha sua linguagem e pare de ficar com inveja do que as outras oferecem.

e mais um pequeno detalhe… trabalhe muito com sua rad… no dia que um projeto que você fez em uma rad não for compatível com alguma IDE você vai ouvir diversas “declarações no braço” do seu gerente de TI.

aqui um amigo utiliza o netbeans… eles tem o costume as vezes de folgar uma vez na semana e trabalhar em casa. ai o cabeção fez no netbeans e levou pra empresa… o Intellig não estava rodando o projeto nem a reza braba ¬¬