Boa tarde a todos.
Sinceramente não entendi o que voce quiz dizer. Na verdade acho que voce só conhece a diferença entre programar com um ferramenta RAD e escrever códigos é na rapidez com que voce desenvolve as suas aplicações.
É bem verdade que as IDEs gráficas do click e arraste nos facilitam muito na hora de construir nossas aplicações, entretanto, quando voce lida com os chamados componentes de terceiros, e estes dão problemas de compatibilidade de versão ou até mesmo quando há erro no código, ai é que o coisa pega, se voce não sabe ou domina a sintaxe da linguagem que voce está operando.
Falo por experiência, pois também sou programador Delphi e sofri muito com as instalações de componentes aperfeiçoados nominados “Projeto JEDI”, se não entendesse quase da maioria do código Object Pascal que o Delphi usa, estaria frito, minhas aplicações em Delphi não teriam saído do papel e não faturaria uma grana.
O Delphi é um excelente ferramenta, porém ele sofreu muitas inclusões de componentes de terceiros logo assim que a Borland resolveu vender seus direitos autorais, a variás subsidiárias e empresas. Razão pela qual resolvi migrar pro Java. Hoje em dia nem sei como o Delphi está.
Além dessa razão, outras razões que me levaram a migrar pro Java.
1º) Portabilidade:
O Java na hora de compilar, só faz compilação e não linkedição de bibliotecas do sistema operacional que voce está tabalhando, isto facilita a portabilidade para vários sistemas operacionais.
2º) Sintaxe prolixa da linguagem C parecida.
No Object Pascal, primeiro voce tem que declarar as classes em uma unidade, numa sessão chamada Interface, para depois voce implementar a classe na sessão implementation, no java voce implementa a classe e tão logo abre o bloco com chaves, já vai logo implementando, inclusive os métodos.
3º) Código aberto.
Com o código aberto do java, voce entende a linguagem como um todo, inclusive de como voce pode construir seus próprios componentes, de criar classes próprias e interfaces até para Web, até hoje nunca consequi criar uma interface Web no Delphi, na Java já vi que isto é possível.
Além disso, se voce prefere trabalhar com RAD, o NetBeans tem uma IDE gráfica de click e arraste. Já no Eclipse, se não falhe a memória, voce tem que instalar um Plugin e pronto, voce tem um IDE gráfica também no Eclipse.
Voce quer mais algum motivo para migrar do Delphi pro Java :?: :?: :?:
A propósito: Albert Einstein também já foi chamado de “INSANO”.